domingo, 24 de julho de 2011

Mudanças na compra de ingressos para visitar Machu Picchu



[Atualizado em 28/02/13: O site oficial de venda das entradas para Machu Picchu tem tido um funcionamento precário e há períodos em que eles não aceitam cartões de crédito, o que impossibilita a compra antecipada da entrada ainda no Brasil. No caso do site oficial não estar aceitando cartões, veja outras formas de compra aqui.]
Atenção: Estão temporariamente suspensas as vendas de ingressos para Machu Picchu com cartão de crédito. Isto é, não dá para comprar o ingresso estando no Brasil. Veja mais detalhes aqui. (em 20/julho/12)
Desde janeiro/11, as coisas ficaram mais complicadas para os viajantes independentes que pretendem conhecer Machu Picchu (MP). Já não é mais possível comprar a entrada ao chegar no parque! Até aí tudo bem, mas quando fui ler o passo-a-passo, por conta de uma amiga que vai pra lá, fiquei preocupada.
Para comprar sua entrada:
1) Acesse o site específico para compra;
2) O máximo de visitantes por dia que MP está recebendo é de 2.500 pessoas;


3) No sitena aba "consultas", há um calendário indicando os ingressos disponíveis/dia. Observe que há dias em que pode não haver mais nenhum ingresso disponível.




4) Se você pretende subir o Huyana Picchu deve comprar os ingressos com muita antecedência! Os grupos de visitação são limitados a dois (o grupo 1 sai às 7h e o grupo 2 às 10h) de 200 pessoas cada um.
5) Mais uma pegadinha: O bilhete para conhecer Machu Picchu e subir o Huyana Picchu é um bilhete específico! Atenção na hora de selecionar o tipo de ingresso no site
6) Depois de feita a reserva, você tem seis horas - de novo - seis horas, para efetuar o pagamento do bilhete!
7) E a parte mais chata: só dá para concluir o pagamento online com um cartão de crédito Visa que tenha o sistema Verified by Visa. No Brasil, somente o Bradesco emite esses cartões.
8) Se você não possui um cartão do tipo pedido, pode entrar em contato com uma agência autorizada (o próprio site fornece uma lista). Caso você não esteja viajando na alta temporada, pode, também, deixar para fazer a reserva e o pagamento do ingresso quando estiver no Peru. Relembrando: depois de feita a reserva, você só tem seis horas para efetuar o pagamento!
Onde o pagamento pode ser feito:
- Agências do Banco de la Nación del Perú.
- Associação de Agências de Turismo de Cusco (ATCC) - 
  Calle Nueva Baja Nº 424, Cusco - Perú
- Direção Regional de Comércio Exterior e Turismo - DIRCETUR
- Escritório da Dirección Regional de Cultura – Cusco **
  Av. de la Cultura 238 Condominio Huáscar Cusco - Perú
- Escritório do Centro Cultural de Machupicchu - Aguas Calientes**
**Atenção: estudantes só podem comprar o ingresso nos dois últimos endereços! Não é possível comprar online! É preciso ter uma carteira da ISIC
Lista completa dos locais de pagamento aqui


Minha avaliação: Quem não possui um cartão do tipo Visa/ Verified by Visa provavelmente terá que recorrer a uma agência para comprar o bilhete para Machu Picchu. A menos, claro, que viaje na baixa temporada, mas, mesmo assim, corre-se um risco. Por outro lado, aqueles que pretendem subir o Huyana Picchu ( e conseguirem comprar o ingresso!) não precisam mais enfrentar filas sem saber se conseguirão subir ou não.
Os últimos posts da comunidade Mochileiros sobre Machu Picchu estão organizados nesse site
Em 26/05/12: : O Gustavo Ortiz  deixou um comentário avisando que conseguiu emitir os bilhetes da Peru Rail e também comprar os ingressos para entrar em Machu Picchu comprando com um cartão Visa emitido pelo Santander. O site dos cartões Visa não informa o Santander como um dos bancos do sistema Verified by Visa, mas se o Gustavo conseguiu, vale a tentativa. Obrigada Gustavo!
Os posts das viagens ao Peru estão organizados aqui.

107 comentários:

  1. Olá Lu,

    Aqui é o Guilherme que outro dia te fez perguntas sobre o roteiro pro Peru e sobre a compra de passagens pela Star Peru. Meu comentário é pra informar que consegui fazer duas compras sem o temido "Verified by Visa". Consegui comprar a passagem da Star Peru com meu cartão de crédito Mastercard Gold do Itaú. Liguei primeiro para o atendimento da Star Peru e com a reserva que as atendentes fizeram eu consegui pagar as passagens e emiti-las pelo site também.

    Consegui também comprar as entradas para Machu Pichu com outro cartão que nesse caso teve que ser de bandeira Visa, esse emitido pelo Itaucard também, mas não da minha conta no banco.

    Mas, achei muito confusa as opções do site de vendas dos bilhetes de Machu Pichu, para falar a verdade estou na dúvida se fiz a compra do bilhete certo, comprei o chamado "Ciudad Inka Mapi, mas fiquei na dúvida se comprava o que se chamava "Machupicchu y Museo" por ter um museu que desconheço a mais. Existe um museu no parque de Machu Pichu,? A diferença de preço é pequena, fiquei sem saber e comprei o primeiro. Espero que não tenha errado, porque precisei trocar passagens da Peru Rail e foi uma confusão, hehe, conto em outro comentário para não alongar mais.

    Abraços e espero que as informações sejam proveitosas!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, eu comprei minhas entradas para MP com o Visa, embora ele não faça parte desse sistema VBV, eu consegui comprar. Sugiro que mesmo que o cartão não faça parte do sistema, tentem mesmo assim.
    Eu tive problemas na Peru Rail, mas resolvi por email...eles são rápidos. Tive problemas também na Star Peru, mas para os cartões que não têm esse sistema, existe a opção de reservar por USD 30 por pessoa. Mas tem que chegar com antecedência ao aeroporto e pagar o restante do valor.
    *Gui, quanto ao tipo de entrada...eu também comprei Ciudad Inka Mapi.

    ResponderExcluir
  3. Eu estou tentando acessar o site indicado, mas não estou conseguindo... alguém tem idéia o porquê?

    Carol

    ResponderExcluir
  4. Ola,

    tambem estou tentando comprar a entrada para o parque, mas o site do DRC nao esta funcionando.

    cassinileo@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Carol e Cassinileo,

    O site direto para a compra dos ingressos para entrada em Machu Picchu é o seguinte:

    http://www.machupicchu.gob.pe/

    Como o site é muito ruim e feito em Flash, da primeira vez vai demorar para carregar, não se esqueçam de liberar as janelas pop-ups, já que quando vai visualizar a reserva e imprimir os bilhetes as janelas abrem dessa forma em pop-up.

    Como disse no meu post acima, consegui comprar os bilhetes para entrar em Machu Picchu sem o VBV (Verified by Visa), mas a compra necessariamente tem que ser feita com cartões de bandeira Visa, não consegui comprar quando tentei com Mastercard e daí efetuei o pagamento com um Visa.

