domingo, 4 de julho de 2010

Caxambu

Eu adoro Caxambu! Acho que as pessoas têm preconceito com as cidades do Circuito das Águas e acabam não as visitando.
Comecei a frequentar Caxambu por conta de um congresso que, normalmente, acontece lá todo ano. Deixei de ir ao congresso, mas continuei visitando a cidade. É verdade que as opções para quem gosta de curtir à noite devem ser poucas, mas, como eu vou lá para descansar, não me incomodo.

O ponto alto da cidade é o Parque das Águas que estava todo florido em novembro passado.

As flores azuis aí embaixo (eu não entendo nada de flores) cercam o prédio do Balneário Hidroterápico.

O Balneário Hidroterápico ficou fechado por 3 ou 4 anos para reforma e foi reaberto agora em junho. A construção é muito bonita e o interior mais ainda. Considero-o mais charmoso que o de São Lourenço . Dizem que a reforma demorou por tentarem manter as características originais da construção. As fotos que tenho de lá são antigas e não estão em formato digital, desculpem. A foto abaixo é de Cleber Moraes e foi retirada daqui.

Há, claro, diversas fontes de água e em número maior do que as encontradas no Parque de São Lourenço.
Muitas árvores do parque são da mesma família da árvore símbolo do Canadá. Um charme!

Da última vez que estive lá, a cidade estava bem animada com um encontro de motociclistas.
E o coreto da cidade é uma graça!

Está a fim de uma pizza? Ou, quem sabe, uma sopinha? O Agostini, restaurante do Hotel Lopes, é muito bom!
Outras dicas:
- Para se chegar a Caxambu, vindo do Rio, pega-se a via Dutra até Engenheiro Passos e entra-se na BR354 que passa por Itamonte. Essa estrada é pista única e repleta de curvas! Quem tem estômago fraco vai precisar tomar um remedinho.. Para saber como chegar vindo de São Paulo e outros pontos de Minas, veja aqui.
- Antes de ir, procure se informar se a cidade estará recebendo algum congresso/ evento, ocasião em que hotéis e pousadas costumam lotar e o preço da hospedagem - quando se acha - é caro.
- Se você não gosta de frio, evite ir no inverno.
- Para mim, o maior problema da cidade são os hotéis. Existem vários mas, apesar do atendimento costumar ser simpático e atencioso, as instalações deixam muito a desejar.
- Como falei acima, o restaurante Agostini é bom. As porções costumam ser caprichadas e o preço em conta.
- Uma opção de comida a quilo (há outras) é o restaurante Sputinik, simples, mas com comida caseira e saborosa.
- No centro, pertinho do coreto, há uma pastelaria pequena, mas com um pastel delicioso.
- Não abuse das águas minerais do parque. O resultado pode ser desastroso, ainda mais se combinado com a comida local que é um pouco pesada (toucinho, torresmo, comida preárada com gordura de porco, pão de queijo e outros)
- Em frente ao Hotel Bragança, há várias lojas que vendem desde doces a roupas.
- O Balneário Hidroterápico é divino! Não perca!
- Há várias cidades próximas que podem ser visitadas por quem está de carro como, por exemplo, São Tomé das Letras, São Lourenço e Aiuruoca . Aliás, eu ainda quero me hospedadar no Patrimônio do Matutu em Aiuruoca....
- Se você não estiver de carro, é possível ir a São Lourenço de ônibus facilmente.
- Mais informações no site Descubra Caxambu aqui.

Esse post não teria saído se não fosse a Camila Navarro do Viaggiando que acabou de escrever sobre a cidade! Foi lendo o relato dela que eu me lembrei de como aquela região me é agradável. Obrigada, Camila! Vale a pena dar um pulinho lá e ver os seguintes posts:
Fotos, exceto a do Balnéario, by Lu Malheiros

15 comentários:

  1. Lu, você foi rápida! Que bom que você se animou!

    Pegamos essa estrada de Itamonte. É praticamente impossível ultrapassar, né? E na nossa frete andava um caminhão bem devagar... Ainda bem que a estrada era linda e nós não estávamos com pressa. ;)

    Acredita que não reparei nas folhas das árvores? Perdi essa!

    Sobre o tal preconceito, imagino que seja porque a região recebe muitas excursões de idosos. E a rede hoteleira parece não tentar atrair um público mais jovem, como a gente já comentou lá no Viaggiando. Mas eu resolvi conferir mesmo assim e gostei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Camila,
    Eu estava enrolando desde novembro para escrever sobre Caxambu. Naquela ocasião, estava física e emocionalmente cansada e nem mexi nas fotos. É sério, li seu post e me lembrei de como gosto de lá. Não podia deixar esse sentimento passar!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Nossa que lindo Lu. Não conhecia essa cidade! Preciso urgente largar minha bundonice de não dirigir em estrada.

    beijo!

