sábado, 4 de abril de 2009

Trem de Poroy/Cuzco para Aguas Calientes


A estação do Vistadome fica em Poroy, a 25 minutos de taxi de Cuzco. Como o trem partiria às 6h57, pedi, no dia anterior, para o pessoal do hotel reservar um taxi para mim para às 6h. Eles fizeram a reserva no Llama Taxi, telefone: 222000. Na hora da reserva fui informada que a corrida custaria 25 soles (US$ 8). O preço me pareceu muito bom, pois o taxista que me levou do aeroporto para o hotel disse que me cobraria 45 soles.
O motorista chegou 15 minutos atrasado, mas chegamos na estação às 6h40. Fiquei tranquila, pois já estava com meus bilhetes desde o dia anterior e não precisaria retirá-los lá. Nas fotos acima é possível ver a entrada e o saguão da estação.
O meu vagão não estava cheio. Abaixo, fotos da disposição dos assentos e do café da manhã servido, já incluído no preço da passagem. O café da manhã foi composto de pães, bolinho de banana, bebida quente OU fria (não pode ser as duas), manteiga, geléia e frios. Não estava com muita fome e separei um pão e um bolinho para comer mais tarde.


O rio Urubamba nos acompanha por toda a viagem:



E paisagem é muito bonita
Depois de 3 horas chega-se a estação de Aguas Calientes. A presença feminina era grande, vide a fila para usar o banheiro... A faxineira me contou que eles devem ampliar o número de banheiros, atualmente são cinco boxes, até o fim do ano.


Abaixo, a entrada da estação de Aguas Calientes
Atualização em 24/07/2011: Não é mais possível comprar o bilhete para entrar em Machu Picchu na entrada do Parque. Por favor, consulte o post para maiores detalhes. 
Atualização: Os posts da viagem estão organizados aqui
Fotos by Lu Malheiros

40 comentários:

  1. Olá! Esse blog está me ajudando muito... se puder entrar em contato, agradeço!
    lihpaiva@hotmail.com
    Minha dúvida principal é: qual o preço do trem cuzco - águas calientes?

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo seu comentário.
    O preço do trem mais simples, o Backpacker, de Cuzco para Aguas Calientes é US$ 96 (ida e volta). Fiz um post falando sobre isto aqui http://dividindoabagagem.blogspot.com/2009/02/compra-da-passagem-de-trem-para-machu.html
    Não se esqueça de comprar a pasagem com MUITA antecedência, principalmente, se você pretende viajar na alta temporada (junho a setembro).
    Colocarei essa resposta também no blog.
    Qualquer dúvida, volte a escrever.
    Um abraço,
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Como posso ir de Água Calientes até Machu Picchu?

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    O jeito mais comum de ir de Aguas Calientes para Machu Picchu é de ônibus. Eu falo sobre ele neste post aqui
    http://dividindoabagagem.blogspot.com/2009/04/pegando-o-onibus-para-machu-picchu.html
    É possível comprar a passagem em Aguas Calientes mesmo ou em Cusco. Ver o post:
    http://dividindoabagagem.blogspot.com/2009/03/dicas-para-quem-vai-para-machu-picchu.html
    Qualquer coisa, volte a escrever, ok?
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá eu comprei o backpecker, porém lá diz que a saída dele tb é de poroy... voce sabe dizer se é isso mesmo ou se esse é o nm da estação de trem?
    to mega perdida...estou indo fazer essa viagem sózinha...
    agradeço!!

    ResponderExcluir
  6. Ana Claudia,
    Acho que você já encontrou a resposta, mas fica egistrado aqui: o Backpacker também está saindo da estação de Poroy. Pelo menos é o que diz o site da peru Rail http://www.perurail.com/ Confira lá a informação.
    Obrigada pela visita, um abraço,

    ResponderExcluir
  7. oi Lu,

    Queria saber se é viável deixar para comprar a passagem de trem (Cuzco-MP) quando chegar à Cuzco. Ouvi dizer que lá é possível comprar o bilhete de trem, com desconto de estudante. É verdade?

    Parabéns pelo blog. Essencial!