    Boa sorte para vocês e boa viagem,

    Guilherme

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu!
    Machu Pichu está nos meus planos a curto ou médio prazo. Com essas informações já vi que vou ter que me preparar bem antes de ir. Eu, que tenho horror a agências de turismo :( vou ter que me render a uma delas.
    É bom ficar prevenido!!!

    ResponderExcluir
  7. Gui e Milena
    Muito obrigada pelos relatos!

    Carol e Cassinileo,
    Acho que o Gui já respondeu a dúvida de vocês. Só acrescentaria que vocês tentem entrar no site usando o navegador internet explorer.

    Claudia,
    Eles complicaram a nossa vida, né? Mas MP vale a visita, mesmo tendo que recorrer a uma agência..

    Okamix e todos os demais,
    Obrigada pela visita!

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lu,
    Tudo bem?
    Passei para te agradecer as dicas sobre o Peru. Graças a elas e a outras dos meus amigos, acabo de passar dias incríveis nesse país, que nunca antes tinha tido curiosidade de conhecer e que agora entrou decididamente na minha lista de lugares aos quais quero retornar! Quem mora em Brasília não deve perder a oportunidade de conhecer o Peru, mas tem que ser rápido, já que a Lan pretende terminar com o voo direito, pois está tendo prejuízo. Uma pena! Meu voo de volta durou apenas 3h50!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  9. Malu,
    Muito obrigada pela visita! Que bom que você gostou do país.
    Concordo, com você: quem mora em Brasília não pode perder a oportunidade.
    Abs,

    ResponderExcluir
  10. Olá estou tendo um pouco de dificuldades para comprar os ingressos para MP, segui até o terceiro passo mas nao consegui opção de pagar via cartao de crédito só por boleto.Alguem podeia me dar uma luz....
    Abs.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo,
    Estive em Lima em julho e perguntei ao pessoal dos postos de informações turísticas o que estava acontecendo com o site de Machu Picchu. Eles dizem que o sistema está ok e - segundo eles - só fica mais lento quando muitas pessoas o acessam. Porém, a verdade, é que muitas pessoas estão reclamando do site. No seu lugar eu tentaria mais algumas vezes, usando o navegador Internet Explorer, e, caso não conseguisse entraria em contato com uma agência. O próprio site tem uma lista delas.
    Boa sorte, um abraço

    ResponderExcluir
  12. Oi Lú...antes de mais nada queria parabenizá-la pelo blog...tem sido muito útil para mim...eu e meu namorado estamos indo pra Machu Picchu agora no feriado de 7 de setembro...e como tenho umas coisas pra acrescentar no nosso roteiro resolvi entrar em um blog onde avisava a mudança da compra dos ingressos e vi um comentário seu...foi onde vi que realmente que precisamos comprar o quanto antes nossos ingressos....por fim, queria ver se alguém ou até mesmo você sabe me dizer qual o roteiro que devo comprar...pelo que li nos comentário seria o Ciudad Inka Mapi....e o Huayna Picchu seria outra...nós pretendíamos fazer o passeio em dois dias, por que tinha que esperar na fila pra ver se ia conseguir subir no Huyana Picchu. Você sabe nos dizer se vale comprar duas entradas ou se em um dia da pra fazer os dois? Chegaremos dia 09/09 lá pelo meio dia e vamos embora no dia 10/10 as 16hrs...Espero ter sido clara embora tentei explicar demais...ehhehe obrigado desde já!!!
    Camila!!!

    ResponderExcluir
  13. Camila,
    Que bom que o blog tem sido útil.
    Lendo o site da compra dos ingressos, acredito que vocês devam comprar os ingressos para MAPI - Huyana 1G (7h) ou 2G (10h). Se entendi bem, MAPI é Machu Picchu e o 1G ou 2G refere-se ao horário de visitação ao Huyana Picchu. No "Comunicado Ingreso Huyana Picchu" http://www.machupicchu.gob.pe/items/Huaynapicchu.html eles dizem a tarifa para o Huyana Picchu inclui a entrada para o SH (Santuário Historico = Machu Picchu) e custam 150 soles. Na dúvida, eu escreveria para eles para confirmar!
    Pessoalmente, acho que não vale a pena comprar entrada para os dois dias, mas isso depende muito de cada um! Eu marcaria de visitar Machu Picchu (MP) no dia 10 bem cedo, às 7h, quando o SH abre. Não sei se 16h é o horário de saída do trem , se for, programem-se para sair - ao menos - 1h antes de MP. A descida de ônibus leva 30 min; vejam os horários de saída dos ônibus antes de entrarem no parque.
    Boa viagem, um abraço

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Oi Lú....

    Sim acabei que lendo outros blogs que vc recomendou no seu descobri realmente isso que vc me falou...ehehhe e tbém vi que um dia é o suficiente, como vc indicou, chegar cedo, na hr em que o parque abre e subir as 10...e dpois curti mais um pouco...mto obrigado pela resposta!!!

    Bjos =)
    Camila!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Lú...eu aqui de novo...resolvi acrescentar a minha experiência na compra do boleto pra Machu Picchu, através do site. Compramos (eu e o meu namorado) ontem no começo da tarde, e foi com um cartão Visa do banco Itaú, que não possui o Verified by Visa.... qdo fomos conferir se tinha dado certo, dizia que ainda estava pendente de pagamento...Ligamos para a operadora do cartão e verificamos que já tinha sido debitado, porém no site dizia que só estava reservado. Esperamos passar a tal 6 hrs para consultar de novamente, mais ainda dizia a mesma msg. Hoje de manhã fomos conferir e pra nossa surpresa, dizia que estava cancelado! Ligamos mais uma vez pro banco, que afirmaram novamente que já estava debitado na próxima fatura! Mandamos um email para eles (site da compra)...e hrs despois obtivemos resposta e deu tdo certo...imprimimos nossas entradas e agora é só esperar o dia da viagem!!! Acredito que essa colaboração venha a ser útil!

    Obrigado,

    Camila!!

    ResponderExcluir
  17. Mylla,
    Muito obrigada pelo retorno! Que bom que você conseguiu comprar o ingresso! Vou incorporar as suas informações ao post (não hoje, pq estou enroladíssima!).
    Boa viagem, abraços,

    ResponderExcluir
  18. Não consigo acessar o site para comprar os ingressos.

    ResponderExcluir
  19. Recife,
    Muitas pessoas têm reclamado do site. Use o navegador internet explorer e tente várias vezes! Lembre-se que, teoricamente, a compra só é possível comprar com um cartão Visa verified by Visa.
    Abs,

    ResponderExcluir
  20. Pessoal,

    Pra quem vai agora, baixa temporada, não se desespere. Compre por lá mesmo. Se for fazer Huayna, a não ser que tenha um único dia para fazer o passeio, compre alguns dias antes. A temporada européia está acabando e se olhar no site, ainda tem ingresso pra tudo, com exceção de Huayna amanhã e sábado (dias mais procurados).

