domingo, 11 de julho de 2010

Blogs de Viagem: Como Usar

Apesar de ter um blog, sinto-me muito mais usuária/leitora de blogs/sites de viagem do que blogueira. Por outro lado, a experiência de manter um blog deu-me um pouco da perspectiva do outro lado, isto é, de quem escreve. Tendo em mente estes dois papéis, ousarei dar algumas dicas de como os blogs/sites de viagem devem ser usados pelos leitores:
1. Não escreva em letras MAIÚSCULAS. Na internet isto é igual a gritar. Péssimo começo.

2. Não peça sugestões genéricas como: "Para onde devo ir nas férias?" ou  "Quero um roteiro de 20 dias na Europa com crianças, manda pra mim?".
3. Leia atentamente os posts relacionados ao assunto de seu interesse antes de fazer uma pergunta. Muitas vezes, ela já foi respondida anteriormente.
4. Escolha o post mais adequado para fazer sua pergunta.
5. Não repita pergunta em dois posts distintos. É desnecessário.
6. Não peça resposta por email. Nos blogs as respostas são dadas nos comentários para uso de outros leitores que podem estar interessados no mesmo assunto.
7. Não espere encontar todas as repostas para suas dúvidas em um único local. Programar uma viagem, apesar de muito prazeroso, dá trabalho e - dependendo do tipo de informação requerida - é preciso pesquisar em diversos blogs/sites. O google é um ótimo aliado. O Blogs de Viagem reune material de mais de seis mil posts organizados por destino. Não existe oráculo, ok?
8. As repostas a uma pergunta variam de entre os blogs/sites. Os serviços de hotéis, restaurantes, cias. aéreas e outros podem oscilar muito. Posso ter tido uma experiência ótima no hotel "x", mas isto não é garantia de que tudo sempre corra bem. Imprevistos acontecem mesmo nos serviços 5 estrelas. Quando o assunto é hotel, sugiro ler as revisões do tripadvisor para pautar a decisão.
9. Voltou de viagem? O blog/site foi útil? Dê retorno da sua experiência ainda, ou melhor, principalmente, se ela for diferente da do autor do blog/site.
10. Não tem tempo? Acha muito chato esse negócio de pesquisar em blogs/sites de viagem? Nenhum problema. Você pode fazer uma excelente viagem comprando um pacote! Dá muito menos trabalho e nem por isto você vai se divertir menos!
Acho que todos blogueiros gostam de receber comentários. As observações acima não foram feitas com o intuito de reprimi-los!
Atualização: me perguntaram, por DM no twitter, por qual blog/site eu começaria. Pelo Viaje na Viagem (VnV), claro. Por quê? Por ele ter o melhor conteúdo de viagens que conheço. O Ricardo Freire (Riq) conseguiu agregar um número expressivo de trips que comentam e contribuem ativamente com o site. Além disso, ele arruma tempo para responder a zilhões de perguntas. Assine o RSS dos comentários para ter uma idéia! Eu canso só de ver. Como se não bastasse, ele faz um trabalho de divulgação incrível dos blogs de viagem com direito a posts e um blogroll maravilhoso que pode ser encontrado aqui.
O Aquela Passagem também precisa ser citado. As dicas do Rodrigo Purisch fizeram que eu conseguisse passagens a preços ótimos e, também, me ajudaram a escolher a melhor forma de acumular milhas no cartão. Sempre aprendo alguma coisa lendo o Aquela Passagem.
Para concluir, se você não quer comprar um pacote e quer dicas específicas de viagem, encomende um "Guia Personalizado Matraqueando" com a Silvia Oliveira. Eu mesma nunca encomendei, mas tenho certeza que o trabalho é de primeira qualidade.
Este blog não publica posts patrocinados.
Foto by Lu Malheiros

63 comentários:

  1. Lu,
    CLAP CLAP, PARABÉNS PELO POST! hahaha, to brincando.

    Não conhecia seu blog ainda.. vou dar uma fuçadinha nele agora. :)
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Muitas verdades.

