quarta-feira, 2 de março de 2011

Táxi em Bangkok – Dicas


  1. Táxi em Bangkok é extremamente barato. Dificilmente – mesmo depois de andar mais de quarenta minutos - você pagará mais de US$ 5 pela corrida.
  2. Se possível, antes de entrar no táxi,  informe o destino ao motorista. Ele pode se recusar a te levar, é normal. Contudo, se aceitar, deve ligar o taxímetro.
  3. Para chegar ou sair de lugares muito turísticos, certos motoristas vão tentar te cobrar um preço fixo, sem ligar o taxímetro. Se você aceitar, prepare-se para pagar cerca de três vezes o valor normal da corrida. Não será caro, mas, se tiver tempo, agradeça e procure outro táxi.
  4. Pode acontecer, também, do motorista te pegar e mudar de idéia no meio do caminho. Aconteceu comigo! Não se desespere. Peça sorrindo para que ele te deixe em um ponto de referência (estação de metrô , hotel). Só não fique no meio da rua!  No meu caso, o tal motorista parou o carro e, ele mesmo, chamou outro táxi para mim.
  5. Na frente dos principais shoppings há fila para táxi organizada por um guarda. Pode parecer grande, mas anda rapidinho. Para chamar um táxi na rua, o sinal dado é um pouco diferente do nosso. Os locais dão uma desmunhecada com a mão direita. É sério.
  6. Não adianta levar o endereço do destino escrito no nosso alfabeto. Muitos motoristas só compreendem o alfabeto thai! O melhor é treinar a pronúncia em thai e caprichar na mímica.
  7. Os números de prédios e casas são confusos aqui. O melhor, além do nome da rua, é ter  pontos de referência do local. No caso de atrações turísticos, não há problema.
  8. Os motoristas não costumam gostar de fazer corridas longas ou corridas para lugares que tenham muito trânsito em determinado horário. As corridas curtas são vistas com bons olhos.
  9. Procure ter dinheiro trocado. Não é comum deixar gorjeta.
  10. Para os desorientados como eu: a mão inglesa confunde ainda mais o nosso escasso senso de orientação. Antes de chamar um táxi, pergunte qual a melhor direção para tomá-lo!

9 comentários:

  1. Olá, blogueiro(a)!

    Já assistiu a versão exclusiva da música "Minha mulher não deixa não" feita pelo Reginho, em parceria com o Ministério da Saúde para esse carnaval?
    Confira e divulgue em seu blog: http://bit.ly/i29Rzi. Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para lembrar a galera do Carnaval #comcamisinha.

    Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.camisinhaeuvou.com.br
    Siga-nos no Twitter e fique por dentro: www.twitter.com/minsaude
    Mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, que bom que a odisséia asiática foi legal! A Carla e o Paulinho também já estão terminando a epopéia deles, passa rápido...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Estou adorando a série de dicas.

    Há uns 20 anos atrás quando fui a Bangkok pela primeira vez, taxi era coisa mais rara. Tinha que se apelar sempre para o Tuk-tuk e era sempre uma novela negociar com o motorista. Em dia de chuva nem se fala.

    Na última vez só taxi. Algumas vezes tinha que mostrar o mapa escrito em Thai para que alguns deles entendessem aonde queria ir... Eu não tenho muito saco para ficar negociando e ai vou tentando sempre um com taxímetro!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. menina que aventura tudo de bom!!! eu voltando às leituras dos blogs queridos e da minha viagem (feijão com arroz perto da sua), já me deu coceira no passaporte! o máximo! já anotei todas as dicas.
    abraços viajantes

    ResponderExcluir
  5. Tudo muuuito bom, dicas excelentes e muito organizadas! Tô adorando! Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Eu não usei muir taxe em Bangkok... mas sabe que não consegui pegar sem negociar o preço antecipadamente... estava na frente do shopping do Petronas e foi aquela novela para negociar preço, quem iria nos levar e afins :)
    Vai vendo!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Arthur, Rodrigo, Celina, Sílvia e Mi,
    Muito obrigada pelos comentários! Pena que só agora estou conseguindo respondê-los!

    Sílvia, repito o que disse no twitter: a Ásia é a sua cara!

    Rodrigo, tuk tuk, agora, é mais caro do que táxi (com taxímetro)! E mais chato, pois é preciso negociar o preço.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  8. Nós andamos de táxi em Bangkok o tempo todo. E foi bem fácil: pegamos papeizinhos no hotel com os nomes das atrações que queríamos visitar escritos tanto no alfabeto tailandês quanto no alfabeto ocidental. Foi super simples e prático. A parte chata é quando o motorista resolve negociar o preço ao invés de ligar o taxímetro. A gente agradecia e tomava outro táxi...

    ResponderExcluir
  9. Carla,
    Na maioria das vezes, não precisei sair do táxi, pois os motoristas ligavam o taxímetro logo.
    Bjs

    ResponderExcluir