quinta-feira, 1 de maio de 2014

Chiclayo, dicas para ler antes de viajar


1. Como chegar
Chiclayo está a 770 km de Lima. Dá para ir de ônibus e a Cruz del Sur e a Oltursa fazem a viagem em 13h. O ideal, porém, é ir de avião; a Avianca e a LAN fazem o trajeto em menos de 1h30 de voo! Se tiver tempo, aproveite para fazer um tour pelo norte do país e inclua, ao menos, Trujillo.


2. Quando ir
A melhor época para ir é entre junho e setembro quando as temperaturas são mais amenas. Estive na cidade em fevereiro e o sol forte pode atrapalhar os passeios. Leve protetor solar. Esqueceu do protetor solar e não quer comprar um grande? Tudo bem, a maioria das farmácias vende saches por 1,30 nuevos soles (menos de US$ 0,50). Ah! Leve água para os passeios! Você vai precisar!
Não se preocupe com chuvas! Chove muito pouco na região durante o ano todo.


3. Hospedagem
Gostei de ter ficado em uma rua perto da praça principal, mas a cidade é barulhenta. Peça um quarto silencioso. Vou fazer um post específico sobre o hotel que fiquei. Fiquei aqui.



4. Comida
Há poucas opções de restaurantes, mas isso não significa que a comida é ruim! Não deixe de provar o chicharrón de langostinos (camarão empanado, foto).

5. Dinheiro
Não troque dinheiro na rua. Fiquei muito mal impressionada com os cambistas e por muito pouco eles não me enrolaram! Se tiver dificuldades em achar uma casa de câmbio, habilite seu cartão de débito para saques no exterior; há caixas automáticos perto da praça principal.

6. Segurança 
A cidade é nitidamente mais pobre do que Lima, Cusco ou Arequipa. Há mais sujeira nas ruas e mais pedintes. Tomei todos os cuidados que tomo ao andar em uma grande cidade brasileira e não me senti ameaçada.

7. Trânsito
O trânsito é pesado e se você acha que os limenhos buzinam como loucos, prepare-se para coisa pior!


Todos os posts das minhas viagens ao Peru estão organizados aqui.
Fotos de Lu Malheiros

domingo, 27 de abril de 2014

Roteiro da viagem ao norte do Peru


O Peru é muito mais do que Machu Picchu ou linhas de Nazca! Prova disso foi a ótima viagem que fiz para o norte do país em fevereiro de 2013 usando quilômetros Lanpass. Não inclui Cajamarca, pois o tempo era curto e a melhor época para visitar a cidade é no meio do ano, na estação seca. Em fevereiro, a chuva pode atrapalhar. Já para visitar Chiclayo e Trujillo não é preciso se preocupar com isso, quase não chove o ano todo. As temperaturas são um pouco mais quentes no verão, mas nada que assuste a quem está acostumado com o calor do Rio.

Como ficou o roteiro da viagem:
Dia 01 - Voo Rio - Santiago - como houve uma alteração no horário do voo, a LAN arcou com uma diária em um hotel no aeroporto de Santiago.
Dia 02 - Voo Santiago - Lima
Dia 03 - Lima
Dia 04 - Voo Lima - Chiclayo - bilhete comprado com a TACA(*)
Dia 05 - Chiclayo
Dia 06 - Chiclayo
Dia 07 - Chiclayo - Trujillo de ônibus com a Cruz del Sur
Dia 08 - Trujillo
Dia 09 - Trujillo
Dia 10 - Voo Trujillo - Lima - bilhete comprado com a TACA(*)
Dia 11 - Lima
Dia 12 - Lima
Dia 13 - Lima
Dia 14 - Lima - Rio

(*) Os dois trechos saíram por US$ 95, com taxas, em novembro de 2012 Todos os posts das cinco viagens que fiz ao Peru estão organizados aqui.