segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Bratislava, impressões que guardei.

A Mirella pediu , lá no twitter, dicas de Bratislava. Voltei a procurar o meu antigo caderno de anotações de viagens, mas nada. Sempre que visito uma cidade pego, ao menos, um mapa turístico e tento conversar com as pessoas sobre os locais que elas acham que merecem serem visitados. Não pude ajudar a Mirella, mas decidi escanear as fotos e postá-las aqui.
Tive a sorte de ir à Viena por três vezes (2001,2002 e 2004), pois bons amigos moraram seis anos na cidade e sempre me receberam com alegria. Em maio de 2002, visitei Bratislava ; pena que fiquei menos de 8 horas lá! Meus amigos achavam que a cidade era perigosa e eu não deveria ir sozinha. Aproveitamos que eles tinham assuntos profissionais pendentes na cidade e fomos juntos de carro. De Viena à Bratislava são apenas 80km e cerca de 1 hora de viagem. Para quem gosta de fazer compras, o grande atrativo de ir de carro é poder parar no Designer Outlet Parndorf que fica na metade do caminho, ainda na Áustria.
Ah! O jeito mais charmoso de viajar até Bratislava é de catamarã (hydrofoil) que funciona de março a setembro.




A "casa dos gatos" chamou minha atenção, por ser uma casa caindo aos pedaços com gatos de papelão na janela. Não encontrei ninguém que me explicasse que local era aquele e o que seria feito da casa. De qualquer forma, a idéia dos gatos foi legal!

O Jorge Bernardes , do Giramundo, tem um post sobre a cidade aqui. Eles contam que almoçaram no restaurante U.F.O, da foto abaixo, e gostaram muito!
Eu acho que vale a pena visitar o castelo da cidade. As fotos do U.F.O. e as abaixo foram tiradas de lá.





Eu não lembro em que praça foi mas, por esse site aqui, acho que foi na praça central da cidade velha que comprei estes bonequinhos feitos de palha de milho. Ok, eu sei que em tudo quanto é canto existe artesanato com palha de milho, mas o de Bratislava é super bem feito! A minha noiva, por exemplo, tem uma trança linda que não aparece na foto.

Em resumo, gostei da cidade. Ela é menos rica que as capitais dos países vizinhos, mas tem seu charme. O povo me pareceu simpático e prestativo.
Fotos by Lu Malheiros