    Explicação que achei no site do Mochileiros sobre os ingressos:

    Re: Preços para Entrada em MP, Caminho Inca e Sítios Arqueológicos

    Mensagempor Afonso Pena » 01 Ago 2011, 22:19
    Eu liguei para o Call-center do site do governo, esclareci algumas coisas:

    1. Os bilhetes para Machu Picchu dão direito à:
    Ciudad Inka MAPI - Cidade de Machupicchu apenas
    Machupicchu y Museo - Cidade de Machupicchu e Museu em Aguas Callientes
    MAPI-Huayana 1G - Cidade de Machupicchu e Huayanapicchu, de 07:00 às 09:00 AM;
    MAPI-Huayana 2G - Cidade de Machupicchu e Huayanapicchu, de 09:00 às 11:00 AM;
    MAPI - Montaña - Cidade de Machupicchu e Templo de la Luna;

    http://www.mochileiros.com/precos-para-entrada-em-mp-caminho-inca-e-sitios-arqueologicos-t42481-15.html

    Eu vou estar por lá na semana do dia 20. Vou monitorar o site e tentar comprar bem pertinho da data, por alguma agência. Pra quem quer baratear o processo, tem várias dicas legais no site do mochileiros.

    Boa trip!

    ResponderExcluir
  21. Fabiana,
    Muito obrigada pelo seu comentário!
    E, sim, o site mochileiros é uma ótima fonte de informação!
    Abraços, boa viagem

    ResponderExcluir
  22. alguem foi para MAPI Montaña? é facil..vale a pena?

    ResponderExcluir
  23. Anônimo,
    Eu não estive no Huyana Picchu, mas o pessoal do Sunday Cooks http://sundaycooks.com/ esteve lá há pouco. Eles ainda não começaram a postar, mas não custa nada perguntar lá no blog.

    ResponderExcluir
  24. Em primeiro lugar, parabéns pelo blog! Ele tem sido extremamente útil na preparação da minha viagem ao Peru! Tenho, no entanto, uma dúvida. Tentei por diversas vezes comprar o ingresso pra MP pelo site mas sempre dá erro na hora de concluir o pagamento com cartão de crédito (o meu cartão tem o sistema Verified by Visa). Quando vou checar a disponibilidade para janeiro, o calendário do mês todo aparece em branco. Isso significa que os ingressos acabaram ou que os bilhetes para 2012 ainda não começaram a ser vendidos?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Prezada Maria Tereza,
    Grata pelo gentil comentário.
    Se o seu cartão é do Bradesco - o único que tem o sistema Verified by Visa no Brasil - você deve, antes de tudo, tentar fazer a compra usando outro navegador. Às vezes, os sites não funcionam bem no Chrome, Firefox ou versão velha do Internet Explorer.
    Se nem assim der certo, você pode:
    a) escrever para o call center do Ministério do Turismo Peruano (eles costumam responder logo) http://www.drc-cusco.gob.pe/callcenteresp1/ ,
    b)consultar seu banco para saber se houve algum tipo de bloqueio ou
    c)entrar em contato com uma agência local e pedir para eles efetuarem a compra (costuma ser mais caro). Além do gasto extra, o grande problema de contratar uma agência local é que eles costumam pedir que se envie o dinheiro via Western Union ou transferência bancária, métodos nada confiáveis. O ideal seria fazer o pagamento via PayPal.
    Dei uma olhada no site e me parece que eles ainda não liberaram os ingressos para 2012. Quando não há vagas, aparece um "zero" na data correspondente.
    Aproveito para lembrá-la que janeiro é mês de chuvas na região.
    Boa sorte e boa viagem! Volte se precisar de mais ajuda.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  26. Muitíssimo obrigada pelo retorno! Entrei em contato com o Call Center e fui informada que as passagens para 2012 ainda não começaram a ser vendidas - isso deverá acontecer dentro das próximas semanas. Ficarei, portanto, no aguardo!
    Mais uma vez, obrigada por mais uma dica utilíssima!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Lu,
    Por favor tire uma dúvida: não quero fazer trilha longa em Machu Picchu, sei que vou sair de Aguas Calientes para lá, passarei o dia. então pensei em voltar no dia seguinte e conhecer mais um pouco, sem fazer trilhas de 01 dia ou mais. è possível?
    Pbga.,
    Célia Regina

    ResponderExcluir
  28. Célia Regina,
    Eu não fiz trilha nenhuma em Machu Picchu, só peguei um guia para me conduzir por lá http://dividindoabagagem.blogspot.com/2009/04/pegando-o-onibus-para-machu-picchu.html
    Gostei de ter um guia só para mim e, depois do passeio, ainda tive um tempo para ficar no parque por conta própria.
    Sugestão: talvez seja melhor você dormir em Aguas Calientes, acordar cedo (Machu Picchu abre às 6h) e ficar o dia todo lá. Leve lanche. Digo isso, pois a entrada não é barata e você precisaria de 2 ingressos...
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  29. Lu,
    Pelo q estou lendo, um dia em machu picchu, uma vez que não vamos fazer nehuma trilha longa é o suficiente para conhecermos, mesmo que neste dia a gente suba Wayna Picchu, porque dá tempo em 01 dia chegando cedo. certo???
    Obga, e bom fds

    ResponderExcluir
  30. Célia,
    Isso! Chegando às 6h e saindo às 17h - ou um pouco antes dependendo do horário do trem - me parece suficiente.
    Abs,

    ResponderExcluir
  31. A venda dos ingressos para Machupicchu em 2012 foi liberada, mas ainda não consegui comprar. :( Já tentei vários cartões e nada. Você sabe me dizer se o nome do cartão tem que ser o mesmo que fez a reserva? A reserva tá na meu nome, mas estou tentando pagar com o cartão do meu irmão, pq o meu é Master. OUtra pergunta... precisa apresentar o cartão de crédito na hora?

    ResponderExcluir
  32. Polliana,
    Você tentou com cartões VISA do Bradesco(único que tem o sistema Verified by Visa)? Não acho, mas NÃO tenho certeza, que o nome do dono do cartão tenha que ser o mesmo da reserva (poderia atrapalhar as agências).
    Se você conseguir comprar o ingresso não é preciso apresentar o cartão na hora em entrar em machu Picchu. Para o embarque no TREM, se o seu cartão não for "verified by visa", eles pedem que você apresente o cartão.
    Sugiro que você escreva para
    http://www.drc-cusco.gob.pe/callcenteresp1/ e tire suas dúvidas quanto a compra do ingresso diretamente com eles.
    Boa viagem, abraço

    ResponderExcluir
  33. Lu, finalmente eu consegui comprar os ingressos. Achei que não ia conseguir nunca. Obrigada pela dica. Voltei só para dizer que confirmei no callcenter deles (perguntei em português mesmo) e eles disseram que não preciso apresentar o cartão de crédito na hora, só mesmo o passaporte.
    Acabei comprando com o cartão do meu pai, que é Bradesco. Então ficou comprovado que o nome na reserva não precisa necessariamente ser o titular do cartão. :)
    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  34. Polliana,
    Muito obrigada pelo retorno. Fico feliz que você tenha conseguido comprar os ingressos! Aproveite!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  35. Olá, comprei passagem pela Star Peru com American Express, queria saber se algum de vocês teve problema por causa das tarifas? Isso porque em outros blogs algumas pessoas tiveram problemas na LAN na hora de embarcar, a companhia alegava que tarifas menores eram só para peruanos. No caso da Star Perú, aconteceu esse problema com algum de vocês? Achei tarifas bem baratas.

