sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ingressos para Machu Picchu: afinal, que bancos têm Verified by Visa?



Atualizado em 28/02/13: O site oficial de venda das entradas para Machu Picchu tem tido um funcionamento precário e há períodos em que eles não aceitam cartões de crédito, o que impossibilita a compra antecipada da entrada ainda no Brasil. No caso do site oficial não estar aceitando cartões, veja outras formas de compra aqui.
Atualização (10/09/12) site oficial de venda de ingressos para Machu Picchu lançou uma nota informando que as vendas com cartões de crédito voltarão a funcionar no dia 15/09/12. A compra com cartão implicará em um custo (não achei de quanto). Acompanhe o desenrolar dessa novela aqui

Atenção, em 09/julho/12 escrevi para o call center do DRC, órgão responsável pela venda de ingressos para visitar Machu Picchu, e a informação que me deram é que as vendas online com cartão (única forma de quem está no estrangeiro pagar) estão suspensas temporariamente. Eles sugerem comprar o ingresso através de uma agência ou pedir ajuda ao pessoal do hotel. A mensagem completa está neste comentário.
Como explicado neste post aqui, o ingresso para visitar Machu Picchu deve ser comprado antecipadamente online. Visitar Machu Pichu ficou mais complicado, pois, além do número de visitantes estar limitado a 2.500/dia, só é possível finalizar a compra do ingresso se o seu cartão de crédito internacional for emitido por um banco que utilize o sistema Verified by Visa.  Não adianta ser só um cartão Visa.
Pelo site oficial do Verified by Visa no Brasil, somente os cartões emitidos pelo Bradesco estariam habilitados. Acontece que há muitos relatos de pessoas que compraram com outros cartões como, por exemplo, o do Gustavo Ortiz e do Mendonça Júnior. No último dia 04,  a Patrícia deixou um comentário dizendo que, segundo o Blog da Visa, os cartões emitidos pelos bancos HSBC e Itaú também estariam habilitados. 
Para tentar resolver de uma vez este imbróglio, liguei para a central do Visa 0800-891-3679. Eles me informaram que os bancos Bradesco, Itaú, HSBC, Citibank e Santander já estão trabalhando com o sistema Verified by Visa. Isto não explica como o Mendonça Júnior, portador de um cartão do Banco do Brasil, conseguiu comprar o ingresso, mas nos dá mais esperanças! Segundo a atendente, estas informações deveriam estar no site do Visa. Informei que a página está desatualizada, já que só menciona o Bradesco como banco emissor.
Obrigada a todos pelos comentários contando suas experiências!
Boa sorte!
Os posts das viagens ao Peru estão organizados aqui.
Foto by Lu Malheiros

10 comentários:

  1. É realmente um mistério. Comigo, utilizei dois cartões idênticos (eu e o marido) e só conseguimos comprar em um. Como compramos a ida por Ollanta e a volta por Poroy, depois de comprar a ida, não aceitavam mais o cartão. O idêntico (mesmo banco, limite, nome do cartão) também foi recusado, só conseguimos comprar a volta com um do Itaú emprestado de uma amiga. Acho este verified muito temperamental!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nívia,
      Este mistério é o que me mata! No caso das passagens de trem a coisa nem é tão ruim, pois dá para você retirar as passagens lá apresentando o cartão que fez a compra. No caso dos ingressos para entrar em Machu Picchu eles só aceitam mesmo (teoricamente) os cartões do tipo Verified by Visa...

      Excluir
  2. Menina, que novela enrolada essa do "Verified by Visa", né?
    Ainda não precisei usar meu Visa Itaú pra nemhuma compra que exige a "coisa". Espero não ter problemas quando precisar. #oremos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmem,
      Nem me fale! Ainda bem que quando fui a coisa era mais simples! E, o pior, tem um leitor lá do VnV que não consegue comprar os ingressos nem com os cartões "certos"! Vai entender...
      Bjs

      Excluir
  3. Mensagem que recebi do pessoal do DRCC:
    "Estimada Luciana
    Lamento mucho los inconvenientes ocasionados, por el momento tenemos problemas en los procesos de pago con VISA internacional y VISA en Perú, debido al incremento de adulteraciones y clonaciones de tarjetas, VISA en Perú ha suspendido el pago online, dando como resultado OPERACIÓN DENEGADA.