    Na regra 9 eu diria: sempre dê um retorno, mesmo sendo a mesma opinião. É estimulante.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!!

    Sempre que visito um Blog procuro deixar um comentário. Todo mundo que se a o trabalho de manter um Blog(Da trabalho) adora receber um feedback. Afinal todos nos poderíamos escrever diários de viagens e quardar as informações para nos mesmos. Mas não queremos ser egoístas a esse ponto. Mas leitores por favor quando fizerem perguntas pensem um pouco antes!! Já recebi cada pergunta que ate tive que começar a moderar os comentários

    Ótimo post

    ResponderExcluir
  4. Cheguei aqui atraves do RT do Oscar sobre o post. Adorei as regrinhas e podia bem ser mandado pra uma certa pessoa que comentou essa semana num blog "famoso". ehhehe.
    Acho que muita gente esquece que blog é comunidade, não é revista ou agencia de turismo. Só fica bom se todo mundo participar, comentar, mas também prestar atenção nessas regrinhas fundamentais. :) Parabens!
    Estou te linkando pra voltar e te visitar com mais calma.

    ResponderExcluir
  5. Lu, parabéns pelas regras muito bem colocadas!
    Tem muita gente que acha que os blogs são agências de viagem e que os blogueiros sabem todas as respostas. O que fazemos é passar as experiências e dicas, ficando a cargo do leitor decidir o que é melhor para ele.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Fantástico, Lu!! ( eu só não estou entendendo o por quê de você estar colocando todas estas regras....aconteceu alguma coisa recentemente que fez com que você tivesse esta vontade???....rsrsrs).
    Beijo grande,

    ResponderExcluir
  7. ADOREI, Lu. Post MAIS do que necessário!!!
    super beijo

    ResponderExcluir
  8. Pensando bem!!

    Só faltou comentar o tema "patrulhamento de posts" né Marcie?? rsrs

    ResponderExcluir
  9. Sensacional!!! Parabéns Lu. Tomara que dê resultado. Verdadeira utilidade pública. Beijos.
    Vera Lúcia

    ResponderExcluir
  10. Post sensacional, parabéns! Acho que é isso que todos os blogueiros de viagem desejam.Adorei. Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns,
    Excelente orientações, com certeza muito útil para todos os viajantes e visitantes de Blogs de Viagem.
    Infelizmente pouco nos retornam suas experiências.
    Mas quem sabe um dia chegamos lá.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, incrível a clareza e praticidade com que você escreveu algo que todos sempre quiseram dizer!
    Como uma recém blogueira, quase sem experiência, amei!!!
    Parabéns, arrasou!

    ResponderExcluir
  13. Hahahaha, adorei o número 02. O que aparece de gente, tipassim "to indo pra Itália, quero dica de hospedagem, passeios e bate-e-volta". Muito bom o post! :-)

    ResponderExcluir
  14. SENSACIONAL, Lu!!! (Hahaha... A intenção foi gritar bem alto mesmo!!!) :D

    ResponderExcluir
  15. Muito bom MESMO!!!! (sim, o meu MESMO ta gritando bem alto propositadamente :mrgreen: )

    ResponderExcluir
  16. Vou repetir o que todos já disseram mesmo... Ótimo post, Lu! Como o Viaggiando não é um grande site, eu praticamente não tenho problemas, só prazer. E trabalho, é claro! Mas o que vemos nos blogs que acompanhamos tira qualquer um do sério! Acho que único jeito de aguentar é ignorar essas pessoas que não entendem o espírito dos blogs de viagem.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Nossa, dá vontade de copiar e colocar no meu blog, rs. Muito bom!!! Acho que você falou muito bem por todos que temos blogs de viagem!!! Show!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu,
    Também fiquei com vontade de colar no meu bloguinho. Perfeito!

    ResponderExcluir
  19. Pessoal,
    Obrigada pela visita e pelos comentários! Vocês são muito gentis.
    Bjs para todos,
    Lu

    Cris,
    Obrigada! E eu preciso visitar o seu blog!

