quinta-feira, 13 de maio de 2010

Machu Picchu depois das chuvas: condições de acesso.

Os percursos Cusco - Machu Picchu (MP) e Ollantaytambo (Vale Sagrado) - MP estão sendo realizados por ônibus e trem. Está tudo bem explicadinho no site da Peru Rail. Ao comprar as passagens o preço de todo o transporte (ônibus e trem) já está incluido. Fique atento, porém, ao horário de saída dos ônibus das estações de Wanchaq (Cusco) e de Ollantaytambo. Pede-se que os passageiros cheguem com trinta minutos de antecedência. Atenção, também, para a política de bagagem de mão.
Havia uma dúvida - ver aqui - sobre se os ingressos para entrar em Machu Picchu estariam sendo adquiridos somente em Cusco. Escrevi para o IPeru e eles prontamente responderam que, por enquanto, os ingressos ainda podem ser comprados  na entrada do Parque e em Cusco, no Instituto Nacional de Cultura (INC). Entretanto, em data que ainda não havia sido definida, os ingressos serão vendidos somente em Cusco.
Recomendação: Se você for viajar para Machu Picchu, redobre a atenção sobre as condições de transporte e de ingresso para o parque.

5 comentários:

  1. Hello Lu !

    I am the Content and Community Manager of Travelavenue.com, the new community travel guide.

    Our editorial team has selected your blog for our program "Travelavenue favorite blog 2010"

    Could you please give me your mail? I will present you our program in details.

    Thank you

    Laure-Hélène.

    lh@travelavenue.com
    www.travelavenue.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Lu,
    Estou planejando viajar com minha esposa p/ Machu Picchu p/ comemorarmos 1 ano de casamento.
    Estou pensando em Sair do Rio de Janeiro dia 23 de setembro ( quinta ) e retornar num domingo 26.
    Gostaria de saber o que me aconselha fazer num período curto como este tem alguma dica de roteiro?

    Vc vai me ajudar muito!
    Fui indicado pelo Ricardo F.