    ResponderExcluir
  36. Victor,
    Estive de novo em Lima em julho de 2011. Comprei as passagens LIma-Arequipa pela Star Peru. Como o meu cartão não era um Visa do tipo Verified by Visa eles me cobraram um sinal de US$ 15/trecho (não é um valor a mais!) no ato da compra. Assim que cheguei, fui a uma loja da Star Peru para pegar os bilhetes. O valor cobrado foi exatamente o que estava indicado no site, na época da compra. Só é importante que você leve a mensagem deles enviada por email com o código da reserva.
    Se tiver mais alguma dúvida, por favor, escreva.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu,
      estrangeiros pagam o imposto de 18% sobre o valor da passagem?
      Abraço.
      João.

      Excluir
  37. João,
    Ih! Não sei nada desses 18%! Só posso te dizer que paguei exatamente o valor da passagem que apareceu na hora da reserva!
    Lamento não poder ajudar mais!
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, obrigado pela atenção!
      No site da Star Peru aparece esse imposto de 18% somado ao valor da passagem, além da taxa de embarque.
      Abraço.
      João.

      Excluir
  38. Oi Lu! Espetacular o teu blog!!!! Parabéns. Por favor, estou pensando em ir para o Peru em setembro de 2012. Iria de Porto Alegre numa quinta feira(20/09) e voltaria numa terça pela manhã(25/09). É possível visitar Lima + Cuzco + Machu Pichu neste período tão curto? Como é voar na Star Peru? Como o vôo da Taca chega as 10h da manhã em Lima, não consigo pegar vôo na Star Peru, no mesmo dia. Quantos dias passaria em Lima? Desde já agradeço sua atenção. Abraços Ricardo

    ResponderExcluir
  39. Teu blog é o melhor que existe na net..sobre MP. Estou indo me Abril, e gostaria que vc me desse uma dica, se possível...Vale a pena uma estadia de um dia em Ollanta, para subir a MP no dia seguinte? Outra coisa, quando se compra o ingresso para subir a montannha para ver MP de cima, pode-se continuar no parque elcológico o dia todo?
    Leo

    ResponderExcluir
  40. Ricardo,
    Infelizmente, acho que você não dispõe de tempo para conhecer tudo o que gostaria. Até é possível conhecer Machu Picchu nesses poucos dias, mas leve em consideração que você enfretará muitas horas de viagem até Cusco. Ao chegar, a recomendação é não marcar nenhum passeio para o 1o. dia por conta do risco do mal da altitude.
    Para ir para Machu Picchu você ainda vai gastar (saindo de Cusco), só no trem, 3h para ir e 4h para voltar!
    Voei de Star Peru no trecho Lima-Arequipa-Lima e gostei muito! Só acho que você deve checar se incluir o trecho Lima-Cuzco na passagem internacional não sairia mais em conta. Aliás, se você for viajar com o tão pouco tempo, acho que DEVE fazer isso, pois, caso haja algum atraso em um dos vôos (por qualquer razão) suas passagens estão garantidas.
    Qualquer dúvida, por favor, volte a escrever.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  41. Leo,
    Acho que vale a pena dormir em Ollanta (ou em Aguas Calientes) para chegar mais cedo em Machu Picchu (MP). Aliás, se você pretende visitar MP até 15 de abril, leia o comunicado da Perurail https://www.perurail.com/en/ Até essa data, o percurso Cusco-Aguas Calientes será feito parte de ônibus (até Ollanta) e parte de trem (de Ollanta até Aguas Calientes). Mais um motivo para você sair de Ollanta!
    Fazer o trajeto Cusco-MP-Cusco no mesmo dia é possível (foi o que fiz!) mas cansativo. Você vai ficar mais tempo viajando do que em MP.
    Quanto ao ingresso, sim, é possível continuar no parque depois de ter subido ao Huyana Picchu!
    Boa viagem, um abraço

    ResponderExcluir
  42. Bom dia pessoal,
    Consegui comprar o ingresso de acesso a Huaynapicchu. Vou em junho para o Peru, e estou tentando acertar as coisas desde já. Falta apenas a reserva de um hostel em Lima. Tem alguém que irá neste mês? Espero ter uma boa estadia como o pessoal tem comentado aqui no site!
    Apenas uma dúvida, vale a pena contratar um guia para conhecer a montanha?

    Abraços a todos os colegas viajantes
    Julio Correa

    ResponderExcluir
  43. Tentei comprar duas passagens de Cuzco para Lima com o meu cartão Visa emitido pela Caixa Econômica. Sem sucesso. O q fiz foi o seguinte: Mandei um e-mail para a única agência q vende as passagens dessa empresa aqui no Brasil q fica lá em Rio Branco/Acre. O nome da empresa tá lá especificado no site da Star Peru. Eles responderam o meu e-mail prontamente, informando o número da conta para transferência. Então, logo depois de feita a transferência, eles me enviaram os bilhetes eletrônicos para o meu e-mail. Fiquei aliviado. Acho q é mais em conta do que pagar a taxa de reserva, q aliás desconhecia.

    Júlio, eu tô indo em abril. Vou chegar no sábado pela manhã, dia 31/03/2012, mas já no domingo vou pra Paracas. Reservei o Hostel Che Lagarto. 7,2 dólares a diária pelo site, Pense! Já fiquei nesse hostel em Buenos Aires, Montevidéu e El Calafate e gostei muito. Outra alternativa é o Loki, muito conhecido. Tanto um quanto o outro fica no bairro Miraflores, o mais indicado para vc ficar.

    ResponderExcluir
  44. Carlos,
    Obrigada pelo depoimento.
    Quando estive em Arequipa em julho/11 (ainda não escrevi sobre essa viagem) tentei comprar com a agência da Star peru em Rio Branco. A desvantagem é que o preço da passagem sairia bem mais caro que o indicado no site.
    Como meu espanhol é compreensível, liguei para Star Peru via skype e tirei minhas dúvidas. A taxa de reserva é um SINAL, NÃO uma taxa extra. No meu caso, pegar as passagens em uma das agência da Star Peru em Lima não foi um problema. O único cuidado que tive foi levar cópia da mensagem enviada por eles com o número da minha reserva.
    Boa viagem um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa opção é realmente boa, já q o valor é um sinal, e nao uma taxa extra. Mas, eu tb liguei pra Star Peru, agora em fevereiro, dizendo que queria comprar, reservar e a moça nao fez nenhuma referência a esse tipo de transação.

