domingo, 22 de agosto de 2010

Torta Alfajor

O Riq postou lá no Viaje na Viagem a crônica "Boloxícara" publicada no Caderno Divirta-se do Estadão. Foi após lê-la que me deu vontade de escrever sobre a Torta Alfajor.
Tenho que confessar que adoro bolo. Não precisa ser torta. Gosto de bolo, com exceção de cheesecake e bolo de milho (que leva erva doce, coisa que não suporto). Também não gosto de bolos doces demais e com muita cobertura.
Eis que parei na livraria Yenny do Shopping Punta Carretas a procura de guias de viagem sobre o Uruguai e/ou Montevidéu. Conversa vai, conversa vem, o pessoal da livraria me diz que eu deveria experimentar a Torta Alfajor do café Oro del Rhin que ficava lá mesmo no Shopping. Argumentei que estava sozinha e que não dava para comer um pedaço inteiro de torta! Ah, me falaram, não tem problema, é só pedir meia porção. Não deu pra resisitir!

Fui experimentar a tal torta com uma pontinha de descrença: aposto que é doce demais. Não era! A torta é ótima! A massa folhada - no ponto, sem ser amanteigada demais - é intercalada por um saboroso doce de leite. Até mesmo o glacê era bom! Fiquei um tempão sentada apreciando a torta e tomando um chazinho.
Preço: 100 pesos (ou R$ 10), com gorjeta. O chá custou quase o mesmo que a torta.
Há uma outra loja do café Oro del Rhin no Shopping Montevideo.
Ah! Não encontrei nenhum guia de viagem diferente dos daqui do Brasil. Acabei comprando um livro do Mario Benedetti.
Atualização (março/2012): a Luciana, de Porto Alegre, escreveu nos comentários que a mãe dela faz torta alfajor sob encomenda. Email no comentário.
Fotos by Lu Malheiros

27 comentários:

  1. Sabe que to super curiosa pra conhecer essa torta :)

    ResponderExcluir
  2. Carla,
    Depois que li a crônica do Riq, lembrei-me da torta! Achei que ela merecia um post, por mais estranho que possa parecer!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adoro bolo, torta, alfajor, doce de leite... Quando vou jantar fora, começo a ler o cardápio pela sobremesa, o prato principal é um simples figurante. Linda torta. Devidamente anotado para a ida a Montevidéu.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro bolos, doces, chocolates e tudo mais que leva açúcar, então é claro que essa torta me deixou com água na boca! Mais um motivo para eu voltar a Montevidéu. ;-)

    ResponderExcluir
  5. Ótima né? Comi num restaurante uruguaio em Porto Alegre,http://www.parrilladelsur.com.br/.
    In loco deve ser ainda melhor. Uhm...

    ResponderExcluir
  6. Carolmay,
    Sim, ótima!
    Bom saber que tem também em PoA!
    Abs,

    ResponderExcluir
  7. Menina, isso me deu água na boca! Sou absolutamente viciada em qualquer coisa que tenha açúcar!!! Pena que não tem aqui no Brasil...
    Beijocas,
    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lu, não sei vc lembra de mim, vc comentou um post meu sobre a Espanha no Viaje na Viagem e depois eu entrei aqui comentando sobre Caxambu. Bem, no mês que vem iremos a São Lourenço (eu, minha mulher e nosso baby) e gostaria de saber se vc tem alguma dica. Reservei o Hotel Brasil, de frente para o parque, mas pretendo dar uma passada em Caxambu (claro). Ah, estou adorando os posts do Uruguai. Pretendo ir até Montevideo de carro quando der.
    Saudações
    carrico

    ResponderExcluir
  10. Amiga Blogueira, o "Persa Brasileiro na Provence" (www.naprovence.com) tem a informação que procura sobre o sul da França: sugestões de roteiros, dicas de passeios, receitas provençais, muitas fotos e textos que mostram o melhor da Provence, dos Alpes e da Côte d'Azur em português. Aguardo a sua visita, e caso lhe interesse, o seu link. Obrigada e um abraço!

