quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Grande Teatro Nacional do Peru, um teatro que vale a visita

Grand Teatro Nacional del Perú, Lima

Inaugurado em julho de 2012, o Grand Teatro Nacional del Perú, em Lima, não é grande só no nome, é um excelente espaço e um dos três melhores teatros em tratamento acústico do mundo. 
A primeira vez que estive no teatro foi para assistir a um concerto em 2013. Na época, não tinha lido nada sobre o teatro, e, mesmo sem ser especialista, deu para perceber que a acústica dele é ótima. 
Grand Teatro Nacional del Perú, Lima
Em julho desse ano, consegui uma vaga para uma visita guiada. As datas das visitas são publicas no site do teatro e não há data fixa para acontecerem. É preciso fazer reserva e eles confirmam o seu lugar, por email, 24h antes. A visita é gratuita e ninguém deixa gorjeta no final. Eles agendam visita em inglês para grupo maiores, porém é preciso entrar em contato por email para saber a disponibilidade.
Grand Teatro Nacional del Perú, Lima
A visita começou no foyer com a história da construção do teatro, depois subimos para o último andar para ter uma visão geral da sala. A arquitetura do teatro ficou a cargo de Alfonso de la Piedra e em sua construção foram utilizados elementos importantes para os antigos peruanos. O cobre recobre grande parte da estrutura do teatro e a pedra está presente na entrada principal. 
Grand Teatro Nacional del Perú, Lima
Os tapetes remetem a cultura pré-hispânica da costa. 
No terceiro piso há câmeras acústicas nas paredes que controlam a reverberação pretendida e cortinas que podem ser ajustadas para abafar o som.
Grand Teatro Nacional del Perú, Lima
O teatro conta com dezesseis lugares para cadeirantes localizados na platéia e no primeiro piso. Eles também possuem cadeiras de rodas para facilitar a locomoção de pessoas idosas.
O teatro abriga, ainda, salas de ensaio para o coro, a orquestra e o balé nacional que estão devidamente preparadas para  essa finalidade. 

A visita dura cerca de uma hora e faz parte de um programa para formação de público mais amplo que já conta, por exemplo, com a visita de escolares. Mais detalhes aqui.
Se conhecer o shopping Jockey Plaza estiver nos seu planos, você pode almoçar lá. Pegue táxi no outro lado da Av. Aviação, ele não deve te pedir mais de 8 soles do teatro até o shopping. 

Grande Teatro Nacional do Peru, Lima

Gostei muito de ter feito a visita guiada, mas o melhor mesmo, na minha opinião, é assistir a um espetáculo. Os ingressos ficam a venda no site do Teleticket ou nos estandes localizados nos supermercados Wong ou Metro. O único cuidado que se  deve ter, no caso de espetáculos que começam entre 17h e 20h, é com o tempo gasto no deslocamento. A região tem um trânsito caótico, cuidado para não perder a hora. Quanto à segurança na hora da saida, não se preocupe, o que não falta são táxis e há vários  seguranças do teatro por perto.
Como chegar: pegue um táxi. Há uma estação do Metro ao lado do teatro, mas ela não costuma ser útil para os turistas pois passa fora da zona hoteleira de Miraflres, San Isidro e Barranco. Não confundir o Metro com o Metropolitano
Endereço: Avenida Javier Prado Este esquina com Avenida Aviación
San Borja, Lima
Dia das visitas guiadas: Não há dia fixo é preciso acompanhar a divulgação no site.
Horário das visitas: normalmente às 10h ou 12h
Localização

Todos os posts das minhas viagens ao peru estão organizados aqui.
Fotos by Lu Malheiros

0 comentários:

Postar um comentário