    Obrigado

    Diego

    ResponderExcluir
  3. Diego,
    Parabéns pelo aniversário de casamento! Tentarei dar algumas sugestões apesar de vocês terem muito pouco tempo para a viagem!
    Dia 1 (quinta-feira). Do Rio para Cuzco: O melhor vôo para vocês é o da TAM que sai às 06:05 de GIG, faz escala em São Paulo e conexão em Lima. Chegada prevista em Cuzco: 14:55. Eu combinaria um táxi e iria direto para Ollantaytambo (Vale Sagrado) e não dormiria em Cuzco. A Wanessa do Cadernos de Viagem o trajeto inverso, de Ollantaytambo para Cuzco Veja as dicas dela em http://cadernosdeviagem.wordpress.com/2009/08/03/a-caminho-de-machu-picchu/. O problema de ficar em Cuzco é a altitude, quase 3400m! Ollantaytambo (Ollanta, para os íntimos) está a 2800m e a probabilidade de vocês sofrerem do mal da altitude lá diminui. Eu não abusaria e ficaria bem quieta no hotel neste dia.
    Dia 2 (sexta-feira). De Ollanta para Águas Calientes (AC) : Parece que o trem que sai mais cedo é o Backpacker saindo às 06:02 e chegando às 07:52 em AC. O Vistadome é mais bonito e confortável – e mais caro – mas sai às 08:15 e chega às 10:06. Eu iria de Backpacker para aproveitar mais Machu Picchu. O parque fecha às 17h e eu ficaria lá todo o tempo, ou pelo menos, me programaria para ficar. Dá para almoçar no restaurante de um hotel que tem na entrada do parque. A comida parece que não é muito boa . Veja esse post http://dividindoabagagem.blogspot.com/2009/04/restaurante-em-machu-picchu.html Se vocês quiserem comer lá, sugiro fazer reserva e avisar que irão comemorar aniversário de casamento. Quem sabe eles não têm alguma cortesia para a ocasião? Eu dormiria em AC apesar da cidade não ser lá grandes coisas.
    Dia 3 (sábado). Aqui a coisa complica. Vocês podem optar por:
    A) Voltar para Ollanta (Vale Sagrado) ou
    B) Ir para Cuzco
    Se optarem por A, é possível fazer um passeio pela região que pode ser agendado no Dia 1, quando vocês chegarem. Ao final do Dia 3, vocês deveriam seguir de táxi para dormir em Cuzco, já que o avião sai no dia 04 (domingo) pela manhã.
    Se optarem por B, é possível fazer um city à tarde por Cuzco (na verdade Cuzco e imediações) .
    Eu, particularmente, iria para Cuzco, mesmo correndo o risco de sentir-me mal. Não contrataria city tour, no máximo, um taxista para rodar pela cidade. Ao chegar, se me sentisse mal ficaria no hotel e deixaria para passear um pouquinho pela cidade à noite.
    Dia 4 (domingo): Saída de Cuzco às 8:35 com chegada no Rio às 22:35.
    Observações:
    1) O trajeto de trem, voltando de AC, é mais demorado que o de ida, pois há trechos de subida. Eu fiz AC – Cuzco e a viagem demorou 4 horas. Gosto muito de trem, mas como não dormi em Águas Calientes (AC) a volta ficou bem cansativa. Se vocês seguirem a minha sugestão de dormir em AC, dá para voltar de Vistadome e apreciar a paisagem. Pode-se voltar de AC para Ollanta - sugiro não passear por lá - e pegar um táxi para Cuzco. Veja com atenção os horários dos trens em http://www.perurail.com
    2) Assim que vocês decidirem o que irão fazer, comprem as passagens de trem! Elas acabam rapidamente é há uma demanda reprimida por conta do tempo que MP ficou fechado.
    3) Vocês não verão nada, nada mesmo, mais impressionante que MP nesta viagem. Comparar o Vale Sagrado e as ruínas próximas a Cuzco com MP é covardia. Então, como o tempo que vocês têm é curtíssimo, sugiro aproveitar ao máximo MP. O que vier depois é lucro.
    4) Não deixem de carimbar o passaporte na saída do parque de MP http://dividindoabagagem.blogspot.com/2009/04/saindo-de-machu-picchu.html
    5) Prestem atenção aos horários dos ônibus que ligam MP a AC.
    Todos os posts da minha viagem estão organizados em http://dividindoabagagem.blogspot.com/2009/08/organizando-os-posts-da-viagem-ao-peru.html
    Boa viagem, um abraço,

    ResponderExcluir
  4. Lu , eu e minha esposa estamos indo para Machu Picchu agora no carnaval ( ahhhhh chuva !!!) . Poderia me dar algumas dicas de como lidar com o dinheiro? Quais cartões são mais aceitos, temos também o VisaTravel Money , e se devo levar dólares em espécie e reais ? Ficaremos 4 noites em Cuzco e 1 noite em Àguas Calientes . Desde já agradeço e parabéns pelo Blog, aprendemos muito por ele !!!

    ResponderExcluir
  5. Paschoal,
    Não vale a pena levar reais. Poucas casas de câmbio aceitam e a conversão não é boa. Você pode usar as dicas dadas pelo Riq Freire para o Chile (leia a parte final do post se estiver com pressa) http://www.viajenaviagem.com/2011/12/que-moeda-eu-levo-para-o-chile/ Acho que as dicas para o Chile valem para o Perú.
    Visa e Master são cartões igualmente aceito. Não tenho o American nem o Dinners, não saberia te dizer a aceitação deles.
    Alguns hotéis mais simples preferem pagamento em dinheiro. Verifique a forma de pagamento antes de ir. Separe dinheiro trocado para o táxi e negocie sempre o valor da corrida. Pergunte o preço esperado no hotel, antes de sair. Turista sempre paga mais caro que nativo, mas é bom ter uma idéia do valor.
    As casas de câmbio preferem notas de valor mais alto, US$ 50 ou US$ 100, e, atenção, NÃO aceitam notas de dólares rasgadas ou com qualquer tipo de carimbo, mesmo pequeno.
    Fico feliz sabendo que o blog ajudou na sua viagem!
    Divirtam-se, um abraço

    ResponderExcluir