segunda-feira, 30 de março de 2009

Pegando a passagem para Machu Picchu


Atualização em 10/05/2012: Se o seu cartão não é um do tipo Verified by Visa (emitido pelo Bradesco) você pode comprar as passagens, mas vai ter que pegá-las em uma agência da Peru Rail como descrito abaixo. Para mais informações sobre a mudança, leia aqui.
Atualização em 05/01/2010: A Eliane deixou uma mensagem nos comentários avisando que não é mais preciso ir até ao escritório da Peru Rail para pegar o bilhete. Ao fazer a compra pelo site da Peru Rail o e-ticket é emitido e basta imprimí-lo e apresentá-lo no embarque com o passaporte. Mais informações aqui. Obrigada Eliane!
Mesmo tendo comprado a passagem de trem para Machu Picchu pela internet é preciso pegá-la no escritório da Peru Rail ou chegar mais cedo na estação de trem para retirá-la. Decidi ir ao escritório da Peru Rail para dormir mais um pouquinho pela manhã.
Chegar ao escritório da Peru Rail é bem fácil, basta pegar a Avenida El Sol e ir descendo.
Quando você chegar perto da praça que tem o monumento abaixo


Você vai estar diante do Mercado Municipal de Cuzco (onde, aliás, eu encontrei os melhores preços da viagem, mas isto ficará para outro post)


Pegue a rua que fica à esquerda do mercado e você logo encontrará a entrada da Peru Rail (1a. foto) . O atendimento aos passageiros é feito no prédio abaixo:




Lá dentro é tudo muito organizado com filas diferenciadas para quem já comprou a passagem ou não. O escritório estava vazio - viva a baixa temporada! - e fui atendida rapidamente.
Dicas importantes:
- Na ida, peça um lugar do lado esquerdo do trem. Na maior parte da viagem o Rio Urubamba estará deste lado e você poderá fazer fotos bem legais.
- Evite, a todo o custo, ficar no vagão A, colado à composição. Ele é mais barulhento e recebe mais fumaça.
- Lembre-se que os trens NÃO possuem ar-condicionado, afinal fazer frio é mais comum do que calor. Voltei de Machu Picchu às 15h30 e o vagão estava um forno! Pra piorar, eu estava no vagão A e o barulho e a fumaça incomodaram!
- Quando a atendente tinha acabado de emitir a minha passagem, eu me lembrei que não havia pedido um lugar do lado esquerdo! Ela me explicou que o lugar no trem é marcado pelo computador na hora da compra (a gente não fica sabendo qual é o tal lugar pela internet) porém, como havia lugar vago no trem da ida, ela emitiu um bilhete realocando-me.
Dentro do escritório da peru Rail existe uma lanchonete e banheiros limpos. Na saída, dentro ainda da Peru Rail, existe um ponto de taxi. Não sei dizer quanto eles cobram, pois fui explorar o Mercado Municipal e voltei à pé para a Plaza de Armas.

Atualização: Os posts da viagem estão organizados aqui
Atualização em 24/07/2011: Não é mais possível comprar o bilhete para entrar em Machu Picchu na entrada do Parque. Por favor, consulte o post para maiores detalhes. 
Fotos by Lu Malheiros

21 comentários:

  1. Olá Lu, estou sempre acompanhando tua viagem. Fez muito calor nos dias que estavas lá? Choveu?
    Abraços, Clarice

    ResponderExcluir
  2. Oi Clarice, tudo bem? Não achei nenhum termômetro - nem pela cidade, nem no hotel - que indicasse a temperatura em Cuzco. O dia amanhecia freco, nada abaixo de 15o.C, acho que uns 18o.C , e ao longo do dia a temperatura subia para, no máximo, 25o.C. À noite, voltava a cair, mas nada que um pulover de lã não resolvesse. Tudo depende do quanto friorenta você é.
    Eu fui no início de março, que não é considerada uma boa época , pois costuma chover muito. Dei sorte, só vi chuva 2x em Cuzco e à noite, nada que atrapalhasse. O que me contaram é que as chuvas haviam diminuido muito exatamente na semana que cheguei! As montanhas estavam todas verdinhas!
    Quando fui para Machu Picchu coloquei pullover de lã, levei capa de chuva, boné, repelente, protetor solar e coisa e tal. Cheguei em MP e fazia calor! Tchau pullover, adeus capa de chuva e dá-lhe filtro solar!
    Espero que o blog esteja ajudando.
    Um abraço e bom início de semana

    ResponderExcluir
  3. Sim o blog está ajudando bastante. Tenho um projeto de conhecer, nessa mesma vigem, o lago Titicaca e o deserto do Atacama, para o próximo ano. É um projeto ambicioso pois seria minha primeira viagem sozinha. Tenho muito a estudar e planejar. Quero nem quente, nem frio demais, para facilitar a bagagem (detesto levar mala grande :)
    abs, Clarice