    ResponderExcluir
  8. Mauro,
    Olá!
    Eu não deixaria para comprar a passagem em Cuzco lá! Normalmente, com 1 ou 2 meses de antecedência - dependendo da época - as passagens para Machu Picchu se esgotam. Depois, você só consegue comprar para a data que quer nas agências de turismo. Detalhe: com ágio! Se você for viajar esse ano ainda, a dificuldade deve ser maior, pois estão acontecendo várias comemorações pelos 100 anos de "descoberta" de Machu Picchu.
    Nunca ouvi falar de preço de passagem mais barata para estudantes (há tipos de trens distintos) e recomendo que você faça uma pesquisa no site da Peru Rail http://www.perurail.com/en/. Se não achar nada,escreva para eles. Você pode escrever, também, para http://peru.travel/en/ o site oficial de turismo do Perú.
    Por acaso você já procurou essa informação lá no forum Mochilheiros? Imagino que se houvesse um desconto para estudantes, essa informação estaria lá!
    Boa sorte, um abraço

    ResponderExcluir
  9. Olá Lu! Excelente blog! :)

    Estou planejando ir pra Machu Picchu no fim do ano.
    Gostaria de saber como você fez com sua bagagem para embarcar no trem. Li que é permitido apenas bagagem de mão...e o que o pessoal faz com o resto?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Patrícia,
    Não precisei me preocupar com a bagagem por que fui e voltei no mesmo dia.
    No site da Peru Rail eles são um pouco vagos a respeito https://www.perurail.com/en/tickets_baggage.php Sugiro que você escreva para eles perguntando quanto se pode levar de bagagem.
    Veja, também, o que o pessoal do forum mochileiros comenta a respeito.
    Lamento não poder ajudar mais :-(
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu, nossa, que sorte encontrar seu blog!!
    Estou indo para cuzco em dezembro com meu namorado e primo e estamos mega perdidos!!
    Vou tentar contato com seu e-mail para pedir uma ajudinha... Caso veja aqui antes, me escreva.. ana.brozzi@hotmail.com..

    Bjsss!!! :)

    ResponderExcluir
  12. Ana,
    Obrigada pela mensagem, mas te pediria que colocasse sua pergunta aqui mesmo. Isso ajudaria outras pessoas que tivessem dúvidas parecidas
    http://dividindoabagagem.blogspot.com/2010/07/blogs-de-viagem-como-usar.html
    Um abraço

    ResponderExcluir
  13. ola, em primeiro lugar gostaria de agradecer pelas informacoes fornecidas...ekas estao me ajudando mto a montar a minha viagem...
    tenho uma duvida...vou dormir em aguas calientes, e gostaria de saber se é possivel ir pra lá de onibus..
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  14. Mari,
    Turistas não chegam de ônibus/carro à Águas Calientes. Só de trem (veja o site da Peru Rail) ou pela trilha inca.
    Eu não recomendo outros meios de transporte, mas você pode dar uma olhada no forum mochileiros http://www.mochileiros.com
    Lembro, contudo, que depois das fortes chuvas na região de Machu Picchu no ano passado, o governo peruano passou a controlar ainda mais o número de turistas que visitam a região.
    Boa viagem, um abraço

    ResponderExcluir
  15. Olá Lu,
    parabéns pelo blog e obrigado pelas informações!
    Eu gostaria de saber se a estadia em aguas calientes é necessária para melhor aproveitar de machu picchu, pegando ônibus de manha cedo, ou se chegando de trem (de cusco) por volta de 11 hrs/meio-dia já da pra percorrer tudo e voltar no fim da tarde direto pra cusco.
    Desde já agradeço. Valeu!