    Priscila,
    Você tem razão, o retorno é bom e anima o blogueiro. Por outro lado, eu mesma demorei muito tempo para tomar coragem e comentar!

    Oscar,
    Deve ser muito desagradável ter que moderar os comentários... Ah! Adorei o post do Hotel Hershey! Ops! Não deixei comentário

    Claudia Beatriz,
    Eu não acompanhei o bafafá que rolou, mas percebi por um comentário do Gabe Britto que tinha alguma coisa.

    Alessandro A.,
    Acho que algumas pessoas querem tudo prontinho, mastigado demais. Melhor baixar as expectativas, né?

    Marcie,
    Como eu respondi para a Claudia, eu não entendi bem o bafafá que aconteceu mesmo sabendo que estava rolando algo. O que me motivou mais foi que uma ex-aluna minha fez uma pergunta daquelas em um post sobre Viena. Eu já tinha passado umas dicas para o marido dela que não as repassou para a mulher...

    Denise, Vera Lucia, Roberta Ristori, Gustavo, Natália, Ana Catarina e Vicente
    Valeu!

    Sílvia,
    Fiz uma atualização no post e coloquei um link para o Matraqueando. O jabá é de graça.

    Carla e Mari,
    Muito obrigada, meninas! As carinhas do WordPress fazem falta!

    Camila,
    Eu mantenho o Dividindo a Bagagem por hobby e recebo poucas perguntas. Mas, depois do blog, alguns amigos se interessaram por saber como “esse mundo funciona”. Receio que muitos não saberiam “se comportar como se deve” e, eu mesma, me pego fazendo cada pergunta!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo post! Muito útil! ;)

    ResponderExcluir
  21. Aliás, gostei do seu blog como um todo! Vou add ao meu. Sou estudante de doutorado na Europa. Resolvi fazer um blog para fividir minhas experiências com viagens e comentar algumas dicas. http://blogscla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. perfeito!! Você conseguiu sintetizar de forma elegante e divertida tudo o que um administrador de blog de viagem gostaria de dizer! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  23. Ótimo post, útil e objetivo !! Facilita a vida de todos!! Tanto do leitor como do blogueiro!! Bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá, Lu Malheiros! Tudo bem?

    Nós, do Mundi, realizamos uma pesquisa na busca de pessoas influentes que se interessam por viagens e tudo o que diz respeito a isso, e chegamos até o seu blog. Como percebemos que você e seus leitores curtem este universo, achamos que o "Divindo a Bagagem" tem tudo a ver com o motivo do nosso contato.

    Estamos realizando em parceria com o ViajaNet a promoção “O Viajante do Mês” (http://bit.ly/viajantedomes), na qual premiaremos a pessoa que enviar a melhor avaliação sobre qualquer destino que já tenha visitado. O prêmio é um final de semana em Buenos Aires, com passagens e estadia pagas, e com direito a um acompanhante.

    Gostaríamos muito de poder contar com a sua colaboração. Se puder nos ajudar divulgando a promoção em seu blog, de modo que seus leitores tomem conhecimento dela e possam concorrer, informe-nos para que possamos lhe enviar um release para que assim, você possa apresentá-la como achar melhor.

    Para participar também de nossas próximas ações promocionais, envie-nos seu nome completo, endereço e e-mail. Assim, você poderá ser selecionada para curtir várias outras promoções com prêmios exclusivos para formadores de opinião.

    Aguardamos o seu retorno, ok?

    Um abraço,
    Equipe Mundi
    http://bit.ly/twitter-mundi
    redesmundi@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Marco e Antonio&Ellen,
    Muito obrigada pela visita! Que bom que vocês gostaram!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  26. Boa! Assino embaixo. No meu blog já apareceu até gente querendo saber como avaliar o preço de um terreno em Arraial do Cabo (no post que eu fiz sobre Arraial)...
    Virei imobiliária. Pode?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Lu, achei o guia tão bom que linkei o seu post no AV.

    Abs!

