domingo, 20 de maio de 2012

Como planejar uma viagem ao Sudeste Asiático


1. Quanto tempo você tem?
Acho 15 dias o mínimo de tempo necessário para uma viagem ao Sudeste Asiático. Menos do que isto acaba sendo muito cansativo por conta do tempo de deslocamento e do fuso horário.

2. Em que época do ano você pode viajar?
A resposta a esta pergunta é essencial para definir o seu roteiro de viagem por conta das monções. Consulte o guia Lonely Planet e a BBC Weather para mais informações.

3. Que países você gostaria de visitar?
Para definir os países a serem incluídos na viagem, leve em consideração o tempo que você tem disponível e a época do ano que vai viajar (já mencionados acima). É importante definir que região de cada país se pretende visitar, já que o clima varia entre elas. Por exemplo, de maneira geral a melhor época para visitar a Tailândia é entre novembro e fevereiro, porém, se o seu objetivo é visitar Chiang Mai (norte do país) os meses de junho e julho podem ser boas alternativas. Consulte a seção “when to go & weather” referente a cada país do guia Lonely Planet para mais detalhes.
Dica: Ásia não combina com pressa!

4. Providenciou os vistos?
O melhor é consultar a embaixada/consulado dos países que se pretende visitar para saber se o visto é necessário. Dê uma olhada neste post aqui (de março/2011) do Viagem Afora que tem muitas informações sobre os vistos necessários para os países do Sudeste Asiático.

5. Você vai voar via Europa, África ou Oriente Médio?
Voei parando na África do Sul e dormi uma noite em Johannesburg. Esta pausa foi essencial para o meu organismo se adaptar ao fuso horário. Como falei aqui, gostei da viagem. A decisão de voar via África do Sul também me poupou de enfrentar um possível fechamento de aeroporto por conta da neve na Europa (viajei em fevereiro).
Uma opção que eu consideraria é viajar com a Qatar (via Doha) ou Emirates ( via Dubai) As tarifas de ambas as empresas costumam ser um pouco mais caras do que as demais, mas o serviço é excelente!
Como o Rodrigo Purish bem lembrou em um post, não deixe de verificar se a passagem que você comprou permite acúmulo de milhas!
Ah! E se Cingapura estiver na sua lista de países, procure começar sua viagem por lá. Explico o motivo neste post aqui.

6. Já tomou as vacinas necessárias?
A Carla Portilho foi quem me deu a dica e, antes de viajar, tive uma consulta com o pessoal do CIVES. Dê uma lida no post da Carla lá no Idas&Vindas.
A vacina contra febre amarela é indispensável para entrar em muitos países e a apresentação da carteira internacional de vacinação é obrigatória. A lista de países que exigem o certificado de vacinação pode ser consultada aqui. Para mais detalhes, veja o site da ANVISA.

7. Decidiu como levar o dinheiro?
Eu sigo a receita do Ricardo Freire tintin por tintin, veja aqui. Se você for viajar para fora dos grandes centros, certifique-se de levar algum dinheiro em espécie. Entretanto, se a cidade for muito turística, como Siem Reap que serve de base para conhecer Angkor Wat, você não terá dificuldade de encontrar caixas automáticos (ATM).
Se você for visitar muitos países, tenha sempre a mão uma tabela com o valor médio da conversão do dólar para a moeda local para não se perder na conversão!

8. Como você pretende se deslocar dentro do Sudeste Asiático?
Prefira viajar de avião! Há várias companhias low cost! Veja os posts da Dri Miller sobre as low cost asiáticas aqui e aqui. Tenho um post falando sobre a Air Asia aqui.
Dependendo do seu roteiro, vale a pena checar com o seu agente de viagens por quanto sai a passagem internacional incluindo os deslocamentos na Ásia.

9. Vai viajar sozinho(a)?
Que bom! Toda viagem implica em risco, em sair da nossa zona de conforto. Fiquei 15 dias viajando sozinha pela Tailândia, Malásia, Cingapura e Camboja e não tive nenhum problema. Os cuidados são os mesmos que você teria viajando sozinha(o) pelo Brasil. Em Kuala Lumpur o único cuidado extra que tive foi me vestir de forma mais discreta.
O Journey Woman é uma ótima fonte de dicas para mulheres que querem viajar sozinhas. A Mari Campos também tem muitas dicas para as (os) solo travelers.