      OLha, o preço que paguei comprando pela agência foi o mesmo que tava lá no site. Não paguei nada a mais. Analisando agora, estranho né? rsrs

      Minha viagem quase deu pepino pq não achei mais trem algum pra Machu Picchu, isso até sexta. Mas Graças a Deus, a empresa Viajes Pacifico conseguiu pra mim, após quase 15 dias, tentanto, vendo se caía algum bloqueio. Só ontem recebi a resposta q havia conseguido o trem expedition na ida e o vistadome na volta. Faço o tour Vale Sagrado e já fico em Olhataytambo e de lá já me mando pra Aguas Calientes, durmo lá e no outro dia cedinho subo o Hyanna Pichu. Na volta, tb, trem só até Olhataytambo. Aì pego um busu e vou pra Cuzco, heheheh.

      Excluir
  45. Julio,
    A dica do Carlos Santiago me parece boa. Nunca fiquei no Che Lagarto, mas já ouvi bons comentários deles. Dê uma olhada no Forum Mochileiros sobre hostal em Lima. Aliás, o forum é um bom espaço para você trocar idéias com quem viajará na mesma época que você.
    Não subi ao Huyana Picchu, mas dizem que é lindo! Contratei um guia para conhecer Machu Picchu. Não acho que seja indispensável, mas gostei. Falo um pouco do meu guia em http://www.dividindoabagagem.com/2009/04/pegando-o-onibus-para-machu-picchu.html
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola!!! eu achei indispensavel o guia, pois explicou tudo pra nós! paguei 25 soles numa guia em novembro de 2011, foi baratissimo, vc encontrará ate por 25 dolares.

      Eu tentei comprar pelo site do governo e nao consegui!!! deu problema no final, nao sei explicar porque! comprei entao por uma agencia de viagens aqui em vitoria / ES onde resido. e paguei carissimo! uns 200 reais ou mais. chegando la, tres dias antes, acabei conseguindo comprar direto no local certo e ainda paguei meia em soles, e a agencia me devolveu o dinheiro pois nao encontrei a agencia de la que vendeu pra do brasil.

      fiquei super preocupada em nao conseguir entrar tb! mas acabou dando certo! sugiro que tentem comprar pelo site e se chegar a cusco dias antes do dia programado pra ir a MP, pode ser que se consiga a entrada, mas realmente é arriscado pois imagino que as agencias comprem um tanto tb! espero ter contribuido! beijos

      Excluir
  46. Carlos Santiago,
    Muito boa a notícia de que a agência da Star perú está cobrando os mesmos preços do site! Obrigada!
    Fico feliz que você tenha conseguido a passagem a tempo! Tenho certeza de que vai gostar muito de Machu Picchu!
    Boa viagem, um abraço

    ResponderExcluir
  47. Bom dia
    pretendo viajar em maio para o Peru, visitarei MP e gostaria de saber qual horário é melhor para ir, os da 7h ou das 11?

    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu,
      O Santuário (ou parque) de Machu Picchu fica aberto de 7h às 17h. Imagino que você esteja perguntando sobre o melhor horário para subir ao Huyanna Picchu (uma das montanhas que podem ser visitadas). Sugiro que você suba logo no primeiro horário e que use o resto do tempo para visitar o parque.
      Um abraço

      Excluir
  48. Oi Lu, oi Carlos e todo pessoal. Como vou em julho estou querendo comprar as passagens de trem antecipadamente. Carlos, por onde comprou? Pessoal, alguém sabe se tem horário Cuzco-àguas Calientes à noite e voltar também à noite? De Ollitaytambo para Cuzco é fácil conseguir ônibus? Há como comprar antecipadamente também? Oi Carlos, acho que queria fazer algo como você fez, passando pelo Vale Sagrado, você comprou tudo pela agência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Harlley,
      Compre as passagens de trem pelo site da Peru Rail https://www.perurail.com/en/ Lá voc~e verifica, também os horários disponíveis. No dia em que simulei, não havia ida para Aguas Calientes à noite.
      Deve ser possível ir de ônibus de Ollantaytambo para Cusco, mas o melhor - e não tão caro - é tentar negociar um táxi.
      Um abraço,

      Excluir
  49. Oi Lu!
    Pode me ajudar com uma dúvida? Estou vendo para comprar o ingresso para o começo de setembro de MP + Huyana Picchu. No valor desse ingresso já consta o transporte de Cuzco até MP ? Ou preciso providenciar para chegar lá por ex as 7h? Seria o trem + onibus?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo,
      O preço do ingresso para Machu Picchu não inclui nenhum transporte, somente a entrada para visitar o parque/santuário e, no seu caso, a subida ao Huyana Picchu.
      Nenhum trem saindo de Cuzco ou Ollantaytambo (Vale Sagrado) chega a Machu Picchu (Aguas Calientes) às 7h. O trem que chega mais cedo a Aguas Calientes (AC) sai de Ollantaytambo às 8h e chega às 9h24.
      Como você quer subir o Huyana Picchu a solução é dormir em AC na véspera da visita. Considere ainda que você precisará pegar um ônibus de AC para a entrada do parque e que este percurso leva cerca de 30 min.
      Gastos fixos, além da passagem de avião:
      - Trem (veja o site da Peru Rail para mais informações https://www.perurail.com/en/index.php)
      - Ônibus até a entrada do parque http://www.dividindoabagagem.com/2009/03/dicas-para-quem-vai-para-machu-picchu.html
      - Ingresso para o parque.
      Boa viagem, um abraço

      Excluir
  50. Olá, td bem? Estou indao mais um grupo de 6 pessoas, para Machu Pichu em julho.. Vc sabe me dizer qe essa Huyana Picchu é uma trilha dificil?? POis fiz uma cirurgia recente, e na epoca da viagem estare apenas com 6 meses de cirurgia.. Sera q da pra fazer ou é muito tensa??
    Abraços,
    Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela,
      Eu não subi o Huyana Picchu, mas te diria, pelo que já li, que a dificuldade é média. Algumas pessoas podem achar o esforço pior por conta da altitude. O melhor que você tem a fazer é conversar com seu médico.
      Um abraço,

      Excluir
  51. Ola Lu,
    Nossa seus posts tem me ajudado muuuuito a organizar monha viagem, vou a MP dia 25 de junho, compre o ingresso pelo site do governo e tal com o cartao visa do Bradesco, emitiram um Boleto eletronico que diz "pago de boleto eletronico" e "pago exitoso", mas nao emitiram nenhum ingresso, sera que so isso basta para entrada no parque no dia?,,,
    um Abraco,
    Clarisse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clarisse,
      Para imprimir seus ingressos você precisa entrar no site http://www.machupicchu.gob.pe/ e clicar em "check in" . Coloque o código de reserva que o site deve gerar o boleto. Não custa lembrar que você precisará mostrar o passaporte/junto com o ingresso para entrar em Machu Picchu.
      Fiquei contente ao saber que o blog tem ajudado na organização da sua viagem! Espero que tudo corra bem!
      Um abraço

      Excluir
  52. Lu Malheiros
    agradeco suas consideracoes . e de extrema utilidade seu blog . estou contando com ele na organizacao da minha viagem
    Abraco
    Ana Lucia