    ResponderExcluir
  4. Lu, acho que as flores são uma das espécies de orquídeas. E a árvore do Canadá é o bordo. Legal termos mais uma fã de Caxambu! Esse encontro de motociclistas veio do Rio? Lembro que em novembro, vi um monte deles na estrada de Friburgo, talvez estivessem indo para lá.

    Thiago, dirigir na estrada é que é bom. Muito melhor que na cidade, onde só temos stress com sinais, engarrafamentos, ruas apertadas, falta de vaga... Carro foi feito para estrada, não tem mistério. É só seguir seu caminho, dar passagem e está tudo certo. Não tem nada melhor que uma boa e bela rodovia.

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Lu.
    Nunca nem tinha ouvido falar nesse lugar. :(
    Acho que preciso começar a subir os estados... tão bom descobrir lugares assim tão peculiares.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Arthur,
    Obrigada pelas dicas botânicas! Vou incoporá-las no texto depois!
    Quanto ao encontro, acho que foi um encontro paulista ou nacional, não estou certa. A cidade estava cheia de motos lindas e gente de jaqueta de couro. Bem diferente do grupo de 3a. idade que costuma frequentar a cidade.

    Carol,
    O sul de Minas é lindo! Aliás, eu sou fã de Minas. Nunca, nunquinha fui mal atendida em uma cidade mineira. O problema com o sul de Minas é que eles focam muito em excursões para pessoas mais velhas e não trabalham o atendimento voltado para outro público. Mesmo a parte voltada para a criançada deixa muito a desejar.
    Tomara que você se anime a subir os estados e vir nos visitar! Pra quando é o baby? Vou passar lá no seu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Tiago,
    Eu não dirijo! Detesto! Serve de consolo?
    Porém, concordo com o Arthur, acho dirigir em estrada bem legal. E a paissagem nessa estrada aí é linda!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  8. Lu, não conhecemos... mas parece uma delicia!! Qdo formos levaremos suas dicas !! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Lu, vi que vc comentou meu post no site do Riq e cliquei no teu link. Adorei teu site, parabéns! Eu também gosto de Caxambu. Na última vez por lá estava vindo da Bahia e fui a partir de Juiz de Fora. A estrada é MA-RA-VI-LHO-SA, passa por todo aquele circuito de Ibitipoca, Aiuruoca, Lima Duarte, etc. Fiquei no Hotel Bragança que, apesar de vazio (foi em janeiro de 2009)e com cara meio de decante, está limpíssimo, com tudo funcionando. Nosso quarto valeu, parecia que eu estava numa instalação de antiquário, cama e mobiliário dos anos 30, objetos, telefone dos anos 70, um closet no qual você entra dentro e varanda com vista para o Balneário. Só o banheiro deixou a desejar, apesar dos belos azulejos. O salão de refeições também é lindo (para quem gosta de feirinha do Bexiga, claro). E tudo por R$90, com pensão completa (a comida deixa a desejar, sim, mas dá para optar por ficar só com o café da manhã). Vale a pena passar uma tarde de prosa com o simpático senhor que é proprietário, filho do fundador do hotel octogenário. Ele foi tão gentil que mandou o chapéu que minha esposa esqueceu pelo sedex dois dias depois. Ah,também recomendo a "fabriqueta" de calçados em couro.

    ResponderExcluir
  10. Carrico,
    Obrigada pela visita!
    Nunca passei pela estrada de Juiz de Fora, mas já me falaram que é linda.
    Da última vez, também fiquei no Bragança e gostei. Peguei a dária somente com café da manhã e foi ótimo! O nome do proprietário é Sr Antônio e ele é a atração do local. Muito simpático e bom de prosa!
    O problema é que eles aumentam muito a diária na alta temporada (feriados e férias) e, neste caso, o preço cobrado é incompatível com o serviço prestado.
    Volte sempre!
    Abraço,

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu,
    Morei em São Lourenço por quase cinco anos e sempre ía a Caxambu. Realmente, o Circuito das Águas é fantástico. Para quem quer esquecer os tropeços de cidade grande,sossego,paz,sombra e água fresca, é o ideal!!!
    Beijos, Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Bia,
    Eu adoro aquela região! Também gosto de São Lourenço - já devia ter feito um post sobre lá - mas, prefiro Caxambú. Sei lá o motivo. Talvez, pela cidade ser menor.
    Obrigada pela visita, bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá amigo, é possível trocar o link do Descubra Caxambu de "AQUI" para "Descubra Caxambu"?

    ResponderExcluir
  14. Adoro Caxambu! É mesmo um encanto, a pior parte é ter que ir embora. Adorei o post.

    ResponderExcluir
  15. Van,
    Que bom!
    Já estou precisando voltar lá...
    Um abraço,

    ResponderExcluir