    Se le recomienda realizar la reserva y pago con una agencia autorizada, que puede encontrar en nuestra pagina web www.machupicchu.gob.pe en la opción CONSULTAS/AGENCIAS.
    La otra opción es que se contacte con el personal del hotel que contrato en Perú para que puedan efectuar la reserva y pago por Ud.
    No acéptanos transferencias ni otros tipos de pago desde el extranjero.
    Recuerde que toda reserva tiene 6 horas de vigencia, pasado este tiempo la reserva se cancela automaticamente.
    Agradecemos su comprensión.

    Atte.
    Syntia Magali Cama.
    CALL CENTER
    DIRECCION REGIONAL DE CULTURA CUSCO
    Facebook, Skype y Twitter: DRC Cusco Ministerio de Cultura Call Center
    e-mail: callcenter@drc-cusco.gob.pe
    Telefono: (51) 84 236061
    Direccion: Av. de la Cultura Nº238 Condominio Huascar Wanchaq - Cusco, Perú"

    ResponderExcluir
  4. Escrevi sugerindo que eles colocassem um aviso no site sobre a suspensão das vendas de ingressos online. Veja a resposta
    "Estimada Luciana
    Tiene toda la razón con respecto al aviso de suspensión de venta online, ya se remitio un documento a las áreas correspondientes, quienes esperan la aprobación para ser publicado a la brevedad posible.
    Agradecemos su comprensión.

    Atte.
    Liz Leiva Mora.
    CALL CENTER
    DIRECCION REGIONAL DE CULTURA CUSCO
    Facebook, Skype y Twitter: DRC Cusco Ministerio de Cultura Call Center
    e-mail: callcenter@drc-cusco.gob.pe
    Telefono: (51) 84 236061
    Direccion: Av. de la Cultura Nº238 Condominio Huascar Wanchaq - Cusco, Perú"

    Vamos aguardar para ver se eles vão colocar o aviso!

    ResponderExcluir
  5. Eu to indo pra la dia 19 de julho e ainda nao tenho ingresso !!! to desesperado. A minha ultima chance é ver se os parentes de um amigo peruano podem fazer o imenso, gigantesco favor de comprar pra mim (reembolso em seguida). Poxa, ir para o Peru e nao conhecer Machu Picchu é fogo né. Vamos esperar agilidade do governo peruano para contornar a situacao e nao sermos prejudicados.

    Luciano- Guaratinguetá-SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano,
      Você chega a Cusco dia 19, direto do Brasil? Se chegar antes, dá para tentar comprar o ingresso lá, mas é arriscado. O melhor mesmo é que os parentes de seus amigos comprem! Ou tentar uma agência de lá.
      O pessoal do DRC ficou de colocar um aviso na internet dizendo que o sistema do pagamento com VISA estava inoperante, mas até agora nada. Se você tiver paciência mande uma mensagem para eles reclamando e perguntando quando o sistema volta a funcionar http://www.drc-cusco.gob.pe/callcenteresp1/
      Boa sorte! Um abraço,

      Excluir
  6. Olá,

    Há possibilidade de comprar via site machupicchu.gob.pe os tíckets para a Trilha Inca? Tentei achar tal opção nas reservas mas não encontrei?
    Caso positivo, terei que contratar guias, etc, avulsos ou não precisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Nunca fiz a trilha inca e o que posso te dizer é que é preciso fazer uma inscrição online. Entretanto, pelo que eu entendi, não dá mais para fazer a trilha de forma independente, só com uma agência. Vi no site oficial de Machu Picchu que há um link para "camino inca" que está desativado, mas pode ser por conta das chuvas que caíram na região. Sugiro que você entre em contato com eles pelo call center http://www.drc-cusco.gob.pe/callcenteresp1
      A AATC tem uma lista das agências oficiais de Cusco
      Boa sorte

      Excluir