quinta-feira, 10 de maio de 2012

Mudanças na compra da passagem de trem para Machu Picchu

Hoje, o Mendonça Jr deixou um comentário lá no Viaje na Viagem  falando sobre a dificuldade que está tendo para comprar a passagem de trem de Cuzco (ou Ollantaytambo) para Machu Picchu. Fui checar o site da Peru Rail e, de fato, houve uma mudança. Anote aí:
a) Eles continuam aceitando todos os cartões de crédito, mas a passagem só estará disponível para impressão online se o cartão de crédito for do tipo Verified by Visa (emitido no Brasil pelo Bradesco) ou Securecode Mastercard (não disponível no Brasil);

b) Se o seu cartão for um cartão "normal", ainda é possível comprar a passagem, mas você terá que passar em uma loja da Peru Rail para pegar o seu bilhete antes de embarcar. Exatamente como eu fiz em 2009 e está explicado aqui.
c) Atenção: você precisará apresentar o cartão de crédito com o qual comprou a passagem e, também, um documento de identificação.
O comunicado completo da Peru Rail está aqui. Boa sorte!
Em 26/05/12: : O Gustavo Ortiz  deixou um comentário avisando que conseguiu emitir os bilhetes da Peru Rail e também comprar os ingressos para entrar em Machu Picchu comprando com um cartão Visa emitido pelo Santander. O site dos cartões Visa não informa o Santander como um dos bancos do sistema Verified by Visa, mas se o Gustavo conseguiu, vale a tentativa. Obrigada Gustavo!
Foto by Lu Malheiros

27 comentários:

  1. Cartões VISA do Santander também são "Verified by VISA".
    Comprei sem problemas nenhum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo,
      Segundo a Visa, o cartão emitido pelo Santander não comporta o sistema Verified by Visa http://www.visa.com.br/conteudo.asp?pg=560
      Além disso, como está no texto, para comprar as passagens de TREM, o cartão não precisa ser do tipo "Verified by Visa". Eles aceitam qualquer cartão internacional com a ressalva de que se não for do tipo "verified" você vai ter que passar em uma agência da Peru Rail para emitir sua passagem.
      Você comprou as entradas para Machu Picchu pelo site http://www.machupicchu.gob.pe/ com o cartão Santander?
      Um abraço,

      Excluir
    2. NAO PODE PAGAR EM DINHEIRO ESSE BILHETE DE PASSAGEM??? DOLAR O SOLES NUEVO???

      Excluir
    3. Anônimo,
      O recomendável é comprar a passagem de trem com antecedência antes de se chegar ao Perú. A compra ainda no exterior só é possível com um cartão de crédito. Se você deixar para comprar em Lima ou Cusco, corre o risco de não achar a passagem para a data que deseja.

      Excluir
  2. Boa tarde, Lu Malheiros!
    Comprei sim com um VISA do Santander! Tanto as passagens da PeruRail quando os boletos de Machu Picchu, do site oficial do governo.

    Além de pedir o número do cartão, abriu automaticamente uma pop-up do Santader Bankline onde tive que colocar a senha do cartão. Foi o mesmo procedimento no site da PeruRail e do governo peruano. (Já está até constando na fatura)

    Já imprimi os e-tickets da PeruRail e o Boleto de Acesso a Machu Picchu.

    Um grande abraço e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo,
      Muito obrigada! Coloquei a informação da compra com o cartão Santander nos posts pertinentes! Acho que pode ajudar a mais pessoas!
      Grata pelo retorno e excelente viagem para você!
      Abs,

      Excluir
  3. Ola, Lu!
    Boa tarde, tenho uma outra duvidazinha, obrigada por me responder antes! Nao existem, horarios de trem saindo de Cuzco a tarde, por volta de 17 , 18 hs?...
    Abraco,
    Clarisse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clarisse,
      Infelizmente a Peru Rail http://www.perurail.com não tem nenhum trem saindo de tarde de Cuzco para Machu Picchu. Só achei um trem que sai do Vale Sagrado (não Cuzco) às 15h37. É um Vistadome que tem uma passagem um pouco mais cara que o Expedition. Dá uma olhada no site da Peru Rail.

