sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Outubro Rosa em novembro.

Sim, estou muito atrasada. Como entrei na blogosfera um dia desses, não sabia que outubro era o mês dedicado a divulgação da prevenção do câncer de mama. Fiquei sabendo da notícia através de um post da Flavia Penido, a querida Lady Rasta, que você pode ler aqui.
Passeando por João Pessoa, encontrei a seguinte faixa na frente de uma igreja:


Ainda em outubro, voltei pra casa, mas não consegui parar e escrever o post. Quinze dias depois, uma amiga querida morreria de câncer...
Acho que a mensagem geral é: PREVINA-SE! Vivemos num país que possui um sistema de saúde ruim e boa parte da população desconhece os exames que deve fazer e os que têm direito a fazer. Eu mesma não sabia que o SUS é obrigado a fazer mamografia anualmente em mulheres acima de 40 anos, mais uma vez, aprendi com a Flavia.
Uma coisa que me irrita profundamente é quando alguém fala: “Pra que é que eu vou fazer o exame x? Pra procurar doença?”. Não acho que a gente deva ser hipocondríaca, longe disso, mas fazer exames de rotina é um sinal de respeito com a vida. E doença, quanto mais cedo for diagnosticada, mais facilmente poderá ser tratada. Simples assim.

4 comentários:

  1. Vc tem toda razão, acabei de chegar de fazer vários exames, tipo controle semestral pq já tive problemas, que só não foram maiores pq diagnosticados a tempo.
    De todo modo, essa doença, especialmente, quanto antes descoberta melhor.
    Linkei seu blog, estou lendo aos poucos.
    um abraço,
    clara lopez

    ResponderExcluir
  2. Oi Clara,
    Obrigada pelo comentário.
    Acho superdelicado falar de saúde - e esse não é o tema principal do blog - mas a campanha me pareceu tão relevante que, mesmo com atraso, decidi fazer o post.
    Cuide-se bem, um abraço

    ResponderExcluir
  3. Lu,

    Antes tarde do que nunca!!!
    Antes fazer um exame e prevenir do que depois não poder fazer mais nada por conta da doença.
    O importante é a conscientização da população que EXAMES são importantes e muito!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Carol,
    Oi! Pois é, é tem gente que corre de exame, mais do que o diabo da cruz!
    Vi a foto da sua mâltes no seu blog! Ela é linda!
    Bjs,

    ResponderExcluir