    ResponderExcluir
  53. Ana Lucia,
    Obrigada pelo gentil comentário! Espero que você faça uma ótima viagem!
    Abraço,

    ResponderExcluir
  54. Bom dia! Estou tentando comprar meu ingresso para entrar em Machu Picchu. Fora a questão da administradora do cartão (o meu é Visa administrado pelo HSBC), eu não consegui descobrir em que moeda é o valor da entrada. É em dolar mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Normalmente, as pessoas só conseguem comprar o ingresso com um cartão de crédito do tipo Verified by Visa emitido pelo Bradesco. Há casos isolados, como o do Gustavo que conseguiu comprar com um cartão do Santander.
      Os preços estão em nuevos soles (moeda local) e só para conhecer Machu Picchu cobra-se 128 nuevos soles = US$ 47. Se você ainda quiser subir ao Huyana Picchu o valor sobe para US$ 55.
      Caso você não consiga comprar seu bilhete online, entre em contato com uma agência de turismo autorizada. Na página http://www.machupicchu.gob.pe/ clique no link "consultas" e, no pé da página, em "agências". Vai aparecer uma lista com toda as agências autorizadas.
      Estudantes não conseguem descontos online.Leia as regras em http://www.machupicchu.gob.pe/items/estudiantes.html
      Boa viagem, um abraço

      Excluir
  55. Gente, o pessoal tem que desbloquear os cartões para a função internacional .... Fiz, comprei e estarei la no dia 29/06/2012....
    Boa viagem a todos!!

    ResponderExcluir
  56. Estou tentando pagar os ingressos pelo meu Visa internacional do Itau, mas naaaada. Já falei com minha gerente, pedi para liberar para compra internacional... só agora vi esse detalhe, tem que ser Bradesco. Tenho medo de perder a reserva, pois a viagem para o Peru está toda marcada. Lu, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Tente comprar a entrada para Machu Picchu em uma das agências autorizadas pelo governo peruano http://www.peru.travel/br/planeje-sua-viagem-8-6
      O Mendonça Junior deixou um relato no Viaje na Viagem http://www.viajenaviagem.com/2011/07/machu-picchu-limita-visitantes-ingressos-agora-sao-vendidos-online/#comment-216666 dizendo que conseguiu fazer a compra com um cartão que não era do tipo Verified by Visa. Mas, como você não está conseguindo fazer a compra, acho melhor mesmo procurar uma agência.
      Um abraço

      Excluir
  57. Lu, vou a Cusco no dia 21 e volto dia 29. Estamos em 4 pessoas. Apenas compramos as passagens de avião ida/volta. Gostaríamos de fazer uma trilha até MP de +- 3 dias. Também gostaríamos de conhecer Aguas Calientes e voltarmos a Cusco de trem. Qual trilha vc nos indica e qual roteiro de viagem nos aconselha? já que temos q comprar nossos bilhetes e passagens de trem. Poderia nos auxiliar nesta tarefa? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe,
      Infelizmente, acho que não ajudarei muito, pois não fiz a trilha inca.
      O governo peruano limitou o acesso à Machu Picchu, inclusive o número de pessoas fazendo a trilha. Salvo engano, a trilha inca está limitada a 500 visitantes por dia, incluindo guias e ajudantes! A reserva deve ser feita com meses de antecedência! Não sei se eles aceitam viajantes independentes, sem guia!
      Procure por mais informações no site mochileiros.com O site http://www.machupicchu.gob.pe/ tem mais informações, mas, até agora há pouco, o link para "camino inca" não entrava...
      Dê uma lida neste post aqui do Turomaquia http://turomaquia.com/como-chegar-ate-machu-picchu/ ela fala de trilha inca.
      Se você vai viajar este mês, corra! Julho é alta temporada. Se não conseguir fazer a trilha, considere conhecer Machu Picchu pelo método convencional, indo e voltando de trem. De qualquer forma, será preciso decidir logo, pois as passagens de trem devem estar acabando...

      Excluir
  58. Estou com tudo comprado. Mas as entradas para MP está praticamente impossivel. Nem com cartão internacional bradesco estou conseguindo..por favor me passe um LINK onde eu possa comprar essas entradas!!!!! parabens
    vou dia 11 d agosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elenis,
      A compra dos ingressos para visitar Machu Picchu estão suspensas para estrangeiros. Digo isto, pois, para estrangeiros a única forma de pagamento é com o cartão Visa Verified by Visa, mas as vendas com esses cartões estão suspensas! Eles já deveriam ter colocado um aviso no site. O jeito é comprar por intermédio de uma agência de turismo.
      Para mais detalhes, leia o post http://www.dividindoabagagem.com/2012/07/ingressos-para-machu-picchu-afinal-que.html
      Vou colocar um aviso desta suspensão aqui também (pensei que tivesse colocado em todos os posts relacionados, mas esqueci logo deste...)
      Boa sorte, um abraço

      Excluir
  59. oi Lu, nao sei se é aqui o lugar para deixar meu comentario, na verdade duvida, estou vendo no site que vcs indicaram para compra de ingresso para MP, sem ser o oficil estou na duvida sobre a hora para a compra dos tickets na verdade nao entendi direito, tem 2 horarios 1 de 7 as 8 e outro de 10 as 11, para a montanha Wayna pichu, bem iremos chegar no santuario e temos somente 1 hora para conhecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelinha,
      Para subir o Huyana Picchu, você pode escolher entre 2 grupos. O primeiro que tem acesso à montanha ente 7 e 8 da manhã e o segundo de 10 às 11h. Os horários se referem ao horário de ingresso na trilha do Huyana Picchu, não ao tempo que você tem para ficar lá. Recomendo pegar o horário das 10h, mais cedo é provável ter mais neblina.
      Antigamente, as senhas para subir o Huyana Picchu eram distribuídas para quem chegasse primeiro. A Luisa do Arquivo de Viagens foi nessa época. De qualquer forma, vale a pena você ler o relato dela em http://www.arquivodeviagens.com/huayna-picchu/ Calcule cerca de 2h30 só para subir e descer o Huyana. Machu Picchu fecha às 17h.
      Boa viagem, um abraço,

      Excluir
    2. Lu, muito esclarecedora sua resposta vou comprar para ir na de 10h sim! Agora que horas vc acha de devo entrar no Parque, queria me programar conhecer com calma e depois descer, ah vou com meu enteado de 13 anos e meu marido.

      Excluir
    3. Michellinha,
      Machu Picchu abre às 6h e o primeiro ônibus de Águas Calientes para lá saí às 5h30. Pensem primeiro no bem estar de vocês: se vocês não estiverem cansados e dispostos a acordar cedo, ótimo, cheguem bem cedo quando há menos pessoas; se não, nenhum problema, comecem pela visita ao Huyana Picchu e depois visitem o parque com calma.

      Excluir
  60. Lu Malheiros,

    Vc sabe dizer se é possível sair do Parque de Machu Picchu, almoçar no Sanctuary Lodge, e retornar às ruinas de Machu Picchu sem problemas?