      Excluir
    2. Boa noite Lu parabéns pelo site e pelas informações!!Comprei minha entrada em Machupichu e o trem com o cartão bradesco da minha Tia pois meu cartão Visa do Santander não foi aceito apesar de eu ter sido redirecionado para o site do banco e colocado todas as minha senhas,o problema também não foi limite.Vc acha que terei problemas para entrar pois o cartão não é meu?Estou preocupado com o que li aqui.Obrigado.

      Excluir
  4. Nandoroyo,
    Primeiro, sobre a entrada para Machu Picchu (MP): o que o site http://www.machupicchu.gob.pe/ diz (veja em ajuda) é que após o pagamento da reserva ter sido feito, você pode imprimir seu bilhete eletrônico. Na entrada de MP eles vão te pedir o passaporte. Não é necessário apresentar o cartão de crédito.
    Sobre a passagem de trem: é, basicamente, a mesma coisa. Como você comprou as passagens com um cartão do sistema Verified by Visa, deve ter conseguido imprimi-las. Atenção, é fundamental que você imprima os bilhetes! No embarque leve o passaporte como documento de identificação.
    O que pode acontecer, mesmo usando um cartão que tem o Verified by Visa, é que a sua compra não seja aprovada pelo sistema de segurança do site. Neste caso, você não conseguiria imprimir os bilhetes, só uma reserva que precisaria ser trocada pelos bilhetes em uma das lojas da Peru Rail. E precisaria apresentar o cartão de crédito da compra...
    Espero que tudo corrar bem! Se tiver mais alguma dúvida, apareca!
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Também consegui comprar e emitir as passagens, Lu Malheiros, sem Verified By Visa, conforme já postado no Viajena na Viajem. Segue o link: http://www.viajenaviagem.com/2012/06/como-ir-a-machu-picchu-sem-cartao-verified-by-visa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mendonça Junior,
      Com certeza! Vou colocar um link para seu post/comentário no Viaje na Viagem em todos os posts pertinentes. Só não tive tempo ainda...
      Obrigada, um abraço

      Excluir
  6. Neste blog da Visa, diz que além do Bradesco, Itaú e HSBC possuem Verified by Visa

    http://brasil.blog.visa.com/2011/09/12/mais-seguranca-na-hora-de-comprar-on-line/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia,
      Muito obrigada! Estou tentando confirmar as informações diretamente com o VISA, mas ainda não consegui...

      Excluir
  7. Alexandre Vasconcelos28 de agosto de 2012 às 17:33

    Olá gente!

    Antes de mais nada, obrigado Lu pelos posts. Vc não tem idéia de como tem nos ajudado nessa nossa viagem pro peru!!

    Eu tb consegui comprar com cartão Visa Santander sem problemas.

    Acontece que um amigo meu tentou com um cartão igual, mas por algum motivo deu erro na transação e não tentou mais. Recebeu um email da peruail dizendo que a transação tinha dado errado e que em breve uma pessoa de lá entraria em contato por email. Pois bem, passou-se algum tempo e nada. Pra não correr o risco de ficar sem a passagem, comprei outra com o meu cartão e deu certo. A única coisa estranha é que não aceitava o passaporte dele pq ja tinha um igual cadastrado. Coloquei o RG e pronto. Emiti a passagem.
    A surpresa é que ao receber a fatura do cartão dele, estava lá creditado o valor da perurail.
    Não sabemos o que fazer pra devolver uma das passagens e obter o estorno dessa grana....
    Alguém já passou por isso?
    De qq forma fica a dica pra quem for comprar: fiquem atentos!
    []’s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre,
      Escreva para a Peru Rail explicando o que aconteceu! Eles costumam responder!
      Obrigada pelo seu comentário.
      Abs,

      Excluir
  8. Gostaria de dizer que comprei ontem as passagens de trem com meu visa do banco do Brasil no site da Peru Rail e deu tudo certo de primeira, sem nenhum problema. Imprimi os tickets na hora. Dica: tente a compra, não existem regras e sim sorte!

