sábado, 18 de janeiro de 2014

De novo: acesso a Machu Picchu prejudicado por conta das chuvas

Foto: La Republica.pe - Región Sur
Atualização (29/01/14): A DRC - Cusco respondeu minha mensagem lamentado que o site oficial de venda de ingressos para Machu Picchu ainda informe que seja necessário caminhar por 1 hora, não é. Os ônibus para Machu Picchu estão saindo a partir das 7h e os horários para subir o Huyana Picchu estão flexíveis, conforme os visitantes chegam.
Atualização (19/01/14): O Fred Marvilla, do ótimo Sunday Cooks, gentilmente me avisou que alguns jornais peruanos publicaram que a situação em Machu Picchu (MP) já foi normalizada. Entretanto, a página oficial para compra de ingressos para visitar MP e a página da DRC Cusco (órgão que gerencia MP) ainda não trazem essa notícia .Obrigada, Fred!
Aconteceu de novo: as chuvas estão dificultando o acesso a Machu Picchu (MP). Dessa vez, vi a mensagem no site oficial de venda de ingressos para MP que diz que é preciso caminhar por uma hora para chegar até a entrada de MP. A boa notícia é que eles não fecharam o acesso, você só precisa ter fôlego para caminhar! E, supondo que o caminho seja o mesmo que o ônibus faz, vai ser uma hora subindo e será preciso ter bons joelhos para descer. Veja algumas matérias de jornais peruanos aquiaqui e aqui
O deslizamento de pedras ocorreu na madruga do dia 10 de janeiro e o reparo da estrada está previsto para levar 10 dias. Se o prazo for respeitado, em breve tudo voltará ao normal.
O vídeo abaixo dá uma ideia do que aconteceu

Não é a primeira vez que a gente fala dos problemas que as chuvas causam na região de Machu Picchu durante a estação de chuvas; temos posts aqui e aqui . Lembrando que a melhor época para sua viagem a Machu Picchu é de junho a setembro! As chuvas começam em outubro e podem atrapalhar a sua viagem até abril/maio.

7 comentários:

  1. Compartilhei no nassoa fanpgae, Lu. Como a gente foi em fevereiro mt gente chega ao blog em duvida entre ir ou não. Agora em janeiro eu tava orientando a ficar de olho no clima (e não ir se for pra ir só a Machu Picchu). No ano em que fomos não houve problemas em janeiro. Que pena esse ano já estar assim de novo
    bjs,
    Jackie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jackie,
      Obrigada! Facebook não é meu forte, mas vou curtir a fanpage de vocês já!
      Estive em Machu Picchu no final de fevereiro/início de março de 2009 e dei sorte, pois não choveu. E não é só Machu Picchu que está sofrendo com as chuvas, Arequipa também.
      Vamos torcer para a coisa não piorar.
      Abraço

      Excluir
  2. Lú, qual a situação, agora, em Machu Picchu? Será que em março estará tranquilo? Rafaela

    ResponderExcluir
  3. Rafaela, a situação está normal, mas recomendo que você acompanhe os jornais peruanos: março é um mês chuvoso. A página oficial da compra de ingresso para Machu Picchu costuma avisar quando há problemas(às vezes esquecem de dizer que tudo foi resolvido)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata pela informação, Lu! Seguirei as suas dicas! Adoro o seu blog, obrigada pelo entusiasmo de compartilhar conosco as suas impressões e experiências de viagens. Cordialmente, Rafaela

      Excluir
  4. Ola!!! Como esta a situação em Machu Picchu? estou com viagem marcada para o Peru dia 08 de marçp de 2014, vamos para Lima, Arequipa, Puno e Cuzco, estou com medo de ir. Onde podemos obter mais informações e caso não pudermos visitar MP o que fazer? eles devolvem valores e tal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vane TR
      Estava viajando e não consegui te responder antes. A essa hora, você já deve saber que está tudo bem em Machu Picchu!
      Aproveite a viagem!

      Excluir