domingo, 13 de janeiro de 2013

Arequipa, dicas para ler antes de viajar

Plaza de Armas
1. Como chegar.
Muita gente faz o trajeto Lima - Arequipa de ônibus, mas a viagem dura cerca de 16h! Não tínhamos tempo disponível e nem disposição para uma viagem tão longa. Optamos, então, por ir de avião. Na época, a Star Peru tinha a passagem mais barata. Infelizmente eles não voam mais para a cidade. Comprando com cerca de 2 meses de antecedência, você encontra passagens por US$ 70 (ida e volta) na TACA. Dependendo do seu roteiro, o ideal é incorporar este trecho na sua passagem internacional. Leia este post do Viaje na Viagem!
Se mesmo assim você quiser ir de ônibus, a Manu tem um ótimo post lá no Cup of Things : Como viajar de ônibus pelo Peru. A passagem ida e volta de Lima para Arequipa fica entre 150 - 260 soles (ou US$ 56 - 98) dependendo do tipo de assento que você comprar.
Alguns viajantes incluem Arequipa em um roteiro indo/vindo de Puno. Veja o relato da Patrícia Camargo do Turomaquia aqui.
2. Quando ir.
A época de chuvas vai de novembro a março. O melhor período para visitar a cidade é entre maio e agosto.
3. Hospedagem.
Procure se hospedar próximo a Plaza de Armas. O trânsito da cidade fica caótico na hora do rush e, por mais barato que seja o táxi, vamos combinar que é melhor fugir dos engarrafamentos.

4. Principais atrações.
Arequipa, Peru
Plaza de Armas e Convento de Santa Catalina. 
Não visitamos o Museu Santuarios Andinos onde está a múmia Juanita. Chegamos a ir até lá, mas estava lotado (fomos no feriado de Fiestas Pátrias) e o atendimento muito confuso. É preciso deixar a bolsa na entrada. É importante levara um casaco, pois o local de exposição de Juanita é mantido a uma temperatura baixíssima. Veja no Turomaquia.
Se você pretende visitar o Vale del Colca não pegue uma excursão de um dia sem pernoite próximo ao cañon. A viagem de Arequipa até o vale é cansativa e a chance de você ver algum condor é mínima, pois eles costumam aparecer de manhã cedo e você chegará tarde ao cañon.
5. Comida
Há muitos restaurantes simpáticos pela cidade e também um Chi Cha do estrelado chefe Gastón Acurio.
PS: Uma dica preciosa, mais uma vez do Turomaquia, é a loja de chocolates peruanos La Ibérica!
6. Dinheiro
Não faltam casas de câmbio e ATMs pela cidade. Lembrete: é bobagem tentar trocar reais. Se alguma casa de câmbio aceitar, a conversão para nuevo sueles será muito desfavorável.
7. Cuidados com a saúde.
Arequipa está a 2300 m de altitude e se você estiver vindo de uma cidade ao nível do mar, como Lima, é  melhor andar devagar nos primeiros dias para se adaptar. Leia mais sobre o mal da altitude (soroche) aqui.!
Os posts das viagens ao Peru estão organizados aqui
Fotos by Lu Malheiros

4 comentários:

  1. Oi, Lu. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia Paulista

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, tb passamos por Arequipa (numa parada beeem diferente do normal rs). Amamos a cidade, achei romantica e td que queria era passear de mãos dados pelas ruas. Ficamso num hostel novo mt bom, leon de oro, custou 60 soles o quarto com banheiro, super limpinho e bem perto da plaza. fica a dica pros seus leitores =)
    bjs,

    ResponderExcluir
  3. Ouvi falar que a cidade é perigosa... procede?
    O que seria perigosa, se comparado ao Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maisa,
      Não achei a cidade perigosa, mas tomei todas as precauções que tomo no Brasil, por exemplo, não sai com a máquina a mostra, tomei cuidado com a bolsa, não andei com jóias e por aí vai. Antes de viajar, também li relatos de que a cidade seria perigosa, mas não vi nada que confirmasse isso. É certo que não andamos tarde da noite pela cidade. Ficamos em um hotel perto do centro histórico e só pegamos táxi para o aeroporto!
      Achei Arequipa bem mais segura que o centro das grandes capitais.
      Um abraço

      Excluir