    Estou indo para Cusco no mês de agosto e estou planejando fazer o bate-volta pra Machu Picchu de forma independente. A pergunta é pra eu me planejar melhor sobre os horários dos trens e pq a Peru Rail está com uma parceria com o Hotel para venda dos tickets da viagem + buffet no Sanctuary Lodge.

    Parabéns pelo blog! Está muito massa e com ótimas informações!

    Valeu!
    André Dantas.

    ResponderExcluir
  61. André,
    Acho que não vai ter nenhum problema por 2 motivos:
    1) Se não fosse permitido a Peru Rail não venderia o pacote e
    2) A cláusula de venda dos ingressos para Machu Picchu (MP) diz "El boleto electrónico otorga el derecho de ingreso al Parque Arqueológico de Machupicchu en la fecha que indica el mismo (...)" Em nenhum momento eles falam que, no mesmo dia, você está proibido de entrar no parque mais de uma vez.
    Apesar de ser proibido levar alimento para MP eu levei um lanche (não foi um piquenique) que comi lá dentro e não deixei lixo, claro. O almoço no Sanctuary Lodge tinha fama de não ser muito bom, mas espero que por US$ 32/pessoa ele tenha melhorado! Dê uma olhada no tripadvisor para ver o que o pessoal fala.
    Boa viagem, um abraço

    ResponderExcluir
  62. Lu Malheiros,

    Antes de realizar o questionamento aqui no blog, tinha enviando um email para o Sanctuary Lodge levantando algumas questões, inclusive a dúvida de sair e retornar ao Parque de Machu Picchu durante o almoço no hotel. O interesssante é que, apesar de ter enviado o email para o Sanctuary Lodge, recebi a resposta diretamente do responsável pelas reservas da Peru Rail.

    A resposta não foi muito animadora, pois, segundo a Peru Rail, não é possível retornar ao parque caso o visitante saia para o almoço.

    Seguem abaixo o email e a resposta:

    ##############################

    André Vieira Mon, Mar 18, 2013 at 1:26 PM
    To: perures.fits@orient-express.com

    Señores,

    Vi que hay una promoción de ustedes con Perú Rail que es un almuerzo incluido en Machu Picchu.

    Tengo algunas dudas y ayudarlos a preguntar:

    1) Este bufé, que se sirve en el restaurante del hotel Machu Picchu Sanctuary Lodge?

    2) El almuerzo será servido en qué momento?

    3) Se puede salir del parque de Machu Picchu, el almuerzo en el hotel y luego volver al parque?
    Le doy las gracias por todas las explicaciones.

    ¡Gracias!
    André Dantas


    Daniel Calderon Tue, Mar 19, 2013 at 6:50 PM
    To: a.dantas@gmail.com

    Estimado Sr. Dantas

    El buffet se da en el Hotel Sanctuary Lodge, se sirve entre las 11:30am a 3:00pm, no es posible salir de parque y volver a entrar.


    Saludos Cordiales,


    Yuliana Limo M.
    Ejecutivo de Reservas
    PeruRail
    Alcanfores 775, Lima 18, Perú
    T 51 1 625 4848 Ext. 1001
    F 51 1 447 5926
    www.perurail.com

    ##################################

    Já não estava animando muito em pagar $32 por pessoa nesse buffet, depois dessa resposta, acho que vou levar um lanchinho na mochila mesmo! Hehehe!

    Valeu!
    André Dantas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre,
      Muito obrigada! Vou confirmar essa informação com a DRC Cusco. Li com calma a regra dos ingressos para Machu Picchu e não encontrei nada que diga que você não pode sair do parque no dia para qual comprou o ingresso! A informação sendo confirmada, vou atualizá-la nos post correspondentes! imagina se você não escreve para o Sancturay Lodge?
      Mais uma vez, obrigada!!
      Recebendo a resposta da DRC Cusco (que gerencia os ingressos) coloc aqui
      Um abraço,
      Luciana Malheiros

      Excluir
    2. De nada, Lu Malheiros!

      Confirma mesmo com o DRC Cusco que a informação deles é a mais confiável mesmo!

      Fico no aguardo!

      Valeu!
      André Dantas.

      Excluir
    3. André,
      Mandei uma mensagem para a DRC no dia 19 mesmo e até agora eles não me responderam. Está estranho, pois eles costumam responder rápido. Se não tiver resposta até segunda (25) vou escrever de novo!

      Excluir
  63. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  64. André,
    Liguei para o Call Center da DRC Cusco já que eles não tinha me respondido. Não sei se ainda pode te ajudar, mas você pode entrar e sair de Machu Picchu quantas vezes quiser! Veja a resposta deles:
    "Estimada Luciana
    No se preocupe, el boleto es valido por un solo día y el usuario puede entrar y salir las veces que desee a la Ciudad Inca de Machupicchu, previa acreditación del boleto de ingreso en la puerta de control de Machupicchu, el horario de ingreso es de 6:00 a 16:00hr y la permanencia hasta las 17:00hr
    Si tiene alguna otra consulta o duda, escribanos.

    Atte.
    Liz Leiva Mora
    CALL CENTER
    DIRECCION REGIONAL DE CULTURA CUSCO
    Facebook, Skype y Twitter: DRC Cusco Ministerio de Cultura Call Center
    e-mail: callcenter@drc-cusco.gob.pe
    Telefono: (51) 84 236061
    Direccion: Av. de la Cultura Nº238 Condominio Huascar Wanchaq - Cusco, Perú"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa, Lu Malheiros!

      Creio que esse esclarecimento possa ajudar vários outros viajantes!

      Valeu!
      André Dantas.

      Excluir
    2. André,
      Se você almoçar no Sanctuary Lodge, volte para contar como foi!
      Um abraço,

      Excluir
  65. Lu, quando estive em MP, em 2011, comprei um pacote que dava direito ao almoço. Então, depois de fazer toda a caminhada pelo Parque almocei e voltei ao Parque só pra ficar sentada, curtindo a paisagem.

    Achei que valeu a pena, pois as filas na hora de voltar são enormes,a gente tá cansado, com fome, enfim, é caro, mas considerei um "mimo" que eu merecia.

    Abs, Rosyane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosyane,
      Obrigada pelo comentário! Pelo que entendi a comida era ok, certo?
      Um abraço,

      Excluir
  66. Boa tarde, eu fiz a compra do ingresso para machupichu, mas comprei no dia errado. Vc sabe como faco para cancelar ou mudar o dia?? Obrigada. Lorena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorena,
      O jeito é entrar em contato com eles via Call center http://www.drc-cusco.gob.pe onde eles tem um formulário próprio. Na dúvida envie um email também para callcenter@drc-cusco.gob.pe
      Um abraço

      Excluir
  67. Olá, Lu,

    Só gostaria de avisar a quem visitar seu blog (ou até mesmo para você atualizar a informação, caso queira), que eu consegui comprar nesta semana tanto os bilhetes de trem quanto a entrada pra Machu Picchu + Huayna Picchu com um cartão de crédito Santander. Não precisei colocar nada além das informações básicas (código de segurança, dados gerais do cartão). Tem que esperar a página recarregar umas 3 vezes, e pronto!

