domingo, 27 de outubro de 2013

O Centro Histórico de Cuenca, Equador, e as benzedeiras.

O centro histórico de Cuenca é belíssimo e as cúpulas azuis da nova catedral se destacam.
Andei pelas ruas do centro histórico sem um lugar específico para visitar










O grande problema de se ficar hospedado no Centro Histórico é achar um lugar que não seja barulhento. Há bastante trânsito nas ruas.
Além do casario histórico, uma outra, digamos, atração da cidade são as benzedeiras. Elas atendem no mercado municipal, às quintas e sextas, debaixo da escada rolante à  direita de quem entra.
As benzedeiras vestem um chapéu e uma bata, há duas delas no canto direito da foto abaixo, uma em pé e outra sentada.
E, sim, há fila para se benzer! Aliás, as benzedeiras que me desculpem, mas achei as pessoas da fila mais interessantes que o ritual em si! Conversei com várias mulheres que estavam levando seus filhos para serem benzidos e, também, algumas grávidas.
O ritual dura uns cinco minutos, a pessoa deve tirar bolsa e casaco e ficar de pé. Ela é "varrida" dos pés à cabeça por uns galhos de arruda (ou algo parecido). A parte ruim é a hora em que ela cospe uma "água benta" no seu rosto, fique com boca e olhos bem fechados! Depois desse processo, a benzedeira quebra um ovo em um copo de água, analisa a figura formada e, dependendo do que ela enxergar, todo o processo de "limpeza" precisa ser repetido. No meu caso, a primeira "limpeza" foi suficiente.
Infelizmente, como a fila era grande, não pude conversar com as benzedeiras! Batendo papo com outros clientes, eles me falaram que essa é uma tradição que vem se perdendo e é cada vez mais difícil encontrar boas benzedeiras.
Todos os post da viagem ao Equador estão listados aqui.
Fotos by Lu Malheiros

0 comentários:

Postar um comentário