quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Chuvas na Região de Machu Picchu

Foto retirada daqui. Segundo eles, é de autoria de @Lynnmora (red twitter) / Cuenta Twitpic http://twitpic.com/photos/lynnmora


Como já deve ser do conhecimento da maioria, fortes chuvas atingiram a região de Aguas Calientes (ou Machu Picchu Pueblo) deixando muitos turistas presos na cidade.

Acredito que a maior preocupação, no momento, seja garantir a segurança de todos, sejam moradores ou turistas. Entretanto, uma pergunta - que interessa a quem está com viagem marcada para lá - ainda não pôde se respondida: quando o acesso ferroviário até Machu Picchu (MP) será restabelecido?(Ver "atualização 31/01" no parágrafo abaixo)

O jornal peruano La Republica disse, hoje, nessa reportagem aqui que a reconstrução da linha férrea até MP levará em torno de 4 meses. Essa informação ainda não foi confirmada pela Peru Rail e as notas emitidas pela empresa não mencionam nenhuma previsão de volta aos serviços.
Atualização 31/01: A Peru Rail lançou um comunicado em 28/01, dizendo que a Ferrocarril Transandino inspecionou os 122 km da linha férrea que liga Cusco a Machu Picchu e traçou um plano de restauração em 3 etapas. A primeira etapa consiste na recuperação do trecho Hidroeléctrica - Aguas Calientes e incluirá a restauração da estrada entre Santa Teresa e Hidroeléctrica. Se o tempo ajudar, essa etapa deverá levar 3 semanas. Ainda segundo o comunicado, com a conclusão dessa etapa já seria possível o acesso de turistas a Machu Picchu.
O comunicado não deixa claro, mas pelo pouco que sei da região, não existe transporte direto entre Cusco e Santa Teresa ; primeiro é preciso pegar um ônibus de Cusco até Santa Maria (6 horas de viagem) e de lá uma van até Santa Teresa (cerca de 2 horas de viagem). De Santa Teresa até a hidreletrica são mais 30 min de taxi! Veja um relato dessa viagem aqui. Isso sem falar que as estradas são cheias de curvas!
A recuperação do trecho Ollantaytambo - Machu Picchu deve demorar 8 semanas. Não deixe de ler o comunicado oficial aqui.

Um leitor escreveu nos comentários dizendo que pretende alugar um carro para fazer o deslocamento de Cusco até MP. Creio que isso até seria possível antes das chuvas, agora, receio que as condições das estradas estejam péssimas. O Stu, do En Peru, vem postando sobre os problemas causados pela chuva e, talvez, possa informar sobre as condições das estradas.
Atualização (29/01): O En Peru está com um post ótimo cujo título é "Access to Machu Picchu completely destroyed". As fotos são impressionantes!
Para quem pretende um dia se aventurar de carro na região, o que não me parece possível agora, sugiro consultar também o blog Expedição Machu Picchu de Kombi.

20 comentários:

  1. Nossa, a coisa tá feia por lá. Se eu tivesse com passagem marcada, acho que desistia nesse momento :(

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Carol,
    Pois é, estou com pena de quem já está com passagem comprada para MP...E me lembro que, ano passado quando fui no final de fevereiro, todo mundo disse que eu dei sorte, pois não peguei chuva!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Lu, que caos!!!

    A chuva tá devastando a América do Sul!!! São Pedro bem que podia mandar um pouco para cá... tô farta do deserto! rsrs

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Fê,
    A coisa por aqui anda bem estranha mesmo; é chuva demais! Depois os governos vêm com aquele papo de que aquecimento global é coisa de cientista.Tá bom...
    Abç

    ResponderExcluir
  5. Mas está um calor insuportável aqui em Niterói e no resto do Brasil. Ano passado não foi assim. Tá certo que está na época do El Niño, mas agora está demais. Depois vem a chuvarada.
    Como comentei no blog da Wanessa, já resgataram os turistas, mas infelizmente houve mortes entre a população e uma turista argentina e se guia morreram na trilha inca, além da destruição. É triste. Também ressaltei que embora pareça de mau gosto comparar tragédias, essa de MP em comparação com as outras tragédias nacionais e internacionais deste início de 2010...
    E essa informação do prazo de reconstrução da ferrovia (4 meses no mínimo)é bem útil, minhas férias são em maio, se eu quisesse ir neste ano, eu iria me ferrar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Arthur,
    Nem me fale do calor....Tá horrível!
    Ainda bem que você já foi a MP, não? Eu tô torcendo para a TAM fazer outra promoção para Lima agora! Eu iria de novo para conhecer a cidade direito! Ainda mais depois da viagem do Ernesto!
    Abs

