sexta-feira, 20 de julho de 2012

Ingressos para visitar Machu Picchu: pagamento com cartão está suspenso!

Atualizado em 28/02/13:site oficial de venda das entradas para Machu Picchu tem tido um funcionamento precário e há períodos em que eles não aceitam cartões de crédito, o que impossibilita a compra antecipada da entrada ainda no Brasil. No caso do site oficial não estar aceitando cartões, veja outras formas de compra aqui.
Atualização (10/09/12) site oficial de venda de ingressos para Machu Picchu lançou uma nota informando que as vendas com cartões de crédito voltarão a funcionar no dia 15/09/12. A compra com cartão implicará em um custo (não achei de quanto). Acompanhe o desenrolar dessa novela aqui
O pagamento dos ingressos para visitar Machu Picchu usando cartão de crédito está temporariamente suspenso! Na prática isto significa que não dá para comprar os ingressos online estando no Brasil. Quando o sistema funciona é preciso um cartão de crédito Visa Verified by Visa (neste post eu explico quais os bancos emitem esse cartão) para efetuar a compra. Aqui, explico como todo o processo funciona.
Como resolver o problema:
Atualização (15/agosto/12): O Marcelo, leitor do Viaje na Viagem, deixou a dica deste site para compra dos ingressos.
a) Entrar em contato com uma agência de turismo autorizada e pedir  para eles fazerem a compra para você.  Há uma lista de agências autorizadas na página oficial. Selecione o link "consultas" e aparecerá abaixo do calendário o link "agências". 


O que pode dar errado: algumas agências não tem demonstrado interesse nenhum em vender somente os ingressos; querem vender um pacote.

b) Deixar para comprar o ingresso quando chegar a Cuzco. (arriscado)
O que pode dar errado: Dependendo da antecedência com que você chegar, pode não encontrar mais ingressos. Por exemplo, hoje, dia 19/07,quinta-feira, os ingressos para o dia 22/07, domingo, estão esgotados. E, lembre-se, principalmente na alta temporada você deve comprar a passagem de trem antes. O lado positivo é que todo mundo está com dificuldades de comprar o ingresso com antecedência!

c)Tinha me esquecido de incluir mais uma opção: pedir ajuda ao pessoal do seu hotel/hostal!


Como identificar se o sistema de pagamento com cartão de crédito já voltou a funcionar? Como bem observou o Mendonça Júnior basta olhar a quantidade de ingressos disponíveis. Dificilmente, em julho, teríamos 1.900 ingressos disponíveis para daqui a uma semana. O máximo de visitantes por dia é 2.500.
Se você tiver um pouquinho de paciência, escreva para o pessoal do DRC (Dirección Regional de Cultura Cusco) perguntando quando o sistema volta a funcionar (se é que volta).  Se não conseguir uma agência para comprar os ingressos, informe a eles também! Pode escrever em português mesmo. Estou em contato regularmente com o DRC e sugeri que colocassem um aviso no site informando sobre o problema com o Visa. No final do post, vou colar as mensagens que já recebi deles que, aliás, sempre me responderam prontamente.
Na última mensagem que recebi, eles dizem que não há previsão para o sistema voltar a funcionar.
Atenção: saio de férias amanhã e meu acesso à internet vai estar bastante limitado. Não reparem se eu demorar para responder os comentários.

Tenho que agradecer ao Bruno F. G. Hasselmann! Se ele não tivesse informado lá no Viaje na Viagem que estava com problemas para adquirir o ingresso eu nunca iria atrás dessa história!

A última mensagem recebida na noite de 20/julho
"Estimada Luciana
Visa no va habilitar el sistema de pagos hasta nuevo aviso, le recomiendo que compre su boleto con anticipación a través de una agencia de viajes o de su hotel en Cusco.

Cualquier otra consulta, escribanos.

Atte.
Syntia Magali Cama.

