terça-feira, 3 de setembro de 2013

Mais sobre o Peru - dicas de Puno


Esse post não tem a intenção de ser completo, outros posts serão escritos com descrições detalhadas dos passeios e da cidade.
1) Concordo com todo mundo que me disse que um dia inteiro é suficiente para conhecer as Ilhas mais visitadas (Uros e Taquile) do lago Titicaca. Entretanto, você vai pagar mais um pouco se quiser ver tudo em um dia, pois eles normalmente só fazem as duas ilhas em barco rápido. Se a grana estiver curta, vá ao porto e compra as passagens para Uros diretamente na bilheteria.
2) Fechei o tour com uma agência indicada por uma brasileira que conheci em Arequipa e que fez o passeio com poucas pessoas. Não consegui o mesmo tour e éramos 25 pessoas. 
3) Em Uros, vale a pena fazer o passeio em barco de totora. O pagamento é feito diretamente ao barqueiro que é da ilha. Preço: 10 soles. Não é hora, e não há espaço, para negociar. 
4) Em Taquile é preciso fazer uma pequena caminhada em subida para se chegar na Plaza de Armas (pequena) da ilha. Leve água, filtro solar e boné. A subida não é muito longa, só que você está a mais de 3.800m de altitude, vá devagar e aprecie a paisagem.
5) Conversei algumas vezes com a Srta Ingrid, que foi me buscar na rodoviária, sobre o turismo em Puno e e ela me pareceu de confiança. Não fechei o tour com ela por que queria achar um que levasse menos pessoas. Se você precisar de um contato em Puno escreva para kurmipunotravel@hotmail.com 
Lembro que essa é uma indicação sem fins lucrativos e que eu mesma não usei os serviços da agência.
6) Por falar em rodoviária, atenção na saída do desembarque para o hall. Há mais de uma porta e você pode acabar não saindo pelo hall central. É fácil de encontrá-lo pois é onde se amontoam todos os motoristas com plaquinhas com os nomes de passageiros.
7) Se você está hospedado perto da Plaza de Armas de Puno e vai pegar o trem da Peru Rail para Cuzco, o taxista não deve te cobrar mais de 4 soles. A estação é bem perto.
8) A viagem no  trem Andean Explorer vale todo o dinheiro gasto! Não tenho queixas, mas se é para reclamar de alguma coisa, faltou uma rede para tirar uma soneca depois do almoço. :-)
9) No trajeto Puno - Cuzco, os melhores lugares do trem são os do lado direito. Na hora de comprar a passagem pela internet não dá para escolher o lado nem a poltrona. O jeito é escrever para eles e solicitar um lugar à direita, eles atendem.
Enquanto os posts detalhados não saem, sugiro que você veja:
Ilhas Flotante de los Uros no Viagginado
Trem Andean Explorer no Turomaquia
Puno no Idas&Vindas