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu! Acabei de chegar de Lima/Cusco e suas dicas me ajudaram bastante durante todo planejamento e durante a viagem. Só para atualizar, quem compra o bilhete do trem para Machu Pichu (Águas Calientes) pela internet não precisa mais buscá-los na Peru Rail. Basta imprimí-los no ato da compra. Beijos,

    Eliane

    ResponderExcluir
  5. Eliane,
    Muito obrigada pelo aviso! Vou fazer uma atualização lá no post!
    Fiquei feliz por saber que o blog ajudou; obrigada por dar retorno.
    Um Feliz 2010 para você e sua família!
    Abç,

    ResponderExcluir
  6. Oi Luciana,
    Interessante seu relato. Estive em Cusco, Machu Picchu, Lima e Puno em 2007 e tive mais facilidades... Logo no aeroporto fechei um esquema com a Marleny e ela fez toda essa parte que você fez sozinha, prá mim... Fiz o city tour em Cusco, o Valle Sagrado, depois ela me levou prá MP (eu tava com uma carteirinha de estudante e ainda paguei meia entrada) e eles me colocaram num hotel lá em Aguascalientes. Depois ainda me colocaram num ônibus para Puno (andei uns 400km pelo meio dos andes com um grupo de europeus) e depois voltei prá Cusco, passando por um tour de barco pelo Titicaca e pernoite em casa de família na Isla Taquile. Sempre tinha transfer me esperando e, pelo que me lembre, paguei 300USD por todo o roteiro, incluindo ingressos e até uma refeição na Isla Taquile, no Titicaca.
    Sempre tive dúvidas se eu tinha pago muito caro pelo serviço, mas pelos preços que v. postou aqui, creio que não paguei muito mais caro não. O Peru é bem barato de se visitar e a coisa mais cara que existe lá é Machu Picchu. Só ali foram 150USD, entre ingresso (40USD), Perurail (70USD) e comidas e estada em Aguascalientes.
    A viagem é fantástica!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  7. Leandrim,
    Obrigada pelo comentário.
    Em 2007 as coisas estavam bem mais baratas no Perú. A Carla do Idas e Vindas esteve lá nessa época e conseguiu fazer uma viagem bem mais em conta do que a minha! Mas, com certeza, o preço que você pagou foi ótimo! Hoje, acho que seria difícil encontrar algo na mesma faixa de preço...
    Apareça sempre!
    Abs,

    ResponderExcluir
  8. Oi Luciana,
    primeiro lugar amei seu blog, está me ajudando muito a planejar a viagem a Cuzco-Machu Pichu. Obrigada por dividir suas experiˆnecias de forma tão informativa. Algumas coisas que não encontrei e queria saber se por acaso você saberia e poderia me ajudar:
    É possível deixar a mala no hotel em Cuzco, mesmo se for dormir 1 noite em Aguas Calientes?
    Como posso saber se meu assento é do lado esquerdo do trem? (Comprei no site e não pude escolher o vagão ou assento, na ida saio de Ollantaytambo no Vistadome no vagão A e na volta de Aguas Calientes no Expedition vagão C)
    O que você recomenda levar de roupa para essa 1 noite em Aguas Calientes e MP no dia seguinte?
    Estamos indo semana que vem, dia 28 de maio.
    Obrigada desde já
    um abraço
    Paloma

    ResponderExcluir
  9. Paloma,
    Obrigada pelo gentil comentário.
    Quanto fui, não tinha como imprimir o ticket na hora da compra. Era preciso ir até a agência da Peru Rail e trocar o voucher pela passagem. Assim, consegui escolher a poltrona. Agora, parece-me que a passagem é emitida na hora da compra. Se você tiver tempo, sugiro que dê um pulo na agência da Peru Rail em Cusco e tente esclarecer a sua dúvida com eles.
    Sim, acredito que seja possível deixar a bagagem no hotel de Cusco, mas isso depende da política de cada hotel e pode envolver algum gasto. Escreva para seu hotel e pergunte. De qualquer forma, eu não deixaria nada de valor nas malas.
    Segundo o The Weather Channel http://www.weather.com/weather/wxclimatology/monthly/graph/PEXX0008, em Cusco, a temperatura varia muito em maio. A média fica entre 2 e 19 C! Acho que você pode usar isso como base para decidir que roupa levar.
    Voltando de Machu Picchu, fiquei no vagão A e não gostei muito, pois recebíamos muita fumaça da composição principal. Entretanto, a volta é pior, já que a maior parte do percurso é de subida. Acredito que o vagão C seja ok.
    Aproveite a viagem!
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  10. Luciana!
    Fizemos a viagem e foi simplismente maravilhosa!Tudo correu bem, suas dicas ajudaram muito e, como eu disse lá: Machu Picchu vale cada degrau!!!! E haja degrau.....Huayna Picchu foi outra experiência incrível e desafiadora.
    Nossos hotéis guardaram as malas sem cobrar nada, creio que já é praxe. O trem realmente agora a passagem já é emitida na hora da compra no site, não dá pra escolher assento. O vagão A do Vistadome foi tranquilo, não tinha fumaça ou barulho, recomendo esse trem para todos, o Expedition é apertado, principalmente na volta quando estamos cansados, o Vistadome valeria mais a pena......
    Grande abraço
    Paloma