    ResponderExcluir
  11. André,
    Oi! Lembro de você, sim!
    Acho que o maior problema da região é a hospedagem. Os hotéis estão bem sucateados... Fiquei no Hotel Brasil de São Lourenço há uns cinco anos atrás e encontrei alguns problemas como piscina com azulejos rachados e comida bem fraquinha. Uma amiga que esteve lá recentemente disse que não houve grandes melhorias.
    Em novembro passado, os parques de São Lourenço e Caxambu estavam bem cuidados. A hidroterapia de Caxambu reabriu recentemente e o prédio é lindo, vale a pena pelos banhos e pelo local.
    De carro dá para ir até São José da Letras e Aiuruoca.
    Em São Lourenço, o centro de informações turísticas é legal. Ele fica na avenida principal da cidade que margeia o parque. O programa na região é andar pelos parques e, pra quem gosta, fazer umas comprinhas. Há várias cachoeiras na região, mas nem sepre o acesso é fácil.
    Eu não iria no teleférico de Caxambu. Não tem apoio para os pés e ele não pára para a gente descer!
    A Camila do Viaggiando http://www.viaggiando.com.br tem posts sobre as duas cidades e ficou em um hotel que me pareceu bom em Caxambu. Passa lá!
    Boa viagem para você e família!
    um abraço

    ResponderExcluir
  12. Beatriz,
    Para minha sorte, é difícil - parece que tem em Porto Alegre - achar uma torta como esta no Brasil!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  13. Lu: Infelizmente já reservei o Brasil porque foi o que de melhor vi pela internet, se tivesse te consultado antes... Bem, como já comentei por aqui, ficamos em Caxambu no Bragança em 2010 e foi uma experiência retrô exuberante. Naquela época as Termas do Parque de Caxambu ainda estavam em reforma, pretendo dar uma conferidinha agora. Como estaremos viajando pela primeira vez com o baby de 3 meses, teremos de adaptar nosso estilo de viagem,até por isso escolhemos S. Lourenço, para ficar mais no parque e caminhar pela cidade mesmo. Depois te conto a quantas anda o Hotel Brasil. Obrigadíssimo.

    ResponderExcluir
  14. Desculpe, fiquei em Caxambu em janeiro de 2009 e não 2010. Abraço

    ResponderExcluir
  15. Olá Lu. cheguei aqui pelo twitter e principalmente porquê também estou em Niterói (mas com a cabeça sempre em outro lugar). Também conto estórias lá no www.maladerodinhaenecessaire.wordpress.com
    Abçs
    Celina

    ResponderExcluir
  16. Celina,
    Que legal! Vou lá ver o seu blog!
    Abs,

    ResponderExcluir
  17. Valeu pela visita! conectadíssimas!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Nooossssaaa, pela foto dá até vontade de pegar um avião a Montevidéu só para prová-la. Parece deliciosa...

    Então Lu, aproveito a oportunidade para te convidar pra dar uma passadinha pelo meu blog:
    http://profissaoviajante.wordpress.com/

    Aliás, te adicionei no meu blogroll pois curti bastante o blog..

    Nos vemos!

    Paola

    ResponderExcluir
  20. Paola,
    Obrigada pela visita.
    Montevidéu vale a pena, com ou sem torta.
    passarei lá no seu blog.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  21. nooooosa, muita maldade ler esse post antes do almoço! vontade de comer o computador, amoooo tortas, hehehe...

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito do seu blog!
    Oi! Vi que o seu blog também fala sobre viagens, turismo e achei super interessante! Gostaria de te convidar para conhecer o nosso blog, o Trip R3 (www.tripr3.wordpress.com) e se gostar, nos adicionar no seu blogroll. Aliás, já tomei a liberdade de adicionar o seu blog em nossa lista ;-)
    Abraços,
    Sol.

    ResponderExcluir
  23. Oi Lu!
    Passo aqui para desejar para vc uma ótima passagem de ano! Que 2011 venha com muitas boas viagens e histórias legais para vc contar aqui no blog!
    bjus

    ResponderExcluir
  24. Guta,
    Obrigada!
    Um excelente 2011 pra ti!
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Sol,
    Obrigada pela visita!
    Passarei lá no tripr3
    Abraço,

    ResponderExcluir
  26. Lu, realmente tem essa torta em Porto Alegre, é a minha mãe que faz. Minha família paterna mora toda em Montevideu e foi lá que ela aprendeu a fazer. Hoje faz para encomendas particulares e para a Parrilla del Sur e Villaró. qualquer dúvida, mandem e-mail para luciana.mazzoncini@gmail.com que passo o contato.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xará,
      Obrigada pela dica! E parabéns para sua mãe!
      Abraços

      Excluir