CALL CENTER
DIRECCION REGIONAL DE CULTURA CUSCO
Facebook, Skype y Twitter: DRC Cusco Ministerio de Cultura Call Center
e-mail: callcenter@drc-cusco.gob.pe"

E a história do rolo, desde o início:
Em 09/julho, resposta que recebi quando perguntei se o sistema estava ok:

"Estimada Luciana
Lamento mucho los inconvenientes ocasionados, por el momento tenemos problemas en los procesos de pago con VISA internacional y VISA en Perú, debido al incremento de adulteraciones y clonaciones de tarjetas, VISA en Perú ha suspendido el pago online, dando como resultado OPERACIÓN DENEGADA.
Se le recomienda realizar la reserva y pago con una agencia autorizada, que puede encontrar en nuestra pagina web http://www.machupicchu.gob.pe en la opción CONSULTAS/AGENCIAS.
La otra opción es que se contacte con el personal del hotel que contrato en Perú para que puedan efectuar la reserva y pago por Ud.
No acéptanos transferencias ni otros tipos de pago desde el extranjero.
Recuerde que toda reserva tiene 6 horas de vigencia, pasado este tiempo la reserva se cancela automaticamente.
Agradecemos su comprensión.
Atte.
Syntia Magali Cama.
CALL CENTER
DIRECCION REGIONAL DE CULTURA CUSCO
Facebook, Skype y Twitter: DRC Cusco Ministerio de Cultura Call Center
e-mail: callcenter@drc-cusco.gob.pe"
Em 10/julho, em resposta a minha sugestão de se colocar um aviso no site:
"Estimada Luciana
Tiene toda la razón con respecto al aviso de suspensión de venta online, ya se remitio un documento a las áreas correspondientes, quienes esperan la aprobación para ser publicado a la brevedad posible.
Agradecemos su comprensión.
Atte.
Liz Leiva Mora.
CALL CENTER
DIRECCION REGIONAL DE CULTURA CUSCO"
E, em 18/julho, quando perguntei se já havia alguma resposta quanto a colocação de um aviso no site:
“Estimada Luciana.
Entendemos su malestar, el tiempo de demora de la publicación del aviso, es por la espera de la aprobación de la traducción en idiomas.
Agradecemos su comprensión.
Atte.
Liz Leiva Mora"


Os posts das viagens ao Peru estão organizados aqui.

31 comentários:

  1. também mandei email para o drc e disseram isso de 'sem previsão'... como agora é partir para o plano b, que agências vocês recomendam?

    viajo em novembro.

    obrigado!
    {e obrigado, lu, por estar sempre buscando atualização}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana,
      Desculpe-me a demora para te responder, estava de férias!
      Não tenho nenhuma agência para indicar, veja no próprio site deles. Está tudo explicadinho no item "a" do post!
      Se tiver problemas, conte para gente!
      Boa sorte, um abraço

      Excluir
  2. Oi Lu, muito bom seu blog! foi um dos poucos que eu achei que estão realmente atualizados!
    Bom, gostaria de uma ajudinha sua... Viajo para Cusco dia 27/09, chego lá bem cedo. Tenho apenas o dia 28/09 para visitar Machu Picchu (estou querendo subir o Huayana). Primeira dúvida: será que consigo comprar o ingresso de entrada para Machu Picchu e Huayana quando chegar em Cusco? Sou estudante e queria pagar meia, mas é só lá que consigo meia entrada!
    Pensei em pegar um trem de ida direto de Cusco para Águas Calientes, dia 27 mesmo, dormir em Águas Calientes, e cedinho pegar um ônibus e subir pra MachuPicchu. Queria subir Huayana com o segundo grupo, às 9hrs, pq dizem que a vista é melhor nesse horário (não está mais nublado). A minha segunda dúvida seria: mesmo comprando a entrada pra Huayana as 9hrs, eu posso entrar em Machu Picchu antes (7hrs) e aproveitar a cidade antes de subir Huayana?
    Espero que tenha ficado claro minhas dúvidas... E mais uma vez, parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Obrigada pelo comentário!
      1) Não tenho como saber se você vai conseguir ou não ingresso para o dia que quer... Como o sistema de vendas de ingressos para quem está fora do país com Verified by Visa está suspenso, as suas chances de achar um ingresso quando chegar lá, aumentam. PORÉM, os ingressos para o Huyana acabam logo, você pode acompanhar isto pelo site de venda de ingressos. Eu, particularmente, para não perder a viagem, tentaria comprar por uma agência, mesmo não pagando como estudante. Está é uma decisão pessoal.
      2) Você pode entrar no parque assim que ele abrir. Só não perca o horário de subida ao Huyana. Chegue uns 15 min antes na entrada para subir, ok?
      Boa sorte, um abraço,

      Excluir
    2. Com as agências também é possível comprar meia entrada , porém tem uma taxa que eleva bastante o valor . A Pirwa Travel Service tá cobrando US$ 48.00 . Tô procurando outras agências pra ver se consigo por um valor menor , se alguém tiver alguma dica ...

      Ótimo blog Lu ! Parabéns !

