domingo, 10 de junho de 2012

Roteiro da minha primeira viagem ao Sudeste Asiático

Estive no Sudeste Asiático em fevereiro/março de 2011 e quero voltar! Por isto, coloquei no título do post o "primeira viagem". 
Fiquei vários dias em Bangkok, pois tenho amigos morando lá e o objetivo era passar bastante tempo com eles. Gostei muito da cidade, mas acredito que cinco dias inteiros são suficientes para se conhecer as principais atrações.
Por fim, o meu roteiro:

Dia 01 - Rio - São Paulo e São Paulo - Johannesburg (África do Sul)
Dia 02 - Chegada em Johannesburg - dormi na cidade
Dia 03 - Johannesburg - Bangkok
Dia 04 - Chegada em Bangkok
Dia 05 - Bangkok
Dia 06 - Bangkok
Dia 07 - Bangkok
Dia 08 - Bangkok - Siem Reap (Camboja)
Dia 09 - Angkor Wat
Dia 10 - Angkor Wat
Dia 11 - Angkor Wat
Dia 12 - Siem Reap - Kuala Lumpur (Malásia)
Dia 13 - Kuala Lumpur
Dia 14 - Kuala Lumpur - Cingapura
Dia 15 - Cingapura
Dia 16 - Cingapura
Dia 17 - Cingapura - Chiang Mai (Tailândia)
Dia 18 - Chiang Mai
Dia 19 - Chiang Mai
Dia 20 - Chiang Mai - Bangkok
Dias 21 a 30 - Bangkok
Dia 31 - Bangkok - Johannesburg,
             Johannesburg - São Paulo 
             São Paulo - Rio de Janeiro
O que eu mudaria
- Como falei aqui, concordo com todos que dizem que Cingapura é a melhor porta de entrada para o Sudeste Asiático. Se não tivesse amigos em Bangkok, começaria a minha viagem por lá.
- Acrescentaria mais um dia em Kuala Lumpur.
- Gostaria muito de ter incluído Luang Prabang (Laos). Faltou tem$$po.
- Dormiria uma noite em Johannesburg na volta também.
O que eu não mudaria:
- A escolha de viajar pela África do Sul foi acertada.
- Os três dias inteiros em Siem Reap para conhecer o complexo de Angkor Wat.
- A exclusão das praias. Elas devem entrar na próxima viagem.
- Descansar em Bangkok antes de começar a viajar sozinha.
Foto by Lu Malheiros

6 comentários:

  1. Super viagem.
    Amo esses destinos exóticos. Mas, confesso que sozinha ficaria um pouco amedrontada. Prefiro ter uma companhia :)
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia,
      Não me lembro de ter me sentido ameaçada em nenhum momento! Claro que viajei com uma pontinha de medo, mas, sinceramente, tenho mais medo de viajar sozinha por aqui do que lá....
      Bjs

      Excluir
  2. Ah vou salvar esse roteiro! Esse ano quase fui para lá, mas tinha pouco tempo e $ disponivel e achei que ir correndo até o outro lado do mundo não valia a pena, mesmo morrendo de vontade de viajar para lá! Mal posso esperar p/ conhecer, e viciar, finalmente algum canto asiático! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guta,
      Eu não acreditava que isto seria possível, mas gostei muito do sudeste asiático1 Espero que você também goste!
      Quanto ao roteiro: comece a viagem por Cingapura. É uma cidade bem ocidentalizada, é organizada, eles falam inglês, enfim, uma ótima cidade para se adaptar ao fuso horário!
      Abraço,

      Excluir
    2. Olá Lu, eu fui ao Sudoeste Asiático este ano no inicio de Fevereiro. Saí de Lisboa, na Emirates até ao Dubai. Fiquei um dia e parti para Saigão (Ho Chi Min). Nada de especial. Muita gente na rua. Tive o azar de coincidir com o Ano Novo Chinês que dura cerca de uma semana! Bolas!!!! Queria ir a Hanoi e não consegui arranjar passagem. O plano inicial era ir a Hanoi e depois Laos/ Luang Prabang. Plano Gorado. Mudei de rota! Voei para Siem Reap, fiquei 3 dias, mesmo pertinho do centro, no Royal Crown Hotel & Spa. Recomendo! aluguei uma bicicleta e moto e conheci quase tudo. Fui também visitar o Lago Tonle Sap, o maior recurso hidrico da Ásia. Como era o Ano Novo, foi dificil arranjar viagens. Mas consegui viajar num autocarro com camas, para Sianoukville. 10 horas de viagem, com muitas atribulações.Fiquei 3 dias fantásticos. Mais uma vez o novo ano trouxe muitas complicações de alojamento. Mas consegui arranjar no Stone Boutique Bungalow! Gostei. Longe da confusão. Depois fui de mini bus para Phnon Penh, Outra vez dificil o alojamento. Tive que ficar no Himawari Hotel Apartments. Bem pertinho do centro e mesmo de frente para o rio.Fiquei 3 dias e chegou para conhecer. Muita poluição! Voei para Bangkok, pois tinha que arranjar visto para a Birmania. Entretanto surgiu um problema de saude e tive que regressar para casa. De bangkok para o Dubai, onde fiquei retida 3 dias. Mas consegui voltar. Voltaria a fazer o mesmo trajecto e tentaria viajar numa altura do ano menos confusa. Ah esqueci de dizer que aluguei moto em todas as vilas e cidades. E que fui multada muitas vezes, por razões menos óbvias, mas os policiais conseguem distinguir perfeitamente os estrangeiros.Mas, no final, até tem o seu quê de kitch. Voltarei, sem duvida alguma. O sudoeste asiático é o futuro!

      Excluir
    3. Margarida,
      Muito obrigada pelo relato. Deve-se comprar as passagens internas com antecedência, principalmente quando se vai próximo ao Ano Novo chinês ou outras festividades.
      Que bom que você gostou de lá!
      Um abraço,

      Excluir