    ResponderExcluir
  28. Ótimas dicas!!Sinto-me na mesma situação que você: de blogueira e leitora e vejo que há muita falta de comunicação entre as duas partes.
    Acho que este post vai ajudar muita gente...pelo menos eu espero!

    ResponderExcluir
  29. Arthur,
    Muito obrigada pelo link! Fiquei toda prosa de estar no cinto de utilidades do Agora Vai! Já te agradeci lá também!

    Deisoca,
    Obrigada pela visita. Ainda vou ter que comer muito arroz com feijão para me sentir blogueira. Sou leitora, com certeza, e com muito orgulho.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  30. Lu,

    Perfeito!

    Excelentes dicas para quem está começando, eu mesmo acabei de cometer uma indelicadeza no meu blog, uma leitora perguntou quanto gastei na viagem de Rondônia a La Paz, como achei específico, respondi por email (hehehe). Lendo e aprendendo!

    Parabébs!

    Beijo

    ResponderExcluir
  31. Uia, que honra ser mencionada aqui com o Guia Personalizado Matraqueando! Muuuito obrigada! :-)

    ResponderExcluir
  32. Orlani,
    Pois é, às vezes, a gente dá uma derrapada, mas é normal!

    Silvia,
    Quem mais eu poderia citar? E vou logo avisando, no dia que bater aquela preguiça, quem vai encomendar um guia sou eu!

    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Oi Lu,
    Puxa vida, este post é sensacional, principalmente para os novatos como eu. O item 9 veio me dar um puxão de orelha. Planejei muita coisa da minha última viagem para a Turquia com dicas da blogosfera do VnV. Vou correndo agradecer a todos e dar feed back.
    Bjs

    ResponderExcluir
  34. Flora,
    Como falei para o Orlani, a gente dá uma derrapada às vezes. Supernormal. Mas tenho certeza que todos vão gostar do seu feedback!
    Apareça, bjs,

    ResponderExcluir
  35. Eneida e Ana Catarina,
    Não sei o que o blogger fez com o meu comentário para vocês, mas respondendo: vocês podem transcrever este post para os respectivos blogs. Só peço que coloquem a devida citação/ créditos e, por favor, avisem aqui qual o link, ok?
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  36. Oi Lu, tudo bem? Achei seu blog super interessante! A propósito também tenho um blog sobre viagens..se quiser dê uma passadinha lá pra conferir: www.culturadecor.blogspot.com

    Um abração

    ResponderExcluir
  37. Evelyn,
    Obrigada pela visita e pelo comentário.
    Vou passar lá no teu blog!
    Abraço,

    ResponderExcluir
  38. Lu, esse post tinha aparecer em primeiro lugar em toda e qualquer pesquisa sobre viagens e blogs no GOOGLE!!!
    Adorei! ;)

    ResponderExcluir
  39. Paula*,
    Obrigdada pelo comentário! Eu não tô com essa bola toda, mas achei que as dicas ficaram legais!
    bjs,

    ResponderExcluir
  40. oi lu, adorei isso! vou colocar um update la no meu post com o link. bjos

    ResponderExcluir
  41. Mariana,
    Obrigada pela visita! Que bom que vc gostou!
    Bjs

    ResponderExcluir
  42. Oi Lu,
    Estou indo pra buenos dia 09 de setembro.Como já ficou piegas esse coment,aq no blog heim!!Nós brasucas invadindo terras portenhas.
    Gostaria de saber se em Setembro ainda estará frio?Ainda mais para mim q sou Carioca,qualquer 20 graus é frio.Pq da ultm vz q fui Aí,foi em Maio do ano passado,estava começando o frio,e desta vz estou indo com minha tropa de meninas poderosas.Filhasss,mãe,marido,gato e piriquito rsrs.Tenho q saber oq levar,não quero pagar o mico por causa das malas.Com crianças qualquer viagem é outra historia.Mais como tá o clima?Como estou levando a minha Mãe,vou tentar abusar dela e dar uma saidinha a noite com o maridão,uns beijinhos e um bom vinho não faz mal.não é...E os outlets?São aqueles de cordoba.(Aguille com gurruchaga)?Posso ir nesses mesmos?O free shop é o da saida de buenos para o brasil ou o de chegada a buenos q é mais enconta?Pq os da q acho q não é.Obrigado pela ajuda q vc dá aq no blog para tds nos.Adorooo Bjss e aguardo sua resposta Dani