    ResponderExcluir
  16. Lucas,
    Fiz o esquema de ir e voltar no mesmo dia. Saí de Cusco/Poroy às 7h, cheguei em Aguas Calientes às 11h, em Machu Picchu (MP) às 11h30, saí de MP 15h30/16h, peguei o trem 40/50 min depois e enfrentei uma viagem de 4h até Poroy/Cusco. Valeu a pena, achei que o tempo que passei em MP foi suficiente, mas foi MUITO cansativo. Claro, passei mais tempo viajando de trem que em MP!
    Opções: 1) dormir em Aguas Calientes na véspera de visitar MP, entrando cedo no parque; 2) ir ou voltar de/para Ollantaytambo (Vale Sagrado), pois é mais perto de MP que Cusco e se gasta menos tempo no trem; ou 3) combinar as duas alternativas.
    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    sobre a opção de ir e voltar no mesmo dia de Cusco/Muchu Picchu, como vc fez com alimentação? não almoçou e levou lanche em mochila? Estou pensando em fazer esta opção, mas gostaria de saber sobre como ficamos lá em relação a alimentação. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea,
      Fui e voltei no trem modelo Vistadome e eles serviram um lanche (já incluído no preço da passagem). Levei algumas coisas para comer/beber em Machu Picchu mesmo. Teoricamente é proibido, mas, na época, ninguém implicava. Só não podia deixar lixo no local, claro! Na entrada do parque há um hotel, o Sanctuary Lodge, e o restaurante oferece almoço. O que me falaram, pode ter melhorado, é que era caro e a comida não valia a pena... Não sei como está agora.
      Repito: não recomendo o bate e volta, é cansativo e você não teria tempo de, na volta, fazer uma refeição em Águas Calientes.
      Abs,

      Excluir
  18. Olá, como faço para comprar as entradas para Muchu Picchu? consigo on-line pelo visa normal internacional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Dá para comprar as entradas para Machu Picchu pelo site oficial. Leia em http://www.dividindoabagagem.com/2012/09/ingressos-para-machu-picchu-cartoes.html
      É preciso que o cartão tenha o sistema Verified by Visa e esteja liberado para compras internacionais.
      Se você tiver dificuldades, leia o post e os comentários http://www.dividindoabagagem.com/2012/08/machu-picchu-dri-e-saga-da-compra-dos.html
      Abs,

      Excluir
  19. Lu,
    Estou comprando o trem de cuzco para machu picchu, porém na volta fico em àguas calientes. Vc sabe se tem trem de machu picchu pra águas calientes, seria a estação Ollantaytambo? Ou teria que voltar de onibus?
    Desde já agradeço a atenção.
    Abraço,
    Letícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia,
      Aguas Calientes é a cidade que fica aos pés de Machu Picchu, assim, quando você compra a passagem de trem para Machu Picchu ele te deixa em Aguas Calientes. De lá, pega-se um ônibus para se chegar até a entrada de Machu Picchu (a viagem dura 30 min)
      http://www.dividindoabagagem.com/2009/04/pegando-o-onibus-para-machu-picchu.html
      Abs,

      Excluir
  20. Olá!
    Pretendo ir a Machu Picchu entre 14 e 18 de novembro de 2013.
    Nosso cronograma é
    Chegamos dia 14 as 08h15- dia todo para aclimatação
    1 ° Dia - 15/11 - tour por Cusco - Templo de Qoricancha, La Catedral, Sacsayhuaman, Qenqo, Pucapucara e Tambomachay (tour feito com agencia via hostel)
    2º dia- 16/11 - Cusco - Valle Sagrado
    Visitas a Pisaq Mercado artesanal, Urubamba, Ollantaytambo e Chincheros. Volta ao albergue em Cusco. (tour feito com agencia via hostel)
    3º dia-17/11- ida a Ollantataymbo e ir de trem a Aguas Calientes-
    passar o dia/tarde em aguas calientes e dormir cedo.
    4º dia- 18/11- Machu Picchu-
    Pegar ônibus as 5h30 para Machu Pichhu. Passar todo o dia e voltar no trem de 17h27 para Poroy (Cusco).

    dúvidas: onde deixar a bagagem depois de deixar aguas calientes rumo a Machu Pichhu?
    As passagens de trem q preciso comprar antecipadamente são Ollantataymbo-Machu Picchu (as 12:58/14:24)
    Machu Picchu_Poroy (17:27)

    A divisão de dias está bom? E o esquema dos trens?