    ResponderExcluir
  11. Paloma,
    Obrigada pelo retorno! Fiquei feliz ao saber que sua viagem valeu a pena!
    Uma pena que não há como escolher assento...Eu não andei no Expedition (ex-backpacker) mas achei que não valeria a pena na volta - quando se retorna à noite - pois não há como apreciar a vista. Já anotei a sua dica: voltar, também, de vistadome!
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lu,
    Estou pegando dicas incríveis no seu blog. Vou para o Peru no último final de julho. Vamos direto para Cusco, onde ficamos seis dias (de lá pegaremos o trem para Machu Picchu, mas voltaremos no mesmo dia). O que você nos aconselha a fazer nos dias restantes em Cusco, além da visita ao Vale Sagrado. Há outros passeios por ali? Outra dúvida: devemos levar dólares e ir trocando aos poucos, usar o cashpassport ou vc tem outra ideia? Como funciona esse câmbio lá? Muito obrigada e parabéns pelo blog!
    Abraço,
    Malu

    ResponderExcluir
  13. Malu,
    Ir e voltar no mesmo dia de Cusco para Machu Picchu é bem cansativo. Considere dormir uma noite em Aguas Calientes ou, na volta, ir para o Vale Sagrado.
    Acho seis dias em Cusco demais.Além do Vale Sagrado, que pode ser feito em 2 dias, só há um city tour pela cidade e arredores. Outra opção - depende do seu vôo - é aproveitar Lima. A Sylvia voltou com ótimas dicas de lá! Veja no Viaje na Viagem http://www.viajenaviagem.com/2011/02/o-que-e-que-lima-tem-a-sylvia-responde/
    Quando fui, levei dólar e troquei sem problemas. Imagino que seja tranquilo usar o cashpassaport, há vários caixas tipo ATM, mas eu não levei um.
    Boa viagem, abraço

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Gostaria de saber se o ingresso de acesso a MP precisa ser comprado antes ou é na própria entrada do parque.

    obrigado,

    darcio

    ResponderExcluir
  15. Darcio,
    Infelizmente, não é mais possível comprar o ingresso para Machu Picchu na entrada do parque. Leia mais detalhes no post:
    http://dividindoabagagem.blogspot.com/2011/07/mudancas-na-compra-de-ingressos-para.html
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Ola, gostaria de saber como faço para ir a Machu Picchu, estou achando muito cara contratar o serviço antes. Tb se tiverem dicas de hospedagem, vou em maio agora, 3 dias em Cusco. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sidi,
      Dê uma olhada em http://www.dividindoabagagem.com/2009/08/organizando-os-posts-da-viagem-ao-peru.html e leia os posts que dizem respeito a como chegar a Machu Picchu (MP).
      Além da passagem de avião do Brasil até Cusco você deve incluir nos seus gastos: trem de Cusco para Machu Picchu (ida e volta no trem mais simples - US$ 142); passagem de ônibus da base de águas Calientes até a entrada do parque (US$ 14 ida e volta em 2009, já deve ter aumentado) e para entrar no parque ( US$ 47, no preço de hoje). Total para chegar lá: US$ 203.
      O ingresso para entrar no parque tem que ser comprado pela internet, de preferência com antecedência. Contratar os serviços na hora em Cusco pode ser mais caro, apesar de maio não ser alta temporada. Atenção, pois tem gente vendendo bilhetes falsos para entrar em MP.
      Hospedagem: procure no http://www.hostelworld.com/
      Boa viagem, abraço

      Excluir
    2. Lú,boanoite,
      Como funciona o pgto(6 hs ).Pode ser pago via net?
      Obrigado
      Ricardo.

      Excluir
    3. Ricardo,
      Se não me engano, o pagamento de 6h se refere ao pagamento da reserva do INGRESSO para visitar Machu Picchu (MP), não para comprar passagem de trem (o assunto deste post). Se você está interessado em comprar o INGRESSO para MP devo avisá-lo que as vendas online para estrangeiros estão suspensas temporariamente. Por favor, leia http://www.dividindoabagagem.com/2012/07/ingressos-para-machu-picchu-afinal-que.html
      Um abraço, boa viagem

      Excluir
  17. Machu Picchu fica em qual cidade no Peru? É p um trabalho de escola, e cada um fala um lugar diferente =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      O Santuário Histórico de Machu Picchu fica em uma cidade chamada Machu Picchu Pueblo (também conhecida como Águas Calientes). Veja mais informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Machu_Picchu_pueblo

      Excluir