    Você também pode reforçar pra galera que o número da reserva tem que ser muito bem anotado, porque senão não se consegue imprimir o bilhete... Nas minhas buscas vi gente que achava que o bilhete de reserva já era o efetivado (sem nem ter pago!), e gente que reclamou não ter recebido via e-mail. E não se recebe mesmo! Dá pra imprimir várias vezes pelo site, mas por e-mail não vem.

    É isso!! Boa viagem pra todos!!

    ResponderExcluir
  68. Katy,
    Muito obrigada pelo retorno! O site de compra para os ingressos para Machu Picchu (MP) é de lua: tem dia que está ótimo, tem dia que não funciona. Decidi colocar avisos nos posts avisando dessa instabilidade, mas fico feliz por você ter conseguido comprar sem problemas.
    Devo fazer um outro post no fim do mês com mais dicas de MP e vou incluir essa sua ótima dica do número da reserva, ok?
    Boa viagem! Um abraço

    ResponderExcluir
  69. Dica importante para ingresso de Machu Picchu: Comprei o ingresso de Machu Picchu SEM o Verified by Visa. É simples, basta entrar no site http://www.ticket-machupicchu.com/ e comprar com o Visa NORMAL. Fui com minha esposa em outubro de 2012 e foi tudo certo. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno,
      Muito obrigada pela dica. Ela já foi dada por ouro leitor e está no post http://www.dividindoabagagem.com/2012/08/machu-picchu-dri-e-saga-da-compra-dos.html
      De qualquer forma,é sempre bom lembrar!
      Abraço,

      Excluir
  70. Ola!
    Parabéns pelo blog muito esclarecedor, para esses "marinheiros de primeira viagem". Estou planejando minha viagem para o fim do ano e gostaria de saber se o santuário está aberto a visitas no dia 1 de janeiro.
    Alguém já foi nessa data?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Machu Picchu não fecha. Na verdade, em 2010, acho teve que fechar por conta do intenso volume de chuvas http://www.dividindoabagagem.com/2010/01/chuvas-na-regiao-de-machu-picchu.html . Desde então, atrilha inca fecha em fevereiro preventivamente.
      O único problema que vejo em ir em 01 de janeiro (além do fato de que costuma chover um pouco) é que os ingressos podem demorar a aparecer no sistema. Se não me engano, ano passado, eles só começaram a vender os ingressos para janeiro no final de dezembro!
      Boa viagem, um abraço

      Excluir
  71. Vocês sabem se posso comprar os ingressos do parque para minha mãe e meu irmão com meu carão de crédito? Vale lembrar que não estarei viajando com eles e pelo que entendi lendo no site, o viajante deverá apresentar o cartão de crédito e documento de identidade do comprador. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo,
      Sim, pode. Não é preciso apresentar o cartão com o qual a compra foi feita. O sistema imprimi uma entrada individual e é preciso apresentá-la junto com uma identificação.

      Excluir
  72. Lu, parabéns pelo blog. Vou a MP tenho porém apenas 5 dias para viagem (RJ/LIMA/CUZCO/MP) é aconselhável algum medicamento para ajudar a evitar o mal de altitude uma vez que não disponho de muito tempo para aclimatação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Leia o post http://www.dividindoabagagem.com/2009/03/cuzco-o-mal-da-altitude.html
      Não faça muita coisa no 1o. dia em Cusco!
      Um abraço

      Excluir
  73. Olá,

    Andei por aqui nos últimos dias e foi bastante útil

    1)Fechei o aéreo do Brasil direto a Cuzco chego no dia 04-11
    2)fechei o trem Poroy/machupichu/poroy no Perurail sem nenhum problema, na hora vc ja recebe o pdf da reserva (fiz com cartão internacional visa/bradesco)
    3) comprei o ingresso machupichu+huyanapichu e foi rápido e fácil,
    só que depois que paguei percebi que por falta de atençao minha o País de nacionalidade saiu como Afeganistan e não Brasil, vou ter que
    tentar contato para perguntar sobre essa questão e se pode me causar problemas, neste momento o site do governo Peruano está fora do ar (havia um aviso na pagina comunicando isso) então vou ter que aguardar 48h para tentar resolver este problema, volto para deixar mais informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivi,
      Que bom! Quanto à questão da nacionalidade, se você tiver dificuldade de contato, mande uma mensagem para o DRC Cusco http://www.drc-cusco.gob.pe/index.php/contacto/formulario-contacto
      Eles costumam responder rápido. Acho é fácil entender que houve um erro na nacionalidade, mas não custa nada tentar resolver a questão antes de ir.
      Boa viagem.
      Um abraço

      Excluir
  74. Lu,

    Agradeço sua atenção, eu encontrei esse endereço e escrevi no final de semana, recebi rapidamente retorno do callcenter, na verdade estou impressionada com o profissionalismo dos peruanos e agilidade nos retornos, vou ficar no Inkarri por indicação do blog me responderam super rápido extremamente atencioso, Gostei!! Confesso que quando comecei a planejar essa viagem estava disposta a fazer tudo por agencia porque pensava ser mais seguro, mas com tanta atenção e resolvendo todos estes pequenos detalhes de forma tão tranquila me sinto super segura em ter planejado tudo sozinha, sem contar a economia.

    Tenho uma dúvida vi em algum post que do hotel até a estaçao Poroy se pode ir de taxi, gostaria de saber se no retorno chegando na estaçao a noite consigo táxi para o hotel fácil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivi,
      Desculpe-me a demora para te responder. Estava viajando e seu comentário ficou perdido aqui!
      Há vans que saem de Poroy e te levam para Cusco veja em http://www.dividindoabagagem.com/2009/04/saindo-de-machu-picchu.html
      Não é complicado pegar táxi. Você pode pedir para alguém do hotel marcar com um radio táxi dele esperarem voc~e lá. Veja dica http://www.dividindoabagagem.com/2009/04/trem-de-poroycuzco-para-aguas-calientes.html
      Um abraço

      Excluir
  75. Gostaria de saber se alguém já comprou o ingresso para Machu Pichu pela Decolar.
    Obrigada
    Maria Aparecida Moreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparecida, pergunte lá no Viaje na Viagem, talvez alguém tenha usado. A princípio, é uma agência de viagens virtual e deveria ser confiável.
      Abraço

      Excluir
  76. Oi Pessoal, tudo bem?
    uma das novas regras para entrar ao santuário de Machu Picchu.
    De 1 de Julho de 2017 e por 2 anos, o tempo de permanência em Machu Picchu é regulada com base em dois turnos nos seguintes horários:

    Primeiro turno: das 06:00 às 12:00 horas o Segundo Turno: 12:00 às 17:30 horas.

    Todos os visitantes devem fazer a sua visita em um dos turnos estabelecidos. O reingresso não é permitido à Machu Picchu, salvo motivo de força maior.

    O descumprimento de horários estabelecidos provoca a retirada do visitante e guia apoiada pelas autoridades competentes.

    espero ajude a alguém!

    ResponderExcluir