    ResponderExcluir
  7. Ando numa vibe sulamericana e fico com Peru, Colombia e Venezuela bombando na minha cabeca o tempo inteiro. Ainda bem que estima-se q o estrago por la logo, logo sera recuperado.

    ResponderExcluir
  8. Mari,
    Depois dos posts do Ernesto e do Edu Luz a minha vontade de retornar ao Perú aumentou! Infelizmente, acho que só coloco os meus pés na Venezuela depois que (se) o Chavez sair do poder...Vou ficar esperando você ir primeiro!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  9. Olá Lu! Meu nome é Ludmilla Lima e tentei encontrar um email pra entrar em contato com vc, mas não achei nada aqui no site. Não sei se conhece meu site, o http://cartasargentinas.com =) Espero que entre em contato comigo - pode ser via comentário no Cartas Argentinas - e assim depois eu continuo falando!

    Abs! Parabéns pelo blog, Lud-

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lu!
    Menina, essas chuvas no Peru pegaram muita gente de surpresa... Eu não imaginava que pudessem ser tão intensas assim, acho que foi algo excepcional mesmo.
    Off topic: decidi ir ao Rio na semana santa, por isso não vou poder ir à ConVnVenção. Bom, pelo menos criei coragem de conhecer a cidade!

    ResponderExcluir
  11. Wanessa,
    Ainda bem que a nossa viagem foi ano passado, não?
    Que bom que você vem ao Rio! Vou te mandar um email.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  12. Lud,
    Darei um pulo no seu blog.
    Obrigada pela visita.
    Abs,

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu, está difícil viajar pela América Latina, hein? Agora mais essa tragédia no Chile, depois das enxurradas em MP, da outra tragédia no Haiti - bem mais terrível, devido à situação já totalmente desgraçada do país - enfim...
    Abs!

    ResponderExcluir
  14. Arthur,
    Tá muito difícil!
    Fiquei com pena de uma colega que tem férias no final de março. Primeiro ela tinha pensado em ir para Machu Picchu, mas aí... Depois, para Santiago! Acho que ela vai ficar em casa mesmo...
    Abs,

    ResponderExcluir
  15. Lu, me avisa para onde essa sua amiga está pensando em ir agora, que é para eu não ir... ;)

    ResponderExcluir
  16. Olá Lú,

    Estou aprendendo demais com o seu blog. VocÊ tem noticias de como está a ferrovia agora? Pretendo ir no fim de maio... Bjs

    ResponderExcluir
  17. Carla,
    Voltarei a escrever para o Info Peru, mas eu postei alguns comentários (que tenho que passar pra cá) no blog da Wanessa. veja em: http://cadernosdeviagem.wordpress.com/2009/08/12/dossie-peru/#comment-278
    Tentarei postar alguma coisa sobre isso no final de semana.
    Abs,

    ResponderExcluir
  18. Carla,
    Só agora percebi que você disse que irá no fim de MAIO! Menina, você já comprou os bilhetes do trem? Isso precisa ser resolvido logo!

    ResponderExcluir
  19. Oi Lú,

    Me informei direitinho e está tudo aparentemente normalizado!
    Estou ansiosa com a viagem ( vou dia 23 de maio!) e peguei muitaaas dicas no seu blog!
    Ah, consegui comprar os bilhetes, agora estou fechando uns albergues que faltam! rs.rs.rs..
    Obrigada mais uma vez!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Carla,
    Estou torcendo para que sua viagem seja maravilhosa. Fiquei feliz ao saber que o blog ajudou!
    Se der, na volta, passe aqui e conte como está o transporte até Machu Picchu!
    Boa viagem, abs,

    ResponderExcluir