quarta-feira, 19 de junho de 2013

Santiago: quando participar do protesto faz parte da turistagem

Essa senhora emocionou a todos e foi muito aplaudida
Às vezes, a gente não vai até o protesto, encontra com ele nas férias. Aconteceu comigo em abril, quando passava uns dias em Santiago do Chile. Já tinha visto reportagens sobre os protestos dos estudantes contra os preços dos cursos universitários, pois não há ensino superior gratuito no Chile. Pelo menos, foi isso o que me contaram!
A manifestação começou de manhã, interditando a principal avenida da cidade, a Alameda (Av. Bernardo O'Higgins), pertinho de onde estava hospedada.
Tirei algumas fotos enquanto o pessoal ainda estava se concentrando



O clima era de tranquilidade, apesar da presença da polícia

Não acompanhei toda a passeata e no tempo em que fiquei lá não presenciei nenhum ato de vandalismo por parte dos manifestantes. Algumas pessoas, vendo que eu era estrangeira, tiveram a gentileza de me alertar para o fato de que a polícia poderia usar gás lacrimogênio. À noite, fiquei sabendo pelo telejornal que o gás foi usado em um pequeno grupo de vândalos que tentou promover um quebra-quebra no centro. No geral, a manifestação foi tranquila e ninguém foi preso por levar vinagre :-)
P.S.: Avaliar a situação política do país pode não ser fácil e eu evitaria viajar para lugares em que os protestos estivessem muito violentos. Entretanto, como diz o Riq, na CNN é sempre pior!
Mesmo que as manifestações sejam pacíficas, não acho que o turista deva participar de todas e em algumas ele até pode não ser bem-vindo. Por outro lado, não vale ficar reclamando dos protestos. Em Santiago, ouvi turistas se queixarem de que a manifestação iria atrapalhar um passeio. Nesses casos, o melhor é se adaptar, mudar o roteiro e deixar o povo protestar sossegado!
Fotos by Lu Malheiros

0 comentários:

Postar um comentário