quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O que está acontecendo com o LANPASS?

Em 08/10/12: Ver resposta da LAN no final do post.

Em primeiro lugar, tenho que dizer que nunca tive problemas com o LANPASS e gosto bastante do programa. Fiz  a minha última viagem para o Equador utilizando quilômetros LANPASS e sempre fui muito bem atendida pelo call center. Devo dizer, também, que o objetivo do blog nunca foi discutir a questão dos programas de milhagens e que este post foi escrito motivado somente por uma mudança no sistema de emissão online de passagens utilizando quilômetros LANPASS. Pode ser que, ao ler este post, o problema já tenha sido superado (seria ótimo!)

Contexto: Desde início de setembro, venho tentado simular a emissão de um bilhete prêmio (para abril de 2013) saindo do aeroporto do Galeão (GIG) , Rio de Janeiro, com destino à Lima, Bogotá, La Paz, Quito ou Guayquil. Costumo fazer estas simulações antes de transferir meus pontos do cartão de crédito para o programa de milhagem.

Resultado das buscas: O sistema, invariavelmente, me dava (e ainda está dando) a seguinte resposta:
"Não há voos disponíveis em linhas aéreas oneworld e associadas para a rota e datas selecionadas. Regresse a voos operados pela LAN."





Ao ver a mensagem, estranhei, pois a que normalmente aparece quando não há mais lugares disponíveis é "Esgotado" na coluna de kms LANPASS





















Mudei as datas, isto é, simulei para agosto de 2013. De novo, a mesma resposta "Não há voos disponíveis em linhas aéreas oneworld e associadas para a rota e datas selecionadas. Regresse a voos operados pela LAN." 
Intrigada, fiz inúmeras simulações - excluindo feriados - partindo do Rio de Janeiro. Resultado, só conseguiria emitir um bilhete prêmio se o destino fosse Santiago. Tentei outros aeroportos de partida no Brasil e o único que não apresentou problemas foi Guarulhos.
Entrei em contato cerca de três vezes com o call center da LANPASS e as informações foram um pouco desencontradas. Resumindo o que consegui apurar:
1) A LAN passou a usar o sistema SABRE e a mudança ainda não foi completa. Eles chamaram a atenção para problemas de mudanças no sistema, na página principal do site, especialmente para embarques entre 07 e 24 de setembro, salvo engano. Contudo, na época, não foi feita menção ao LANPASS.
2) É possível emitir passagens prêmio - mesmo com origem Rio de Janeiro - pelo call center
3) Parece que não haverá nenhuma mudança nos quilômetros necessários para emissão de bilhetes prêmios.
4) Não há data prevista para que o sistema de emissão de bilhetes prêmios online volte a funcionar normalmente.
O que me incomoda:
1) Não custava colocar um aviso, nem que fosse somente quando a gente entrasse em nossa conta LANPASS, falando que o sistema está instável.
2) Na página "Como usar seus quilômetros"  eles mencionam uma "Troca Flexível LANPASS" e dizem "Para que trocar passagens seja ainda mais fácil, o novo sistema incorpora um calendário no qual poderá ver todos os prêmios disponíveis, três dias antes e três dias depois da data que  você escolheu para viajar." 
Mostram, inclusive, uma tabela com os kms necessários para datas flexíveis e que só apareceu para mim uma única vez fazendo simulações saindo de São Paulo. Se o sistema ainda não foi implementado, me conta, pra que falar de "Troca Flexível LANPASS" ?
3) Como é que ninguém arrisca uma data (meses, anos?) para o sistema voltar a funcionar normalmente? Mesmo que o call center seja terceirizado, isto não é desculpa.

Uma boa notícia: se você mora no Rio e gostaria de emitir uma passagem para Santiago, encontrei vários trechos a 10 mil km (20 mil ida e volta), inclusive para datas próximas ao Carnaval!

Resposta da LAN, em 08 de outubro de 2012:
Prezada sra. Luciana

Agradecemos seu contato e lhe informamos que as mudancas que aparecem no site sao para melhorar o servicio, lamentavelmente saidas do Rio a LAN so tem ate Santiago, se seu destino e alguma outra capital em America Latina ou sistema verifica se ha vagas via Santiago e nao ultrapasando a permanecia em esta cidade para que nao seja contemplada como stop over (uma parada voluntaria na conexao).

Por encuanto solicitamos a senhora entrar em contacto com nossos executivos, se seu requerimento nao e completado pelo site, eles tem a obrigacao de atender a solicitud sem cobranca de taxa de servicio.
Para maiores informaçoes visite nosso site ou ligue para nosso contact center.
Atenciosamente;
Eugenio Aguilera F.
Executivo Lanpass
www.lan.com"

0 comentários:

Postar um comentário