quarta-feira, 25 de junho de 2014

Tailândia, três anos depois, o que mudou?

Estive pela primeira vez na Tailândia em fevereiro de 2011 e voltei em fevereiro de 2014. O que mudou nesses três anos?
1. O grande problema antes da viagem foi acompanhar a situação política do país e definir se era seguro viajar para lá. Como disse aqui o melhor a fazer é acompanhar o site e os twitters do Richard Barrow (@RichardBarrow). Chegando lá, não passamos por nenhuma dificuldade, mas mantivemos distância das manifestações. 

2. Cancelei a reserva que havia feito em um hotel próximo à região dos shoppings em Bangkok - para a segunda parte da viagem, quando ficaria sozinha - pois era um dos lugares que concentrava grande número de manifestantes. Mudei para um hotel próximo a estação Saphan Taksin do BTS e do rio Chao Phraya. Foi bom não ter feito uma reserva com pagamento antecipado!

3. O aeroporto de Survanabhumi continua excelente! Dessa vez, como viajei com um smartphone, comprei um chip no próprio aeroporto. A Patrícia do Turomaquia dá todas as dicas aqui

4. Não tem jeito, a possibilidade de você encontrar o Grande Palácio lotado é grande!

5. Andei mais de barco em Bangkok, exatamente pelo fato de ter ficado hospedada perto do Chao Phraya. Andar de barco é muito prático, te livra de engarrafamentos e o pôr do sol visto do rio é lindo, mas eu não consegui entender a variação (pequena) nos preços das tarifas cobradas, mesmo pegando o mesmo tipo de barco! Nada para se preocupar, o transporte é barato!


6. Segunda vez, também, em Chiang Mai e não poderia ter sido melhor! Me diverti com o festival das flores e a Pat me apresentou aos queridos Átila e Ludmy do ótimo Vou Contigo! Fizemos um passeio de elefantes juntos que eles contam como foi aqui. Não sou muito fã desses passeios, pois fico com receio dos animais não serem bem tratados. Ainda bem que tivemos uma boa experiência, os animais estavam em ótimo estado e pareceram ser bem cuidados.

7. No quesito compras o que me chamou mais a atenção foi a dificuldade em barganhar. Seja no Chatuchak ou nas ilhas, havia pouquíssima margem de negociação.


8. Ano do cavalo no horóscopo chinês e os shoppings estavam decorados, mas achei que o coelho (animal de 2011) tem mais prestígio entre os tailandeses! Uma ressalva, 2014 é ano do cavalo de madeira considerada uma combinação melhor do que com o elemento fogo. uma combinação considerada extremamente negativa. 

Todos os posts das minhas viagens à Tailândia e ao Sudeste Asiático estão organizados aqui

Fotos de Lu Malheiros

4 comentários:

  1. Ótimas observações. E você sabe, adoro me transportar pelo rio, mas dessa vez usei mais o BTS, que funciona muito bem também. Saudade da viagem e de você! um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ludmy,
      Eu prefiro o BTS :-)
      Vamos marcar de nos vermos quando a Pat estiver aqui! Saudades de você também!
      Bjs

      Excluir
  2. Olá, estive a primeira vez por lá em 2008, em 2009 passei 4 meses em bangkok e em fevereiro deste ano voltei! Achei o preço de comida e compras mais alto, mas em geral tudo continua mágico como sempre! Da próxima quero conhecer Chiang Rai! Ótimo blog! Melissa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melissa,
      Sim, você tem razão, as coisas estavam um pouco mais caras. Gosto muito da Tailândia e espero voltar outras vezes ao país, inclusive para visitar Chiang Rai!
      Abraço

      Excluir