    ResponderExcluir
  9. Conforme site do Santander: desde 25/05/2012 os cartões VISA aderiram ao Verified by Visa e os Master ao MasterCard SecureCode.

    A Data bate com a compra do Gustavo.

    http://www.santander.com.br/portal/wps/script/templates/GCMRequest.do?page=9039&entryID=6408

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio,
      Sim, o Santander tem Verified by Visa http://www.dividindoabagagem.com/2012/07/ingressos-para-machu-picchu-afinal-que.html
      Infelizmente, por enquanto, as vendas com cartao de credito (mesmo Verified by Visa) estao suspensas.
      Um abraco

      Excluir
  10. Hasta el 30 de Junio, 2013 todas las salidas de los trenes de la estación de Cusco-Poroy, se realizará en el servicio bimodal (se tomará un bus privado en la estación de Wanchaq-Cusco y luego el tren desde la Estación de Pachar hasta la estación de Machu Picchu). Lo mismo será al retorno. Más información IN http://www.perurail.com/es/file/information.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ademir,
      Às vezes, normalmente por conta dos danos aos trilhos na época das chuvas, eles mudam o local de embarque do trem. É preciso ficar atento, como você ficou, aos informes na página da Peru Rail.

      Excluir
  11. Lu, passei para agradecer o montao de dicas para a compra dos bilhetes de trem e ingressos para Machu Picchu. Pintou uma viagem de ultima hora, e ainda bem que tem blogs como o seu. Resumindo minha experiencia: não deixar para a última hora, principalmente na alta temoorada (no meu caso 1 mes antes). Só tinha entrada para MP. Nenhum ingresso para as montanhas adicionais. Não tinha tbem mais lugar em nenhum trem para a volta para Poroy, só ate Ollantay. Não é que uns dias depois de iniciada a pesquisa hoje eles alteraram e colocaram a chegada até Poroy mas 8 Usd mais caro. Tava até parecendo ingresso para os jogos da copa que aparecem na última hora.
    Ah, meu cartão é Visa Itau, comprei tranquila mas foi necessario o token. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flora, querida, muito obrigada pelo feedback! Que bom que deu tudo certo! Os ingressos para as montanhas adicionais acabam rápido mesmo...
      Bjs,saudades

      Excluir
  12. Bom dia, Lu Malheiros!

    Consegui emitir os tickets da Peru Rail pelo próprio site. Mesmo assim tenho que apresentar o cartão com o qual efetuei o pagamento?

    ResponderExcluir
  13. Shirley,
    O que o site da Pweru Rail diz é que você precisará apresentar o cartão de crédito com o qual fez a compra, caso o pagamento NÃO tenha sido feito por Paypal. Mastercard Secure Code ou Verified by Visa. Na dúvida eu levaria o cartão!
    Boas Festas!

    ResponderExcluir
  14. Oi,

    Comprei ontem com um cartão VISA, os ingressos do trem, porém recebi um e-mail que só poderia retirar os tickets do trem pessoalmente em uma agência de Peru Rail...

    Meu Visa não é da Bradesco. Mas do Banrisul... seria por isso que terei de retirar só no Peru os tickets do trem? Está certo?


    Quanto aos ingressos para Machu Picchu, deu certo, consegui com o mesmo cartão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      É isso mesmo: todos recebem um voucher que deve ser trocado pela passagem em uma agência da Peru Rail. Tem uma na Plaza de Armas de Cusco, Portal de Carnes 214 que abre todo dia de 7 às 22h, inclusive domingos e feriados. Para mais informações de agências veja http://www.perurail.com/es/ubicanos/

      Excluir