      Excluir
    3. Gilberto,
      Bom saber que dá para comprar meia entrada com as agências. Os US$ 48 já incluem as taxas da agência, certo?
      No site www.ticket-machupicchu.com eles estão vendendo os ingressos,mas acho que não vendem para estudantes.
      Obrigada, um abraço

      Excluir
  3. Só queria parabenizar pelo blog! Resolvemos fazer tudo por conta na viagem ao Peru e encontramos muitas informações úteis, o que muito provavelmente ajudará a evitar surpresas desagradáveis quando chegarmos por lá... Valeu mesmo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri,
      Que bom que o blog ajudou!
      Espero que sua viagem seja ótima!
      Abs,

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Oi, Lu,
      Sofremos um bocado para conseguir os ingressos para entrada em Machu Picchu. Vou dizer nossa jornada para ficar como dica: como outras pessoas recomendaram, entramos em contato com o hotel... O hotel não faz excursões nem nada parecido, mas nos deu telefone e e-mail de uma agência que presta serviços a ele. Entramos em contato com o gerente da agência por e-mail, que nos pediu pra fazer uma transferência via Western Union (quem conhece de banco saberá dizer o que é isso, mas faz-se online e a pessoa pode sacar o dinheiro transferido na mesma hora). Enviamos um e-mail com o comprovante do pagamento e nosso dados para reserva (nome completo, data de nascimento e passaporte), o gerente fez a reserva, pagou (o que deve ser feito em até seis horas da reserva no site, senão a reserva é cancelada) e nos enviou uma cópia (escaneada) do boleto de entrada por e-mail, além do código caso quiséssemos gerar uma nova via pelo próprio site de vandas do governo. Alguns poréns: 1) além do valor da entrada tivemos de transferir mais 52 soles de taxa de serviço; 2) estávamos desesperados, pois vamos viajar no dia 15 agora e até conseguir este contato e ter o ticket no e-mail não sabíamos se conseguríamos a tempo ou não (eu liguei pras agências daqui e elas só vendem pacotes, mandei e-mail para hotéis de lá que sequer responderam, até agora), levei uns três dias até conseguir alguém que realmente fizesse o serviço, então é legal ver isso com a maior antecedência possível; 3)A única segurança que tínhamos era a de que o primeiro contato que fizemos foi indicado através de e-mails fornecidos no portal do hotel, e um funcionário deste hotel que nos passou os dados da agência, não vimos nem ouvimos ninguém, não assinamos nada, tudo foi resolvido por e-mail, foi na base de confiança e risco, mas já confirmei a autenticidade de boleto no site... Acho assim que pedir ajuda pro hotel é uma opção válida... E nem liguei pra taxa de 52 soles, afinal, estou indo ao Peru com muita vontade de conhecer Machu Picchu e agora estou bem mais aliviada!! Agradeço a todos que postaram suas dicas, pois isso me ajudou no início desta jornada em busca dos famigerados ingressos... Espero que dê alguma luz a quem precisar... Beijos!

      Excluir
    4. Dri,
      Tudo bem se eu fizer um post dando destaque ao seu comentário? Posso, também, relatar a sua odisséia para o pessoal do DRC de Cuzco?
      Muito obrigada, bjs

      Excluir
    5. Oi, Lu!
      Fique a vontade!! A ideia é ajudar, porque eu mesma suguei muito os blogs pra chegar aqui... E qualquer coisa é só me perguntar!! Bjos!

      Excluir
    6. Estive lendo o post da Dri, alias muito bom. Dri, estarei viajando p Cusco dia 25 e ainda em duvida sobre hotéis legais e que não sejam caros. Vc teve alguma indicação ou está fazendo tudo por agência? Qual agencia lhe vendeu bilhete p MP?

      Excluir
    7. Ah! To viajando sozinha e meio receosa qto a Hoteis, li algumas coisas estranhas tb nos posts sobre a região ..rs. Obrigada, Cris

      Excluir
    8. Cris,
      A Dri deixou este comentário aqui no blog, mas não sei se ela vai aparecer para responder a sua pergunta.
      Um leitor do Viaje na Viagem, o Marcelo, acaba de indicar o site http://www.ticket-machupicchu.com/ para a compra de ingressos. Ele pagou mais caro (US$ 61), mas conseguiu!
      Com relação aos hotéis, não tem mistério. Leia os comentários no tripadvisor e no booking ou hoteis.com. Para hostals, veja o http://www.hostelworld.com/ Cusco e Lima costumam ser lugares bastante seguros! Sugiro que você reserve os hotéis logo! Quanto mais tempo demorar, mais caro fica :-(
      Os hotéis que fiquei em Lima e Cusco estão listados em http://www.dividindoabagagem.com/2009/08/organizando-os-posts-da-viagem-ao-peru.html
      Boa viagem, um abraço
      Boa viagem

      Excluir
    9. Olá Dri!
      Você poderia repassar o nome e o contato da agência que efetuou a compra da entrada para Machu Picchu? Estou entrando em contato com algumas agências, mas é tudo tão no escuro....
      Obrigada e um abraço!