    ResponderExcluir
  43. Oi Lu,
    muito oportuno o seu post! Vou recomendar a leitura no meu blog Buenos Aires para Niños com dicas para quem está na cidade com crianças.
    bj.

    ResponderExcluir
  44. Fernada,
    Obrigada pelo gentil comentário.
    Só uma coisinha: faz tempo que eu não vou a Bs. As e, aqui no blog, ainda não tenho nada sobre a cidade...
    Bj,

    ResponderExcluir
  45. Dani,
    Desculpe-me a demora para te responder.
    Acho que houve algum engano: como disse para a Fernanda, faz tempo que não apareço em Buenos Aires.
    Os blogs:
    Buenos Aires, queridos da Mariana http://myvillacrespo.com/
    Buenos Aires para Niños da Fernanda, http://buenosairesparaninos.blogspot.com/
    Viaje na Viagem do Ricardo Freire,
    http://www.viajenaviagem.com/americas/buenos-aires-ricardo-freire/
    Idas e Vindas da Carla Portilho
    http://www.idasevindas.com.br/
    Tem ótimas dicas de Buenos Aires e, mais, possuem indicações de muitos outros blogs para te ajudar na pesquisa.
    Tenho certeza de que sua viagem será maravilhosa e lamento não poder ajudar mais...
    Abs,

    ResponderExcluir
  46. Oi Lu,
    Obrigado pela ajuda e desculpe pelo trabalhinho,opss.
    Agora,já q vc não vai a algum tempo,a Buenos,fica aqui o convite,e ve se da uma voltinha por terras dos nossos Hermanos...Bjsss Dani

    ResponderExcluir
  47. Olá Lu. Tudo bem?

    Meu nome é Annia e trabalho na Edelman, agência de comunicação da cia. aérea KLM.

    Vi este seu post sobre dicas de como usar blogs de viagem, além de, obviamente, o seu blog ser voltado para viagens e afins e gostaria de dar a dica da Baggage Label da KLM. Esta campanha da KLM permite que você customize suas tags de bagagem gratuitamente, com imagens do seu álbum de fotos ou do banco de imagens da KLM.

    Para fazer a sua, basta acessar a fan page da KLM Brasil no Facebook (http://www.facebook.com/KLMBrasil) ou o hotsite http://baggagelabel.klm.com, seguir as instruções e crar suas etiquetas de bagagem customizadas. A KLM envia duas unidades, inteiramente grátis, para sua casa! Aproveite!

    Qualquer dúvida, por favor, me avise.
    Abraços!
    Annia Vuolo
    (annia.vuolo@edelman.com)

    ResponderExcluir
  48. Realmente estes sao os 10 mandamentos para tornar a vida do leitor-blogueiro mais fácil e produtiva! Vc conseguiu resumir a etiqueta basica na blogosfera e nao eh soh valido pra blogs de viagem nao...
    bjs

    ResponderExcluir
  49. Nossa! seu blog é muito! Mas muito interessante!!
    Amei e ja tou seguindo! *-*
    Hugs Paula!

    ResponderExcluir
  50. Deiatatu,
    Obrigada pela visita! Pena que as "gafes" acontecem com mais frequencia que a gente gostaria, né?