    Att Priscilla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscilla,
      Algumas considerações:
      1) Ótimo você ter separado um dia inteiro para aclimatação!
      2) O mercado de Pisac é mais animado aos domingos;
      3) Não faz muito sentido ir ao Vale Sagrado dia 16 e voltar para lá no dia 17 para pegar o trem para Aguas Calientes. Não seria melhor pegar o trem na estação de Poroy/Cusco ou dormir em Ollantaytambo?
      4) Deixe sua bagagem no hotel/albergue de Aguas Calientes e pegue-a antes de tomar o trem para Cusco. Pode ser que a estação de Aguas Calientes tenha locker, mas não lembro. Pergunte diretamente ao pessoal da Peru Rail http://www.perurail.com/
      5) Sim, você deve comprar as passagens de trem com antecedência. A entrada para Machu Picchu também deve ser comprada com antecedência, principalmente, se você quiser subir o Huyana Picchu. Para novembro elas ainda não devem estar a venda!
      Boa viagem, abraço

      Excluir
  21. Boa noite, Lu!

    Antes de tudo, gostaria de agradecer pelas dicas e disponibilidade para com os leitores.
    Só de ler as perguntas e respostas já pude tirar muitas dúvidas que eu tinha!

    Eu vi que você não recomenda o bate-e-volta para Machu Picchu, mas é a opção que estou levando em conta.
    Estou querendo ir no Vistadome e voltar no mesmo ou em qualquer outro mais barato. Minha dúvida é se o trem nos leva direto para Machu Picchu ou se nos deixa em Aguas Calientes (ou em qualquer outro lugar).

    Att,
    Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, acabei de reler e vi que nos deixa em Aguas Calientes.
      De lá temos que pegar outro transporte para MP? A passagem está incluida no ticket do Vistadome ou temos que comprar outra?

      Att, Bruna.

      Excluir
    2. Bruna,
      Chegando em Aguas Calientes você vai precisar pegar um microônibus que te leva até a entrada de Machu Picchu. Se não me engano, a passagem ida e volta está custando cerca de US$ 18. Ela não está incluída no preço do trem. Dá para comprar o ticket antecipadamente em Cusco http://www.dividindoabagagem.com/2009/03/dicas-para-quem-vai-para-machu-picchu.html
      Qualquer outra dúvida, apareça!
      Boa viagem,

      Excluir
  22. Boa tarde Lu, tudo bem?
    Tenho acompanhado esse seu blog e tem me tirado muitas dúvidas a respeito da viagem que farei em agosto para MP.

    Deixa eu te perguntar uma coisa: A passagem de trem você precisou retirar no escritório da empresa? Pergunto isso porque eu e mais uns amigos compramos pelo site normalmente e conseguimos imprimir o que parece a passagem mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P. Johnson,
      Sim,já é possível emitir o bilhete online! Quando alguma coisa dá errada na compra,eles te mandam uma mensagem dizendo que você deve retirar o bilhete na loja deles. No caso de vocês me parece que tudo está ok.
      Boa viagem, um abraço

      Excluir
  23. Boa Noite Lu tudo bem?
    Vamos viajar p/MP eu (54 anos) minha mulher (48 anos) e minha filha (27 anos) Roteiro:
    Dia 11 (sexta) – 05:47 Rio de Janeiro
    09:32 Lima
    11:20 Lima
    12:45 Cusco
    Dia 12 (sábado) - Cusco
    Dia 13 (domingo) – Trem: 7,12 Poroy p/MP
    Visitar Machu Pichu (tem que comprar ingresso antes)
    Dia 14 (segunda) – Trem: 08:53 MP p/Olantra
    Dia 15 (terça) – 21:47 Lima


    o que acha do roteiro?