10. E as compras?
Não sou a melhor pessoa para falar de compras, mas gostei muito do mercado Chatuchak em Bangkok. Lá você encontra postos da DHL e outras empresas que enviam as compras para qualquer lugar do mundo.
Me deram a seguinte dica relacionada as peças de madeira, não sei se procede: é preciso ter certeza que o tratamento dado a madeira suportará as diferenças climáticas entre um país e outro, do contrário, a durabilidade da peça poderá ser afetada.
Ainda em Bangkok, veja o post sobre o outlet da marca Jim Thompson . Na Malásia, os produtos da Royal Selangor são de ótima qualidade.
P.S: Peço desculpas pela formatação do texto, mas ainda não entendi o que aconteceu! Ainda não está do jeito que eu quero, mas já melhorou...

Foto by Lu Malheiros

15 comentários:

  1. Perfeito, Lu!
    Preciso checar os vistos! E a foto também está linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Georgia,
      O que eu sei te dizer de cabeça é que no Camboja eles dão visto "on arrival". Você vai precisar de uma foto (5x7, acho) e pagar uma taxa (cerca de US$ 25). A Tailândia não pede visto; não sei se o Laos pede.
      Que bom que gostou do post!
      Quero muito saber a sua opinião sobre Luang Prabang!
      Abs

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que bom que gostou, Mari!
      Não dá para não te citar quando se fala de solo traveler ;-)
      Bjs

      Excluir
  3. Simples, prático e direto! Eu precisava ter lido um post assim antes de começar a planejar a VAM... ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla,
      Obrigada! ;-)
      Já estou pensando em uma 2a viagem à Ásia...

      Excluir
  4. Adorei o post, Lu. Muito inspirador! Já estou com suas dicas e o Lonely Planet do Sudeste Asiático na mão, planejando minha próxima viagem.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,
      Que bom que você está animada para viajar ao Sudeste Asiático! Espero que você goste!
      E eu estou preocupada da minha viagem ao Equador mixar por conta da greve na universidade...
      Bjs

      Excluir
  5. OI Lu
    Ótimo blog. Estou planejando uma viagem para a asia. E, gostaria de comprar os voos entre o vietna e os outros países aqui no Brasil. Você sabe como posso compra-los sem ser com agencias. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      O melhor jeito é incluir os vôos internos na passagem transatlântica, pois costuma sair mais em conta. Se ão for possível, compre pelo site da Air Asia http://www.airasia.com/ot/en/home.page
      E se eles não tiverem o trajeto que você que quer procure a Vietnam Airlines http://www.vietnamairlines.com/wps/portal/vn/welcome/
      Se nada disso funcionar, faça uma busca usando o Kayak http://www.kayak.com
      A Air Asia é uma low cost e você tem que pagar várias coisas em separado (por exemplo, bagagem despachada). Leia o post http://www.dividindoabagagem.com/2011/09/air-asia-10-dicas-para-voar-bem.html para mais detalhes.
      Um abraço,

      Excluir
  6. Adorei Lu!
    Preciso tomar a segunda dose das minhas vacinas ainda essa semana.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Oi Luciana, tudo bem?
    Pretendo viajar para o Sudeste Asiático, mas estou muito perdida em quais cidades valem a pena para a primeira vez. Antes de ler os blogs, minha ideia era ir só pra Tailândia, mas agora estou bem confusa. Somos uma turma de amigos, solteiros, que adora conhecer cultura diferente. Provavelmente, teremos duas semanas. Por favor, podeira me indicar um roteiro? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leisa,
      Duas semanas é cansativo, o ideal são no mínimo 3 semanas.
      Não tenho como fazer um roteiro para vocês, mas sugiro que você veja 13 roteiros diferentes no Viaje na Viagem http://www.viajenaviagem.com/2014/11/sudeste-asiatico-itinerarios-comentados
      Algum deles deve se encaixar no perfil de vocês.
      Qualquer dúvida, volte! :-)
      Abraço

      Excluir