    Paula,
    Que bom que gostou! Volte sempre!
    Abs,

    ResponderExcluir
  51. URGENTE...RS
    PRECISO DE SUA AJUDA, EU VI SEU COMENTARIO SOBRE O http://www.condorviajes.com/ EU COMPREI UMA PASSAGEM POR LA, MAS POR ENQUANTO ESTA SO COMO RESERVADO, EU COMPREI DE LIMA PARA CUZCO, PELA TACA...
    E DEMORADO ASSIM MESMO?
    ME AJUDE
    RS
    ABCS

    ResponderExcluir
  52. Zen,
    Entre em contato com eles. Quando comprei a passagem fiz a transação via email/fax(envio do número do cartão e cópia passaporte) e eles me enviaram o bilhete aéreo por email.
    Boa sorte!
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  53. Amei o seu post.
    Depois de visitar um lugar bonito no Rio de Janeiro também me fez querer criar um blog sobre viagens ... Na verdade, eu senti vontade quando li o comentário do Oscar em seu blog: "Afinal todos nos poderíamos escrever diários de viagens e quardar as informações para nos mesmos. Mas não queremos ser egoístas a esse ponto."

    Então vou tentar fazer um blog com minha pouca esperiência de viagens mas que talvez ajude a alguém

    ResponderExcluir
  54. "simplesmente mulher",
    Vou ficar de olho no seu blog! Que bom que você se animou a escrever. Sucesso!
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  55. Bacana Lu, também me sinto como você mais leitora ...mas o importante é estarmos sempre trocando.
    Valeu...

    ResponderExcluir
  56. Inês,
    Obrigada pelo gentil comentário!
    Boas Festas,

    ResponderExcluir
  57. Oi Lu, que bela aventura o seu blog! O seu jeito de contar as suas viagens é delicioso e nos leva junto com você. Quando tiver um tempinho vem me fazer uma visita no http://www.naprovence.com ou no http://www.temporada.naprovence.com
    Quem sabe anao trocamos os links. Um grande abraço e até breve!

    ResponderExcluir
  58. Ana,
    Vou fazer uma visita ao seu blog, sim.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  59. Oi Lu, prazer em conhecê-la! (virtualmente)
    descobri agora, por acaso, teu blog e gostei muito!
    Já faz algum tempo que leio muiiiitos blogs de viagem, me comunico com poucos infelizmente. Esse ano resolvi criar o meu e compartilhar as pesquisas que sempre faço antes de viajar, ainda está MUITO no começo, tenho muito por fazer e aprender ainda. Não manjo quase nada de blog como escritora, meu negócio sempre foi ler, rsrs. Mas gosto de desafios =))
    Deixo aqui meu endereço, espero um dia contar com tua visita:
    http://arquitetandorotas.wordpress.com
    Parabéns pelo teu, gostei demais!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda,
      Já passei no seu blog! Gostei! Não desanime!
      Abraço,

      Excluir
  60. OLA LU, ADOREI SEU BLOG, MUITAS DICAS.. MAS AINDA TENHO UMAS DUVIDAS... ESTOU INDO AGORA FINAL DE MES PRA MACHU PICCHU E CUZCO NA VOLTA
    NAO COMPREI PASSAGEM DE CUZCO ATE M PICCHU AINDA , NEM OS INGRESSOS PRO SITIO ARQUEOLOGICO. PRETENDO IR NO SITIO NO DOMINGO. CONSIGO INGRESSOS NO DIA? EH CONFIAVEL A COMPRA DESSES VIA NET.? OBRIGADO E BOA VIAGEM PRA NOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ademir,
      Providencie o mais rapidamente possível as passagens de trem e o bilhete para entrar em Machu Picchu. O ingresso para visitar Machu Picchu deve ser comprado com antecedência pelo site oficial http://www.machupicchu.gob.pe/ . Não existe mais a possibilidade da compra na entrada de Machu Picchu. Você vai na alta temporada e corre o risco de não achar passagem e/ou ingresso para o dia que quer.
      A compra do ingresso para visitar Machu Picchu é a parte que costuma ser mais complicada. Há vários posts falando a respeito e que estão listados em http://www.dividindoabagagem.com/2009/08/organizando-os-posts-da-viagem-ao-peru.html
      Por favor, procure não usar letras maiúsculas, pois elas significam que você está gritando, ok?
      Boa viagem,

      Excluir