    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Acho o roteiro corrido, mas possível. Só tenho algumas dúvidas/sugestões:
      1) A passagem de Lima para Cusco está incluída na passagem internacional? É importante que esteja, pois, caso o voo internacional atrase, vocês tem lugar assegurado em outro voo Lima-Cusco.
      2) É fundamental comprar os ingressos para visitar Machu Picchu com antecedência!
      3) Como vocês pretendem ir de Ollanta para Cusco? É possível negociar um táxi, certo?
      Ao chegarem em Cusco, façam tudo com muita calma e descansem para não serem pegos pelo mal da altitude.
      Se tiver mais alguma dúvida, apareça.
      Boa viagem!
      Um abraço

      Excluir
  24. Olá!
    Embora seja época de chuvas, pretendo ir a Machu Picchu em fevereiro, quando tenho férias.
    Indo nessa época, é indispensável comprar a passagem de trem e a entrada para Machu Picchu adiantadas, considerando que não é alta temporada e que não pretendo subir a montanha, apenas entrar no parque? Tenho receio de comprar adiantado, as chuvas impedirem o acesso e eu perder o que paguei.
    Obrigada,
    So

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So,
      Não dá para saber! Você pode ir acompanhando a venda de ingressos para entrar em Machu Picchu pelo site. Se serve de alguma ajuda, um amigo meu esteve lá em agosto (alta temporada) e comprou, de véspera, um pacote (trem + entrada para MP + guia) por US$ 250.
      Um abraço

      Excluir
  25. Olá, pessoal!
    Estou comprando minha passagem de trem de Cusco para Águas Calientes e estou em dúvida em relação ao horário de retorno. É que eu gostaria de voltar de trem direto para Poroy, por estar mais perto de Cusco, mas o último horário é às 17h20. Tenho receio de que seja muito cedo para ir embora e não dê tempo de ver tudo. Se eu comprar o retorno para Ollanta, em vez de Poroy, há opções de trens que saem mais tarde, mas será que é tranquilo conseguir transporte de Ollanta para Cusco, à noite?
    Quanto à ida, de Poroy a Águas Calientes, o horário é bem cedo, 8h30. Vocês acham que seria perda de tempo chegar tão cedo em Águas Calientes? Detalhe: eu tirei um dia inteiro para fazer o Vale Sagrado com calma, e pretendo fazer o trajeto do trem ainda à luz do dia.
    Abraço e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Se você quiser ver tudo com calma, o ideal é dormir em Aguas Calientes no dia da visita e voltar para Cusco no dia seguinte. Não sei como é o transporte de Ollanta para Poroy e, particularmente, não viajaria à noite.
      Acho que o horário de saída do horário do trem ás 8h30 está bom, A viagem dura, em média, 3h e você chegará à Aguas Calientes por volta das 11h30. Se não houver fila para o micro ônibus que leva até a porta de Machu Picchu, você deverá chegar lá até 12h20.
      Boa viagem, abraço

      Excluir
  26. Olá Lú, tdb? Estou me organizando para visitar Machu Pichu em maio de 2015. Terei 15 dias.
    Pretendo sair de uma cidade do interior de SP. Qual seria o melhor roteiro considerando que posso pegar um vôo em Guarulhos? Também gostaria de saber dicas de hospedagem se as que vi por aqui ainda estão valendo. Abraços
    Marília

    ResponderExcluir
  27. Olá Lú, tdb? Estou me organizando para visitar Machu Pichu em maio de 2015. Terei 15 dias.
    Pretendo sair de uma cidade do interior de SP. Qual seria o melhor roteiro considerando que posso pegar um vôo em Guarulhos? Também gostaria de saber dicas de hospedagem se as que vi por aqui ainda estão valendo. Abraços
    Marília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marília, com 15 dias dá para fazer muita coisa além de Machu Picchu (MP)!!!Tudo depende do que você gosta. Por exemplo, dá para fazer Puno, Arequipa, Cusco, Machu Picchu e Lima. Ou o norte do país, com Trujillo e Chiclayo e, por último Machu Picchu. Se quiser fazer só MP dá para ficar 2 dias inteiros em Lima, 2 ou 3 em Cusco para aclimatação e outros passeios nas redondezas, 1 no valle sagrado (saindo de lá para MP) , 2 em MP (um dia inteiro para visitar o lugar e 1 para dormir em Aguas Calientes) e, finalmente, um para voltar para casa.
      Boa viagem!

      Excluir
    2. Marília,
      As dicas de hospedagem daqui continuam valendo, mas é sempre bom consultar o booking e os últimos comentários de quem se hospedou. Às vezes, pode estar rolando uma obra barulhenta, por exemplo.

      Excluir