quinta-feira, 1 de maio de 2014

Chiclayo, dicas para ler antes de viajar


1. Como chegar
Chiclayo está a 770 km de Lima. Dá para ir de ônibus e a Cruz del Sur e a Oltursa fazem a viagem em 13h. O ideal, porém, é ir de avião; a Avianca e a LAN fazem o trajeto em menos de 1h30 de voo! Se tiver tempo, aproveite para fazer um tour pelo norte do país e inclua, ao menos, Trujillo.


2. Quando ir
A melhor época para ir é entre junho e setembro quando as temperaturas são mais amenas. Estive na cidade em fevereiro e o sol forte pode atrapalhar os passeios. Leve protetor solar. Esqueceu do protetor solar e não quer comprar um grande? Tudo bem, a maioria das farmácias vende saches por 1,30 nuevos soles (menos de US$ 0,50). Ah! Leve água para os passeios! Você vai precisar!
Não se preocupe com chuvas! Chove muito pouco na região durante o ano todo.


3. Hospedagem
Gostei de ter ficado em uma rua perto da praça principal, mas a cidade é barulhenta. Peça um quarto silencioso. Vou fazer um post específico sobre o hotel que fiquei. Fiquei aqui.



4. Comida
Há poucas opções de restaurantes, mas isso não significa que a comida é ruim! Não deixe de provar o chicharrón de langostinos (camarão empanado, foto).

5. Dinheiro
Não troque dinheiro na rua. Fiquei muito mal impressionada com os cambistas e por muito pouco eles não me enrolaram! Se tiver dificuldades em achar uma casa de câmbio, habilite seu cartão de débito para saques no exterior; há caixas automáticos perto da praça principal.

6. Segurança 
A cidade é nitidamente mais pobre do que Lima, Cusco ou Arequipa. Há mais sujeira nas ruas e mais pedintes. Tomei todos os cuidados que tomo ao andar em uma grande cidade brasileira e não me senti ameaçada.

7. Trânsito
O trânsito é pesado e se você acha que os limenhos buzinam como loucos, prepare-se para coisa pior!


Todos os posts das minhas viagens ao Peru estão organizados aqui.
Fotos de Lu Malheiros

0 comentários:

Postar um comentário