      Excluir
    10. Juliana,
      Dá uma lida no post http://www.dividindoabagagem.com/2012/08/machu-picchu-dri-e-saga-da-compra-dos.html
      Veja também os comentários do mesmo post, ok?
      Boa sorte, abs

      Excluir
  4. Oi, Lu!
    Obrigada pela visita no blog!
    Vim procurar informações atualizadas sobre a compra dessas entradas para Machu Picchu pra responder uma pergunta lá no blog e, nossa, como tá complicada a vida de que vai viajar agora... Passaram a vender pela internet, mas parece que está mais difícil do que quando viajei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanessa,
      Vou acompanhar com atenção seus posts sobre Moscou!
      Acho que fomos à Machu Picchu na hora certa! Agora, as coisas estão bem complicadas...
      Bjs

      Excluir
    2. Finalmente, vou conseguir postar uma viagem nova no blog (escrevi todos os posts sobre Moscou de uma vez pra garantir. Agora é só ir publicando).
      Menina, voltei aqui porque acabo de indicar mais uma vez o seu blog e vi que já tem dois posts mais recentes sobre essa novela dos bilhetes de Machu Picchu! O Peru deveria te oferecer pelo menos um cargo de adida cultural!

      Excluir
    3. Querida Wanessa,
      Não deu tempo de comentar, mas o último post que vi seu foi o da Praça Vermelha! Lindo!
      Muito obrigada por indicar o blog! A "novela" dos ingressos para visitar Machu Picchu está chatinha de acompanhar - quase desisto - mas acho que tem ajudado aos viajantes independentes!
      Bjs

      Excluir
    4. Obrigada, Lu!
      Seus posts sem duvidas estão ajudando muita gente! Espero que você consiga manter as informações atualizadas.

      Excluir
  5. Oi Lu! Amei as dicas, obrigada! E gostaria de agradecer tbm à Dri e ao Marcelo, que encontraram duas ótimas opções pra quem não tem cartão verified by visa. O site http://www.ticket-machupicchu.com cobra uma taxa de 12 dólares por ticket, taxa semelhante à que a Dri pagou ao Hotel que comprou os ingressos pra ela. Digamos que em ambos os casos a taxa é um popuco alta, mas na minha opinião, vale a tranquilidade, principalmente pra quem está comprando meio em cima da hora! Fiz pelo site por ser mais rápido e prático, como qualquer outra compra pela internet com cartão de crédito normal, mas eles demoram uns dias pra enviar os ingressos. Ah, parece que pelo site tem que comprar com pelo menos uma semana de antecedência. Abralo a todos, Bárbara.

    ResponderExcluir
  6. Recentemente alguém comprou com cartão de crédito itaú platinum visa sem problema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Lembre-se que o cartão tem que ser internacional e estar habilitado para compra no exterior. Do contrário, o sistema do site pode recusá-lo.
      Até onde eu sei, ele é um dos cartões que usa o sistema verified by visa http://www.dividindoabagagem.com/2012/07/ingressos-para-machu-picchu-afinal-que.html
      Boa sorte, um abraço

      Excluir
  7. Oi Lu, você já comprou ou conhece alguém que já comprou por esse site: http://www.ticket-machupicchu.com

    É confiável ?? Abç a todos e agradecendo respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      O Marcleo, leitor do Viaje na Viagem, deixou um comentário lá dizendo que usou o ticket-machupicchu e que funcionou http://www.viajenaviagem.com/2012/06/como-ir-a-machu-picchu-sem-cartao-verified-by-visa/#comment-228162
      Aqui no blog, você encontra mais dicas no post e nos comentários em http://www.dividindoabagagem.com/2012/08/machu-picchu-dri-e-saga-da-compra-dos.html
      Boa viagem, abraço

      Excluir
  8. Olá, acabei de comprar pelo site, sem nenhummproblema!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, vc comprou pelo site oficial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Quando fui, ainda era possível comprar o ingresso para Machu Picchu na entrada do parque. Os últimos relatos dizem que a compra pelo site está ok.
      Boa sorte!

      Excluir